Liga dos Campeões, jornada 8: quarta-feira, 29 de janeiro de 2025, 20h00
A ANTEVISÃO: LEÕES CHEGAM À ÚLTIMA JORNADA AINDA SEM O PLAY-OFF MATEMATICAMENTE GARANTIDO
Quem olhava para a tabela da Champions League ao fim das primeiras quatro jornadas facilmente imaginava o Sporting a garantir com facilidade um lugar no top-24 ou até a passagem direta aos oitavos de final da competição. Se a derrota com o Arsenal não foi um resultado chocante, esperavam-se melhores resultados nas deslocações a Bruges e a Leipzig.
Agora a jogar num sistema com quatro defesas, a solidez defensiva poderá ser chave para conseguir o ponto que falta aos leões. O 3-4-3 de Amorim ficou no passado e Rui Borges tem novas ideias, às quais os jogadores se têm vindo a adaptar. A flexibilidade tática tem ficado evidente: depois de apostar num 4-4-2 numa fase inicial, houve uma mudança nos últimos dois jogos, com o sistema a alternar de forma fluída entre o 4-2-3-1 e o 4-3-3.
As várias ausências por lesão continuam a ser uma dor de cabeça para o treinador leonino, agora com Morita e Gyokeres a juntarem-se ao lote de dúvidas para o encontro. Edwards continua a não ser opção e tudo indica que esteja de saída, enquanto o guardião Rui Silva não está inscrito na liga milionária.
Do outro lado, o Bolonha vai chegar a Alvalade já sem qualquer hipótese de chegar à próxima fase. Desengane-se, no entanto, quem pensa que os italianos vão a Lisboa só para cumprir calendário. Os comandados de Vicenzo Italiano chegaram à penúltima jornada com apenas dois pontos e praticamente eliminados, mas receberam e venceram o Borussia Dortmund, dificultando uma eventual chegada ao top-8 do conjunto alemão.
O técnico italiano continua a implementar as ideias que lhe eram características durante a passagem pela Fiorentina, com um estilo de jogo que dá importância à posse de bola e à construção apoiada do ataque. A linha defensiva é normalmente alta e pressionante e a saída rápida para o contra-ataque é também uma arma que terá de ser contida pelos leões.
A equipa de arbitragem do encontro será liderada pelo francês Benoît Bastien.
10 DADOS RÁPIDOS
- Sporting e Bolonha confrontaram-se apenas quatro vezes em jogos oficiais, todas na Taça UEFA (oitavos de final em 1990/1991 e primeira ronda em 1998/99).
- A equipa leonina saiu vitoriosa apenas numa dessas quatro partidas, vencendo em Alvalade por 2-0 em março de 1991.
- Em 37 jogos contra equipas italianas, o Sporting venceu apenas 6.
- A última dessas vitórias aconteceu em setembro de 2011, frente à Lázio.
- Gyökeres tem seis golos apontados nesta edição da Champions e ocupa o quarto lugar na lista de melhores marcadores.
- O último jogo do Sporting na competição, que acabou em derrota para os leões, foi também com um adversário já eliminado.
- O Bolonha vem de um empate no terreno do Empoli e ocupa a oitava posição na Serie A.
- Vicenzo Italiano sabe o que é vencer em território português: ao serviço da Fiorentina, derrotou o Braga na Pedreira por 0-4.
- Orsonlini (lesionado) e Freuler (suspenso) são baixas de peso no lado dos visitantes.
- A estatística determina apenas 1% de probabilidade de ser eliminado com 10 pontos, pelo que o Sporting tem lugar praticamente garantido na fase a eliminar.
JOGADORES A TER EM CONTA

Francisco Trincão – Depois de passagens menos conseguidas por Barcelona e Wolverhampton, Francisco Trincão encontrou novamente um sítio ideal para mostrar todo o seu talento. O golo apontado no fim de semana, frente ao Nacional, é apenas um exemplo do tipo de coelhos que o extremo português pode tirar da cartola.
Promissor desde as camadas jovens, Trincão mostra agora a confiança que lhe pareceu faltar em alguns momentos no início de carreira e é já uma peça fundamental do ataque verde e branco. A sua capacidade no 1vs1 é bem conhecida, mas a finalização parece agora estar a ser aprimorada, algo fundamental quando o sistema tático de Rui Borges deriva para o 4-4-2, fazendo com que apareça em zonas mais centrais do terreno.

Santiago Castro – Depois da primeira titularidade na Liga dos Campeões, frente ao Dortmund, Santiago Castro é novamente apontado ao 11 inicial bolonhês. Com apenas 20 anos de idade, o ponta de lança argentino é um dos talentos mais promissores da Serie A e tem tido mais oportunidades de brilhar durante a sua segunda temporada em Itália.
Comparado frequentemente ao compatriota Lautaro Martinez, Castro é um avançado potente e capaz de jogar fora da área, com boa capacidade de remate. A irreverência da sua juventude vai obrigar a que a defesa leonina o mantenha sob vigilância apertada. Tem já sete golos e sete assistências no seu registo da época.
XI´s PROVÁVEIS
Sporting: Franco Israel; Fresneda, Diomandé, Inácio e Maxi Araújo; Catamo, Bragança e Hjulmand; Quenda, Trincão e Harder
Treinador: Rui Borges
«Independentemente de o Bolonha já não poder passar, é uma equipa muito competitiva que nos vai obrigar a estar muito alerta no sentido de igualar a sua intensidade».
Bolonha: Ravaglia; Holm, Casale, Beukema e Miranda; Moro, Pobega e Odgaard; Ferguson, N’Doye e Castro
Treinador: Vicenzo Italiano
«Amanhã queremos terminar com a mesma atitude com que enfrentámos todo o torneio. Vamos jogar contra uma equipa que vai fazer tudo para vencer, mas tentaremos criar-lhes dificuldades».
PREVISÃO DE RESULTADO: Sporting 2-1 Bolonha