Sporting CP 0-1 Bayer 04 Leverkusen: Bastou uma dose de aspirina em noite desinsipirada

sporting cp cabeçalho 1

O Sporting perdeu hoje por 1-0 em casa perante o Bayer Leverkusen, na primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Os leões estiveram numa noite bastante desinspirada e não foram capazes de bater uns alemães que também num nível de qualidade muito elevado.

Jorge Jesus decidiu, como já se esperava, fazer poupanças na equipa habitual, tendo deixado Islam Slimani e Adrien Silva sentados no banco de suplentes, substituídos por Teo Gutiérrez e Aquilani. Jefferson e Carlos Mané formaram a ala esquerda, nos lugares de Zeegelaar e Bruno César, que foram titulares na Choupana mas estavam indisponíveis para este encontro.

Os leões entraram razoavelmente em no encontro, com Carlos Mané e Bryan Ruiz em constantes trocas posicionais. Algumas iniciativas individuais destes dois jogadores e de João Mário foram o melhor que o Sporting fez na primeira parte, mas com apenas um remate perigoso de Jefferson, para uma boa defesa de Leno. De resto, as jogadas foram sempre traídas por um último passe deficiente ou por manifesta incapacidade do ponta de lança.

Teo Gutiérrez não conseguiu ganhar nenhuma jogada em velocidade e muito menos pelo ar. O colombiano continua fora de forma, sem acrescentar qualidade ao ataque leonino. Numa altura em que já não há Montero e Barcos ainda está em fase de preparação, os sportinguistas rezam para que não haja nenhuma lesão de Slimani e para que o seu castigo não seja para já…

Dificilmente Teo voltará a ter o apoio das bancadas e a ser tão feliz de leão ao peito Fonte: Sporting CP
Dificilmente Teo voltará a ter o apoio das bancadas e a ser tão feliz de leão ao peito
Fonte: Sporting CP

A ausência do avançado argelino foi a mais notada, mas, como já referi, não foi a única. Adrien também esteve no banco e a diferença foi notória, principalmente a nível ofensivo. Aquilani e William jogaram muito a par, um ao lado do outro, o que complicou a tarefa ofensiva dos “verdes e brancos”. Aquilani deveria ter subido mais no terreno, quando a equipa estava com a posse de bola.

A nível defensivo, a única falha gritante resultou no golo. Jedvaj teve demasiado espaço para cruzar e Bellarabi apareceu sozinho ao segundo poste para faturar, à passagem dos 24 minutos. De resto, Coates esteve imperial, compensando algum nervosismo inicial de Ruben Semedo.

Na segunda parte, manteve-se tudo igual, até ao culminar do primeiro quarto de hora, quando entraram Adrien e Slimani para os lugares de Aquilani e Teo, com este último a ser assobiado pela falta de empenho que vem demonstrando quando é chamado para dentro das quatro linhas.

A equipa leonina continuou, porém, sem criar grandes dificuldades à defesa alemã e os problemas portugueses aumentaram com a substituição de Coates por Ewerton e a expulsão de Ruben Semedo, por acumulação de cartões amarelos. William teve de baixar para fazer dupla de centrais com o recém-entrado Ewerton e o Sporting não conseguiu pressionar o último reduto germânico. Até ao final da partida, as únicas chances de golo foram do Leverkusen, inclusivamente uma bola que bateu no poste esquerdo da baliza de Rui Patrício.

Foi um jogo enfadonho e sem grande chama por parte do Sporting, talvez em poupança de forças para a batalha de segunda feira, na receção ao Boavista. Os leões mantêm o campeonato nacional como o único foco esta época. É certo que ainda haverá uma segunda mão para disputar na Alemanha, de hoje a oito dias. Contudo, após esse jogo, os verde e brancos têm jogo em Guimarães para a Liga NOS e será sempre esse o jogo mais importante.

A Figura:

Sebastián Coates – Patrão. O central uruguaio é o melhor reforço contratado neste mercado de inverno e é entusiasmante vê-lo jogar. Impetuoso nos cortes perante os avançados contrários, extremamente atento e sem inventar nos momentos de maior aperto, o central sul-americano esteve muito bem.

O Fora de Jogo:
Teo Gutiérrez –Uma miséria. Não ganhou lances pelo ar, não ganhou pelo chão, nem em jogadas de 1×1 foi melhor que os centrais alemães. Oxalá Barcos esteja pronto rapidamente.

Foto de Capa: Bola na Rede

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sérgio Conceição aumenta contingente luso: os portugueses que treinam na Primeira Liga Saudita

Sérgio Conceição foi confirmado como novo treinador do Al Ittihad, juntando-se a uma longa lista de treinador portugueses na Arábia Saudita.

Atenção, Sporting: jogador do Tondela com luz verde para ser utilizado frente aos leões

Brayan Medina está a postos para ser utilizado pelo Tondela frente ao Sporting, apesar de ter sido expulso na última jornada.

Ruben Amorim recebe a melhor notícia desde que chegou ao Manchester United

Ruben Amorim conta com a total confiança de Jim Ratcliffe, investidor do Manchester United e atual dono da INEOS.

Sporting não perdoa e avança com processo contra André Villas-Boas

O Sporting anunciou que vai avançar com um processo disciplinar contra André Villas-Boas, depois das declarações do presidente do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Victor Froholdt está em grande pelo FC Porto e é alvo de elogios: «Quando aos 19 anos já chamas a atenção de Mourinho é...

Victor Froholdt está a ser um dos destaques do FC Porto e foi alvo dos elogios do selecionador da Dinamarca, Brian Riemer.

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.