📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sporting CP 0-0 FC Porto: Nulo entre candidatos no 1.º Clássico da época

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Noite de Democracia e de Clássico, o primeiro da época. Sporting CP e FC Porto abriram a época de grandes jogos em Portugal, partilhando um empate a zero em Alvalade. Um empate que mantém o topo da classificação da Liga NOS igual, com dragões e leões nos primeiros lugares, separados por dois pontos.

Relativamente aos onzes iniciais, os dois treinadores fizeram poucas mudanças, em relação aos seus compromissos europeus a meio da semana. Começando pela equipa da casa, Jorge Jesus fez alinhar de início Jonathan Silva e Bas Dost, por troca com Fábio Coentrão e Doumbia, ambos lesionados. Do lado visitante, Sérgio Conceição mudou somente Miguel Layún, que entrou no lugar de Ricardo Pereira.

A partida começou como era já expectável: o ritmo era intenso, a posse da bola era partilhada, e apesar de a equipa do FC Porto ter mais bola, ninguém dominava a partida, com os dois emblemas a apresentarem demasiado rigor tático e pouco caudal ofensivo. Tanto que, nos primeiros quinze minutos de jogo, só Miguel Layún e Sérgio Oliveira atiraram à baliza, remates esses, que, contudo, foram inofensivos para Rui Patrício. Mas foram essas tentativas que acabaram por transformar a partida, com sinal positivo para os Dragões. A equipa azul e branca tomou-lhe o gosto e agarrou a partida com mais três remates perigosos, primeiro por Aboubakar, depois por Herrera, e ainda por Brahimi, perto dos vinte minutos de jogo. O Sporting mostrava dificuldades para circular a bola, e as sucessivas perdas de bola a meio-campo, aliadas à falta de ideias, tornavam o FC Porto mais forte, num momento em que dominava a partida.

Entre o minuto vinte e o minuto quarenta, a tendência manteve-se, mas sem remates, com o FC Porto a dominar a meio-campo. O jogo só acordou quando o relógio marcou o minuto 43, e logo com os dois momentos mais perigosos para ambos os lados: primeiro foi o Sporting, a fazer o seu primeiro remate da partida, com William Carvalho a cabecear, com espaço, por cima da baliza; e depois foi a dupla atacante azul e branca a funcionar, com Marega a cabecear à barra e Aboubakar, na recarga, a atirar para grande defesa de Rui Patrício. A primeira parte chegou logo a seguir e ficou patente o descontentamento dos adeptos da casa face à exibição: o FC Porto dominava por completo, quer em posse quer em ocasiões, com os Leões a rematarem por apenas uma vez no primeiro tempo.

FC Porto esteve melhor nos primeiros 45 minutos de jogo, frente a um Sporting irreconhecível Fonte: Bola Na Rede
FC Porto esteve melhor nos primeiros 45 minutos de jogo, frente a um Sporting irreconhecível
Fonte: Bola Na Rede

 

A segunda parte começou sem alterações nos onzes iniciais e na tendência do jogo: o FC Porto continuava a estar mais perto da área leonina, enquanto a equipa da casa continuava com grandes dificuldades na saída ofensiva. Foi esta a constante da partida, até que o Sporting mudou a estratégia: deixou jogar a equipa nortenha, bem estabelecida no meio-campo leonino, para depois partir em contra-ataque. Foi assim que fez num cruzamento a que Bas Dost chegou tarde, bem como no remate de Bruno Fernandes, aos 58 minutos, que saiu muito por cima da baliza de Casillas. Esse foi, de resto, o último momento do médio dos Leões em campo, já que minutos depois acabou por ser substituído por Bruno César.

A partir daqui, o jogo equilibrou e estagnou, quer em posse quer em fluxo ofensivo, abrindo novamente uma partida que parecia estar destinada a uma vitória sem grandes problemas para o FC Porto. William Carvalho voltou a assustar para o Sporting aos 68 minutos, com um remate por cima, e só voltaríamos a ver a bola perto das balizas dez minutos depois, com Marega, isolado após desconcentração da defensiva leonina, a rematar para grande defesa de Rui Patrício. Depois desta ocasião deu-se mais um jejum de remates, apenas quebrado por um livre direto de Miguel Layún, na última tentativa do Clássico, que terminou assim empatado a zero.

Após o seu primeiro jogo sem vencer, o FC Porto mantém assim a liderança da Liga NOS, com 22 pontos, enquanto o Sporting continua a dois pontos dos dragões, seguindo na segunda posição.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta quer continuidade de Gabriel Jesus: «Tem muito a oferecer à equipa»

Mikel Arteta, treinador do Arsenal, descarta o cenário de saída de Gabriel Jesus em janeiro. Viktor Gyokeres tem concorrência.

Ruben Amorim continua a não contar com jogador, que deixará Manchester United

Tyrell Malacia vai sair do Manchester United. Lateral neerlandês continua fora dos planos de Ruben Amorim.

Liverpool chega aos 100 milhões de euros por avançado para ocupar vaga de Mohamed Salah

O Liverpool pretende reforçar o ataque para colmatar uma possível venda de Mohamed Salah. Yan Diomande está na lista dos reds.

Nuno Espírito Santo aborda baixas pela CAN 2025 e elogia jogador do West Ham: «O que dá à equipa é enorme»

Nuno Espírito Santo fez a antevisão do West Ham x Aston Villa da Premier League. Treinador destacou Jarrod Bowen.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho e os últimos jogos do Benfica: «Com o Nápoles foi conseguido do primeiro ao último minuto»

José Mourinho lançou o Moreirense x Benfica. Águias deslocam-se a Moreira de Cónegos para a jornada 14 da Primeira Liga.

José Mourinho elogia Moreirense e diz: «Temos de ir com a vitória no pensamento»

José Mourinho lançou o Moreirense x Benfica. Águias deslocam-se a Moreira de Cónegos para a jornada 14 da Primeira Liga.

Regresso a Alvalade: Os onzes prováveis do Sporting x AVS SAD para a Primeira Liga

O Sporting recebe o AVS SAD para a jornada 14 da Primeira Liga. Fica com os onzes prováveis da respetiva partida.