Amorim para a vitória | Sporting CP 3-2 CF Estrela da Amadora

- Advertisement -

Antes da visita ao SL Benfica na pŕoxima jornada, a vitória frente ao CF Estrela da Amadora apresentava-se como fundamental para o conjunto do Sporting CP.

Mas, pela frente, estava um Estrela atacante e sem medo de ir para cima do líder do campeonato. Desde cedo, os tricolores mostraram que vinham à procura dos três pontos e iam aos poucos ameaçando a baliza à guarda de Adán.

Através da profundidade e do aproveitamento do espaço nas costas da defensiva leonina, o Estrela ia explorando as opções de ataque na primeira parte.

Já no segundo tempo, a equipa da Reboleira fez mesmo uso dessa arma para ferir o Sporting, que, num espaço de cinco minutos, viu-se por baixo no encontro e com a liderança do campeonato em causa.

É neste momento que Rubén Amorim tem aquela que se pode considerar como a principal ação do encontro. Aos 59 minutos, logo a seguir ao segundo golo sofrido, o técnico dos leões fez uma tripla alteração que mudou o rumo da partida. Sem perder tempo, fez entrar Gonçalo Inácio, St.Juste e Trincão para os lugares de Coates, Matheus Reis e Ricardo Esgaio. Logo a seguir, colocou também Paulinho na partida para o lugar de Daniel Bragança, fazendo assim a sua quarta alteração num espaço de cinco minutos.

Porque é que este momento foi tão importante para o desfecho da partida?

Pois bem, o Sporting estava a ser massacrado pelo ataque tricolor, que de forma intensiva, ia fazendo uso da profundidade nas costas sempre que possível. Rubén Amorim percebeu isso e reagiu rapidamente antes que o problema piorasse e o Sporting sofresse outro golo. Apesar de capitão, Coates foi o primeiro sacrificado e há que ter em conta esta questão.

Fonte: Carlos SIlva/Bola na Rede

Em muitas ocasiões, os treinadores pensariam duas vezes antes de fazer uma movimentação como esta de forma tão repentina e impactante, por se tratar do capitão de equipa principalmente. Para além disso, ao trocar dois jogadores do eixo defensivo de uma assentada só, Rúben Amorim estava também a correr um risco, que podia ser letal para o Sporting.

Contudo, percebeu-se que a rápida reação do treinador e posteriormente da equipa, foram fundamentais para a correção dos erros cometidos e o controlo do jogo. Em alturas decisivas pedem-se ações do mesmo caráter e Rúben Amorim foi capaz de fazer exatamente aquilo que o Sporting precisava, no momento certo, da maneira correta. Gonçalo Inácio e St. Juste foram fundamentais para o abrandamento da ofensiva do Estrela e Paulinho desbloqueou os três pontos que recolocaram o Sporting na frente do jogo e do campeonato.

Gonçalo Inácio tem brilhado com a camisola do Sporting
Fonte: Carlos SIlva/Bola na Rede

As exibições de jogadores como Edwards e Gyokeres foram também muito importantes para o desfecho do encontro, mas, numa altura em que o Sporting se encontrava confuso e desorientado, foi Rúben Amorim que fez com que o encontro tomasse outro rumo.

Posto isto, pode-se considerar que a ação do técnico leonino foi, não só, peça chave para a vitória do Sporting, como também, para a continuidade do conjunto na liderança do campeonato.

Guilherme Terras Marques
Guilherme Terras Marques
Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Victor Froholdt pode falhar Casa Pia x FC Porto: eis o motivo

Victor Froholdt está em dúvida para o Casa Pia x FC Porto. Médio dinamarquês de 19 anos apresenta sintomas febris.

Cristiano Ronaldo falha mesmo jogo do Al Nassr

Cristiano Ronaldo não joga esta segunda-feira pelo Al Nassr. Avançado português está descontente com a gestão do PIF.

Jérémie Boga reforça Juventus por empréstimo do Nice

A Juventus confirmou a chegada de Jérémie Boga. Junta-se agora à equipa de Turim por empréstimo do Nice até ao final da temporada, num acordo que inclui opção de compra.

Bruno Langa ruma ao Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora anunciou a contratação de Bruno Langa, lateral-esquerdo de 28 anos, que reforça o plantel principal até ao final da temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Já é conhecido o número de Seko Fofana no FC Porto e será em homenagem a Yaya Touré

Seko Fofana foi emprestado pelo Rennes ao FC Porto até ao final da época. Médio de 30 anos vai utilizar o número 42.

Seko Fofana elogia Farioli: «Tem um estilo de jogo que me agrada muito, é um homem ambicioso»

Seko Fofana foi emprestado pelo Rennes ao FC Porto até ao final da época. Médio de 30 anos já fala enquanto jogador dos dragões.

As primeiras palavras de Seko Fofana no FC Porto: «Sou um jogador que dá sempre o máximo, gosto de me cansar»

Seko Fofana foi emprestado pelo Rennes ao FC Porto até ao final da época. Médio de 30 anos já fala enquanto jogador dos dragões.