📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sporting 2-1 CSKA: vingança pela metade

- Advertisement -

sporting cabeçalho generíco

O Sporting nunca tinha derrotado uma equipa russa nas competições europeias, mas conseguiu-o, em Alvalade, ao bater o CSKA por 2-1. O objectivo primordial – a vitória – foi alcançado, mas o golo sofrido coloca as ambições leoninas em causa. A grande exibição de Carrillo não foi suficiente para a turma verde e branca levar uma vantagem mais confortável para Moscovo, até porque do outro lado estava um adversário com qualidade e com maior ritmo competitivo, para além de uma equipa de arbitragem que, como já vem sendo frequente, não foi propriamente amiga dos pequeninos portugueses.

Com os olhos postos nos milhões e no prestígio que a Champions traz, o Sporting entrou bem e rapidamente assumiu o controlo da partida. Os leões mantiveram o 11 habitual e demonstraram uma excelente dinâmica ofensiva nos primeiros minutos, com Ruiz e Carrillo em destaque e Teo muito participativo. O primeiro golo nasce de um entendimento notável entre os três jogadores leoninos, com o peruano a isolar o costa-riquenho de forma soberba e o colombiano a finalizar de baliza aberta. A primeira explosão de alegria dos quase 42 mil espectadores que estiveram em Alvalade.

Depois de chegar ao golo, a equipa leonina baixou a agressividade e permitiu que o CSKA equilibrasse a partida. Os russos perceberam que podiam explorar as fragilidades do lado direito da defesa leonina e demonstraram muita preocupação em fazer a bola chegar a Musa após a recuperação. O nigeriano, que descaiu para uma ala para permitir a entrada no 11 do regressado Doumbia, fez o que quis de João Pereira e foi decisivo na obtenção do empate. A defesa leonina ia tendo muitas dificuldades no controlo da profundidade, sofrendo com a velocidade dos dois atacantes africanos, bem servidos por Eremenko. Patrício ainda defendeu com categoria um penalty do ex-Roma, após falta de Jefferson sobre Tosic, mas nada pôde fazer quando o costa-marfinense surgiu isolado para fazer o 1-1 pouco antes do intervalo. Foi a primeira vez que a linha defensiva de Jesus foi testada a sério nesta época.

O início da segunda parte trouxe o que se esperava após o golo do CSKA. Os russos estavam satisfeitos com o resultado e recuaram as linhas, permitindo que o Sporting assumisse de novo o controlo do jogo. Mas esta não foi, de todo, a melhor fase da equipa de Jesus. O meio campo ia tendo pouca preponderância, com João Mário bem abaixo do que tinha mostrado nos dois primeiros jogos, e Bryan Ruiz ia demonstrando alguma displicência, o que tornou o jogo leonino excessivamente dependente do que o inspirado Carrillo conseguia fazer. Como conjunto experiente que é, o CSKA revelou inteligência na gestão do resultado e ia ganhando a luta a meio campo, com Dzagoev (baixou no terreno em relação ao que é habitual na turma de Slutsky) e Wernbloom a superiorizarem-se aos médios adversários.

aa
Slimani marcou o golo do triunfo leonino
Fonte: Facebook do Sporting

As mexidas do técnico verde e branco tiveram um impacto positivo na equipa. Aquilani, que se colocou à frente da defesa, libertando Adrien, veio trazer maior critério no passe e deixou excelentes indicações na estreia de leão ao peito. Gelson, sobretudo, e Carlos Mané acrescentaram velocidade e irreverência a um ataque que ia perdendo gás. O golo da vitória acabaria por surgir de forma merecida, num lance em que Carrillo deixou mais um apontamento de génio. La Culebra assistiu Slimani de calcanhar e o argelino, que desperdiçou várias ocasiões claras durante a partida, bateu Akinfeev para o 2-1 nesta reedição da final da Taça UEFA de 2005.

O Sporting parte em vantagem (escassa, é certo) e terá certamente uma abordagem cautelosa na segunda mão, tentando retirar espaço a uma equipa fortíssima nas transições e com duas ameaças claras (especialmente Musa, nesta altura a grande figura do CSKA). Como Jesus disse na antevisão da partida e como se esperava, a eliminatória só ficará decidida em Moscovo. A vingança, por enquanto, fica-se pela metade.

A Figura:

André Carrillo – Todo o jogo do Sporting passou pelos pés do peruano, que vai mostrando neste início de época a dimensão que pode atingir com Jorge Jesus. Desequilibrou no corredor central, fez o que quis do lateral esquerdo Nababkin e, para além da assistência fantástica para o golo de Slimani, fez um passe magistral no 1-0. Se a entrada na Liga dos Campeões for o motivo que falta para Carrillo renovar pelo Sporting, ficou claro que o extremo quer continuar em Alvalade.

O fora-de-jogo:

Adrien – Exibição desastrada do português e a confirmação de que não é uma solução válida para o papel de médio mais recuado. Com a estreia positiva de Aquilani e o regresso de William Carvalho (ainda sem data prevista), terá de melhorar muito para não perder o lugar na equipa titular. Uma possível venda também não seria de descartar.

Foto de Capa: Facebook do Sporting

Tomás da Cunha
Tomás da Cunha
Para o Tomás, o futebol é sem dúvida a coisa mais importante das menos importantes. Não se fica pelas "Big 5" europeias e tem muito interesse no futebol jovem.                                                                                                                                                 O Tomás não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho faz trabalho específico com Samuel Dahl: eis o plano para o lateral do Benfica

José Mourinho confia nas capacidades de Samuel Dahl evoluir. O lateral sueco está a ser trabalhado para melhorar registo defensivo.

A história de um Sporting que sofreu com a Atalanta e o Bolonha e que dominou o Club Brugge

Todos os jogadores do Sporting, de Ousmane Diomande e Gonçalo Inácio a Luis Suárez, lá na frente, tinham sempre um jogador pela frente. Alvalade, campo de batalhas e de microduelos, foi, de facto, o Reino do Leão.

Mikel Arteta elogia equipa após vencer o Bayern Munique: «Jogadores fizeram um jogo incrível contra a melhor equipa da Europa»

Mikel Arteta elogiou os seus jogadores pelo desempenho na vitória do Arsenal frente àquela que considera ser «a melhor equipa da Europa».

Liverpool recebe mais uma má notícia na goleada sofrida frente ao PSV

O Liverpool teve a confirmação de que Hugo Ekitiké sofreu uma lesão no encontro frente ao PSV. O avançado francês saiu com um problema nas costas.

PUB

Mais Artigos Populares

Kylian Mbappé sai em defesa de Xabi Alonso: «Os jogadores têm de proteger o treinador»

Numa altura em que as exibições do Real Madrid não têm convencido os adeptos, Kylian Mbappé saiu em defesa de Xabi Alonso.

Club Brugge atualiza estado clínico de Nordin Jackers após o jogo com Sporting e revela tempo de paragem do guarda-redes

O Club Brugge fez uma atualização do estado de saúde de Nordin Jackers. O guarda-redes belga de 28 anos vai ficar fora dos relvados durante cerca de seis semanas.

Boston Celtics terminam série de 13 vitórias consecutivas dos Detroit Pistons sem o lesionado Neemias Queta

Os Boston Celtics derrotaram os Detroit Pistons por 117-114, numa partida referente à NBA Cup. Neemias Queta não foi opção devido a lesão.