Sporting CP 3-0 Boavista FC: Às ordens de Nuno Santos

Sporting controla do início ao fim e mantém-se a cinco ponto do SC Braga. Boavista desce para 9º.

Chermiti não esperou que todos os adeptos se sentassem no Estádio José Alvalade e cabeceou ao poste logo no primeiro minuto. Este seria o momento alto da sua exibição, marcada por algum nervosismo.

O Sporting entrou muito bem, com as movimentações de Pote e Edwards a criarem boas jogadas – numa delas, a bola sobrou para Nuno Santos que, de letra, inaugurou o marcador. Um golaço!

A formação de Petit pôde depois controlar a bola, mas sem nunca visar a baliza de Franco Israel.

Em cima do intervalo, numa transição rápida, Nuno Santos soltou-se na ala, tentou o passe para Pote, mas a bola foi cortada por Salvador Agra… para dentro da sua própria baliza.

O intervalo não mudou a corrente do jogo; o Sporting esteve sempre por cima e Esgaio quase marcou um grande golo de pé esquerdo, mas a bola foi à trave.

Trincão entrou depois em campo (rendendo Pote), trazendo velocidade, mas não discernimento: os leões dispuseram de algumas chances, mas as incertezas na hora de finalizar impediram mais golos.

Exemplo disso foi o lance em que Edwards isolou Nuno Santos perante Bracalli, tendo o ala rematado para a bancada.

Por seu lado, o Boavista nunca assustou Israel e permitiu que o Sporting controlasse o jogo a seu bel-prazer até ao fim, quando sentenciou o resultado final – Esgaio assistiu Paulinho, que só teve de encostar.

Os leões venceram, assim, as suas últimas 15 receções aos portuenses, que continuam sem vencer na casa do Sporting para o campeonato desde 1976.

A FIGURA

Fonte: Lara Carriço/Bola na Rede

Nuno Santos (Sporting CP): Foi o motor do ataque do Sporting, entendeu-se na perfeição com os colegas e voltou a reclamar o lugar de titular. Marcou um belo golo – o seu sétimo na Liga, sendo o segundo melhor marcador da equipa na competição – e foi fulcral no outro.

Fonte: Lara Carriço/Bola na Rede

Ricardo Mangas (Boavista FC): O maior prejudicado pelo fraco desempenho ofensivo acinzentado da sua equipa – dispôs de poucas bolas e não lhes deu, muitas vezes, a melhor sequência.

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

BOAVISTA FC

BnR: Apesar de o Sporting não ter dominado por completo a posse de bola, o Boavista foi quase inofensivo no ataque; acha que à sua equipa faltou colocar mais jogadores no apoio ao ponta de lança (Yusupha) e uma maior rapidez nas transições?

Petit: Às vezes não é meter muitos jogadores na frente que se chega com perigo, agora o problema é que quando ganhávamos [a bola] e íamos a sair para o ataque e, sem ter pressão do adversário, perdíamos a bola facilmente e o Sporting aproveitava e saía em transição e em ataque rápido.

Quando consegues ganhar a bola e não consegues ligar para o ataque, torna-se difícil criar situações de golo, fruto também de alguma ansiedade por aos 30 segundos de jogo levarmos com uma bola no poste, a equipa abanou um bocadinho, não se conseguiu encontrar na primeira parte, esteve muito partida entre setores.

Na segunda parte tivemos mais bola, mas sem criar muitas situações de finalização, com o Sporting a ter mais bola, a sair mais rápido para o ataque. Hoje foi um dia não para nós porque não fomos a equipa que costumamos ser.

SPORTING CP

BnR: A defender, o Sporting pressionou a saída de bola do Boavista, mas também impediu que o Boavista saísse em transição; foi esse o objetivo defensivo para este jogo, jogar com as linhas de pressão subidas sem deixar espaço para transições rápidas?

Rúben Amorim: Sim porque é sempre a nossa ideia. Nós vamos fazendo o estudo das equipas e dos nossos jogos, a verdade é que passamos muito tempo com a bola e depois a pressionar muito alto e temos que trabalhar as transições. É isso que temos feito, é isso de certeza que o Arsenal está a fazer neste momento para preparar o nosso jogo.

Nós temos que nos adaptar a todo o tipo de jogos, portanto, essa foi a ideia, agora o trabalho defensivo para o Arsenal será um bloco diferente e uma preparação de um ataque continuado, com mais do que só transições. Agora, jogando com o Boavista, com jogadores rápidos na frente e que defende com muitos jogadores, claro que eles querem fazer transições e esse foi um dos focos da nossa preparação.

Afonso Viana Santos
Afonso Viana Santoshttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto faz parte da sua vida. Adora as táticas envolvidas no futebol europeu e americano e também é apaixonado por wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Barcelona vai emprestar avançado ao Estrela Amadora

O Estrela Amadora garantiu a contratação de Alan Godoy por empréstimo do Barcelona. Avançado de 22 anos a caminho.

Roménia: Glória ao passado, silêncio no presente

Houve um tempo em que a Roménia era temida. Um tempo em que os adversários olhavam com respeito para aquela camisola amarela

Novo ataque por Vagiannidis? Imprensa grega revela proposta do Sporting

O Sporting está interessado em Georgios Vagiannidis há algum tempo. Leões podem ter feito nova oferta pelo lateral.

Martín Anselmi recebe mensagem de apoio de vários jogadores do FC Porto

Martín Anselmi está de saída do FC Porto. Vários jogadores enviaram mensagem solidária ao técnico argentino pela situação.

PUB

Mais Artigos Populares

Dia de festa e de voltar ao trabalho: Sporting arranca pré-epoca em Alcochete

O Sporting está de regresso ao trabalho. Leões apresentam-se esta terça-feira na Academia para arrancar a pré-época.

Francesco Farioli a caminho do FC Porto: «Espero permanecer aberto e curioso»

Francesco Farioli vai ser o novo treinador do FC Porto. Técnico italiano falou pela primeira vez desde que saiu do Ajax.

Diomande mais perto de trocar Sporting por Crystal Palace: Eis todos os detalhes

Oumane Diomande aproxima-se da Premier League. Sporting pode vender defesa ao Crystal Palace por 55 milhões de euros.