Sporting 3-2 Farense | Continua a saga do desper(v)ício de golos e do underrated Pedro Gonçalves

Sporting

O que é que um bitoque frio, um carro lavadinho e aspirado com um bom risco na lateral e receber más notícias ao fim de um dia perfeito têm a ver com a produção ofensiva do Sporting? Todos estão à beira da excelência, caso não houvesse um pequeno grande detalhe. O tema da ineficácia do Sporting não é de agora e voltou a acontecer. Seja em ataque organizado ou em transições, os leões constroem muito bem, criam boas oportunidades e podiam golear mais vezes, ainda que acabem por ganhar. Rúben Amorim apontou de novo essa questão na conferência de pós-jogo.

Frente ao Farense, o Sporting teve condições para ter matado o jogo ao intervalo. Contudo, e esse é o problema, a equipa leonina não foi capaz de traduzir a superioridade e a criação de chances em golo e acabou por sofrer para vencer, num jogo que, por isso, não havia necessidade. No dérbi com o Benfica, o Sporting deu um banho de bola, mas também não marcou tanto como podia e arriscou o empate na segunda parte. Convém a turma de Rúben Amorim analisar e trabalhar mais esta situação (e de certo que o fazem), porque, num futuro, as coisas podem não correr tão bem e perder pontos escusadamente. Ainda para mais com a temporada a caminhar para a ponta final, maior quantidade de jogos em curtos espaços de tempo e momentos de decisão.

E não me interpretem mal. Nesta jornada, o objetivo foi concluído de forma justa (vitória), o Sporting apresentou um melhor futebol e a liderança foi recuperada. Há que, ainda assim, destacar a falta de eficácia ultimamente, mesmo no rescaldo de um jogo em que marcaram três golos e com uma média brutal na temporada. Depois entra também um fator decisivo: as consequências de um calendário apertadíssimo. Sente-se a fadiga dos jogadores do Sporting e Rúben Amorim tem um trabalho importante em gerir da melhor forma o plantel. Acredito que possa ter sido uma das explicações da quebra de rendimento contra o Farense na segunda parte, além de, claro, os ajustes táticos de José Mota ao intervalo e a vontade dos algarvios em lutar pelo resultado até ao fim. O jogo terminou com o Sporting mais defensivo e cauteloso frente a um Farense com posse e ambição.

Houve vários momentos e destaques na partida. Contudo, quero falar em dois nomes: Pedro Gonçalves e Daniel Bragança – os obreiros desta vitória. Em 2023/24, Pote tem vindo a acumular golos (15G) e assistências (13A) e vai passando despercebido perante os mais desatentos. Está a cinco golos de igualar o seu melhor registo combinado na carreira e a seis de superar, além de ter sido decisivo em vários momentos nesta temporada. É sinónimo de underrated.

Em relação a Daniel Bragança, o médio envergou a braçadeira de capitão e agiu em total concordância, desde a influência na construção com variações de flanco e bolas longas ao trabalho defensivo nos duelos e cortes. Abriu também o marcador com um excelente remate e aumentou a sua conta pessoal para cinco golos, destacando que o médio está a fazer a sua melhor temporada em termos de números (5G e 2A). Diante do Farense, foi eleito o melhor em campo. Daniel Bragança está em crescimento, porém tem dois entraves: dupla Hjulmand-Morita que se complementam muito bem e têm muita confiança por parte de Rúben Amorim.

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting tem novo alvo para a posição de extremo esquerdo e pode chegar aos 30 milhões de euros

O Sporting está atento à situação de Kevin. Leões querem um novo extremo esquerdo e olham para o jogador do Shakhtar Donetsk.

Benfica tem garantido cheque após passagem ao playoff da Champions League: eis os milhões que as águias vão receber no mínimo

O Benfica prepara-se para receber pelo menos 8,6 milhões de euros com a participação europeia. Chegada ao playoff aumenta o bolo.

Fortaleza de Renato Paiva empata com o Vélez Sarsfield e adia decisões para a Argentina na Taça Sul-Americana

O Fortaleza empatou por 0-0 com o Vélez Sarsfield na primeira mão dos oitavos de final da Taça Sul-Americana. Brasileiros orientados por Renato Paiva.

Horas negras para o Nice: depois de perder com o Benfica perde principal alvo no mercado

O Nice está perto de falhar a contratação de Mahdi Camara. O Rennes ultrapassou os franceses na corrida pelo médio.

PUB

Mais Artigos Populares

Samu Aghehowa já tomou decisão quanto ao futuro imediato no FC Porto

Samu Aghehowa quer continuar no FC Porto na próxima época. Avançado espanhol deseja que curto prazo passe pelo Estádio do Dragão.

Aston Villa ganha força na corrida pela contratação de alvo do Benfica para este verão

O Benfica foi um dos clubes a demonstrar interesse na chegada de Marco Asensio. Aston Villa também está na corrida.

Atalanta avança por ex-Benfica com passagem nas seleções jovens de Portugal e negócio pode ficar fechado por 30 milhões de euros

A Atalanta continua a aproximar-se da contratação de Diego Moreira. Jovem foi destaque do Estrasburgo na última temporada e pode sair.