📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sporting 2019/2020: upgrade defensivo com dossiers (ainda) por resolver

- Advertisement -

Quando estamos a sensivelmente uma semana do começo oficial da temporada 2019/2020, com o pontapé de saída a ser dado no jogo da Supertaça Cândido de Oliveira que irá opor os rivais de Lisboa – Sporting CP e SL Benfica – a equipa leonina ainda apresenta algumas lacunas. Não apenas na qualidade de jogo apresentada, mas de igual forma nas escolhas que faz e que ainda tem por fazer.

Diante do Valência CF, os pupilos de Marcel Keizer deram por terminada uma pré-época muito negativa no ponto de vista desportivo: 3 empates e 3 derrotas. Este jogo, a contar para nova edição do Troféu Cinco Violinos, serviu também como o típico jogo de apresentação aos sócios. Nessa partida, os sócios e adeptos leoninos ficaram com uma clara ideia de quem irá estar entre os eleitos de Marcel Keizer. Foram apresentados os seguintes defesas: Ilori, Coates, Ristovski, Neto, Rosier, Mathieu, Borja, Nuno Mendes, Thierry Correia, Eduardo Quaresma e Bruno Gaspar. A grande ausência neste eixo defensivo é a de Ivanildo Fernandes que aparentemente estará também de saída do Sporting CP.

Com isto, é possível, à primeira vista, ver que o plantel leonino tem um claro upgrade face à época anterior. Conta com melhores opções para todas as posições do eixo defensivo, no entanto, há ainda uma com um claro problema para resolver… ainda. Comecemos por aí mesmo. O Sporting CP apresentou ontem um número algo incomum de laterais direitos, quatro. Se é certo que Ristovski está indisponível para o primeiro jogo da temporada devido a uma suspensão e que Rosier está a recuperar de uma lesão, parece-me, ainda assim, algo improvável estar a uma semana do começo oficial da nova temporada com estas questões ainda por resolver.

Creio que Bruno Gaspar dos quatro é o que terá mais hipóteses de sair. Tendo em conta que Rosier foi um investimento para ser jogador titular, resta a incógnita sobre a continuidade de Ristovski ou a subida efetiva de Thierry Correia. O jovem português tem estado a bom nível e deverá com isto garantir a sua titularidade diante do SL Benfica no próximo domingo. Creio que tem justificado a aposta e não ficaria nada surpreendido por figurar com Rosier e Correia no decorrer da época, permitindo fazer um encaixe financeiro com Ristovski e Bruno Gaspar. Tanto o lateral português como o lateral francês são claros upgrades, sobretudo no que podem oferecer com bola e no momento ofensivo leonino, apesar de ontem Thierry Correia ter estado particularmente bem no capítulo defensivo, estando atento as suas costas e a efetuar muitas dobras defensivas.

O reforço para o eixo central leonino tem sido uma das boas notícias da pré-época
Fonte: FC Zenit St. Petersbourg

No eixo central, Marcel Keizer terá de ficar satisfeito por ter à sua disposição Luís Neto. É um claro upgrade a Tiago Ilori e a André Pinto, e o internacional português ex-Zenit tem-se exibido a um bom nível na pré-época. Não ficaria nada admirado de o ver ser titular diante do SL Benfica, visto que Coates chegou mais tarde e aparenta ter menos ritmo. Gostaria de para quarta opção poder contar com Ivanildo e não com Tiago Ilori, mas depois de também ouvir as declarações de Marcel Keizer ontem na conferência de imprensa, creio que o treinador terá de usar aqueles que cargos mais elevados da direção o mandam utilizar, tendo o holandês pouca margem de manobra e de escolha.

Na esquerda, a saída de Jefferson e a permanência de Acuña e Borja, dá uma boa segurança aos leões. O colombiano poderá ainda ser uma opção válida num esquema a três centrais e o argentino poderá ainda desempenhar funções no meio-campo leonino. A polivalência é um claro sinal positivo para Marcel Keizer. É de salientar ainda que Rosier poderá desempenhar a função de lateral esquerdo de forma competente.

Comparando com os mais diretos rivais ao título – FC Porto e SL Benfica – o Sporting CP não parte em pé de igualdade, mas tem aqui cartas que podem fazer frente de forma bastante aceitável e com resultados interessantes. Foi sobretudo vital conseguir manter a espinha dorsal Mathieu-Coates. Creio que face ao jogo diante do Valência CF, Marcel Keizer irá apresentar na Supertaça apenas uma alteração no quarteto defensivo. Apesar de ter referido anteriormente a minha ideia sobre a troca entre Luís Neto e Coates, creio que será apenas na faixa esquerda que Marcel Keizer irá optar por trocar Borja por Acuña. Resta aguardar para perceber como irá o Sporting CP e a direção liderada pelo médico Frederico Varandas resolver a situação da lateral direita e que dores de cabeça terá o técnico holandês para escolher o titular nesta posição.

Foto de Capa: Sporting CP

artigo revisto por: Ana Ferreira

Tiago Silva
Tiago Silvahttp://www.bolanarede.pt
Estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Apaixonado pelo desporto, mas em especial pelo futebol e pelo Sporting Clube de Portugal. Tem um gosto especial por analisar e entender, os vários aspetos tácticos presentes num jogo de futebol. Tem ainda a ambição de se formar em Jornalismo Desportivo e de ser Treinador de Futebol. Por enquanto, mete sobretudo os seus conhecimentos em prática na escrita e no Football Manager.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manter a invencibilidade na Invicta | FC Porto x Estoril

O favoritismo do FC Porto neste embate é praticamente inegável, com a turma de Farioli num momento positivo da temporada

Flamengo vence Palmeiras de Abel Ferreira e conquista Taça Libertadores

O Flamengo venceu a final da Taça Libertadores. Na final, disputada em Lima, o Rubro-Negro derrotou a equipa de Abel Ferreira.

O dérbi antes d’O dérbi | Sporting x Estrela da Amadora

Há dez jogos sem perder para todas as competições, o Sporting quer continuar a morder os calcanhares ao FC Porto

Florentino Luís alcança a marca dos 300 jogos na carreira profissional

Florentino Luís chegou, este sábado, aos 300 jogos na carreira profissional, no encontro do Burnley frente ao Brentford, na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

João Almeida acusa pelotão de falta de respeito: «Não se preocupam realmente com os acidentes»

João Almeida atribuiu a responsabilidade das quedas recentes em descidas à falta de cuidado por parte dos seus colegas.

Atlético Madrid multado pela UEFA por «atos racistas» no jogo frente ao Arsenal

O Atlético Madrid recebeu uma multa da UEFA de 30 mil euros devido a «atos racistas» por parte dos adeptos no jogo contra o Arsenal.

Xabi Alonso reage aos comentários de Joan Laporta: «Conhecemos bem as mensagens populistas»

Xabi Alonso reagiu aos comentários de Joan Laporta sobre o Real Madrid. O técnico abordou o tema na antevisão ao duelo frente ao Girona.