Sporting CP 0-1 FC Barcelona: Azar de Coates foi a sorte do Barcelona

sporting cp cabeçalho 2

O Estádio José Alvalade recebia um jogo de estrelas: o Sporting enfrentava o Barcelona, para jogo da segunda jornada da Liga dos Campeões. Frente a frente, estavam as duas equipas que haviam vencido os seus compromissos na jornada anterior: os Leões foram a Atenas bater o Olympiacos por 2-3, ao passo que os Culés bateram por 3-0 a vice-campeã europeia Juventus.

Quanto aos onzes iniciais, Jorge Jesus mudou em relação ao jogo anterior (empate 1-1 frente ao Moreirense) e decidiu por repetir a fórmula usada em Atenas, trocando apenas Jonathan Silva por Fábio Coentrão, que havia falhado esse encontro devido a lesão. Na formação da Catalunha, Ernesto Valverde fez três alterações face ao último jogo (vitória por 0-3 em Girona), colocando Piqué, Nélson Semedo e Sergio Busquets de início, por troca com Mascherano, Aleix Vidal e Paulinho.

Perante Alvalade bastante cheio de público, o jogo começou a um bom ritmo, com o Barcelona a querer impor o seu estilo de passes sucessivos por todos os elementos da equipa, o famoso “tiki-taka”, mas com o Sporting a tentar impedir a progressão no terreno da equipa adversária. O primeiro remate da partida surgiu aos 15’, por intermédio de Luis Suárez, contudo a bola saiu longe da baliza de Rui Patrício. No minuto seguinte, Piccini tentou a sua sorte num remate de longe, mas não foi feliz. O Barcelona teve uma dupla oportunidade aos 27’: primeiro Suárez e depois Messi tentaram marcar, mas Patrício esteve à altura e impediu que a bola entrasse na sua baliza. O Sporting viria a responder logo a seguir, mas Bruno Fernandes não conseguiu bater Marc ter Stegen. Até ao momento, quem ia tendo o protagonismo pela negativa era o árbitro romeno Ovidiu Hategan, devido ao seu critério pouco igual para os dois lados. A equipa visitante ia tentando abrir espaços na defesa leonina, mas a atenção do setor recuado do Sporting fazia com que Messi e companhia não conseguissem criar grande perigo a Rui Patrício. Aos 43’, surgiu a primeira contrariedade para Jorge Jesus: Doumbia saiu lesionado e Bas Dost foi lançado a jogo. Até ao intervalo, não houve grandes oportunidades e as duas equipas foram empatadas a zero para o descanso.

Sporting e Barcelona chegaram ao intervalo empatados a zero Fonte: Bola Na Rede
Sporting e Barcelona chegaram ao intervalo empatados a zero
Fonte: Bola Na Rede

 

A segunda parte começou sem alterações táticas nos dois lados, mas com o marcador a mexer: aos 48’, na sequência de um livre, Coates faz autogolo, a meias com Luis Suárez. O golo ajudou a equipa visitante a tranquilizar o seu ritmo de jogo. O Sporting tinha agora de correr atrás do prejuízo, sendo que o árbitro parecia não estar a ajudar: após lance entre Piccini e Iniesta, com o lateral dos Leões a ver amarelo, o que levou os adeptos a protestarem ruidosamente com as decisões do juiz do encontro. Aos 56’, Messi quase fez o 0-2, mas um corte sensacional de Mathieu impediu o golo do jogador argentino. À segunda tentativa, Messi de livre direto voltou a não conseguir marcar golo.

A equipa de Jorge Jesus teve uma belíssima oportunidade para marcar aos 70’, embora o guardião alemão se tenha oposto bem ao remate de Bruno Fernandes. A partir dessa oportunidade, o Sporting começou a pressionar o Barcelona em busca do empate, embora sem o efeito desejado. Nota para o tremendo aplauso para Iniesta por parte do público leonino, aquando da sua substituição por Paulinho, aos 79’. O Barcelona, aos 85’, podia ter ampliado a sua vantagem e terminado com as dúvidas em relação ao vencedor do jogo, contudo Rui Patrício voltou a defender bem. Ainda houve tempo para um adepto invadir o campo e abraçar Lionel Messi, embora tenha sido logo retirado pelos seguranças. O jogo ainda teve mais três minutos de compensação para além do tempo regulamentar, mas o marcador não se alterou e o Barcelona levou os três pontos para Espanha.

O resultado final ficou a dever-se à frieza dos visitantes e à desconcentração leonina no início dos segundos 45 minutos. O infortúnio de Coates valeu a vitória e liderança isolada no grupo D ao conjunto de Ernesto Valverde.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Lando Norris vence no caos de Silverstone e Nico Hulkenberg conquista primeiro pódio na carreira

Lando Norris venceu o Grande Prémio da Grã Bretanha, com Oscar Piastri a finalizar a prova em segundo lugar.

Ruben Amorim é um dos convidados de luxo da Formula 1

Ruben Amorim é uma das personalidades do Grande Prémio de Silverstone em Formula 1, que se realiza este domingo.

Francisco Neto fala sobre possível titularidade de Kika Nazareth

Francisco Neto não garantiu que Kika Nazareth possa ser titular no encontro de Portugal contra a Itália, relativo ao Euro Feminino 2025.

Boavista avança com pedido de insolvência

O Boavista decidiu avançar com um pedido de insolvência, de maneira a evitar a venda dos terrenos do Estádio do Bessa.

PUB

Mais Artigos Populares

Arouca perto de vender jogador por 8 milhões de euros e Sporting tem razões para sorrir

O Arouca está muito perto de vender Chico Lamba por oito milhões de euros. O jogador vai assinar pelo Saint-Étienne.

Ana Borges volta a comentar troca do Sporting pelo Benfica: «Estava no desemprego»

Ana Borges terminou contrato com o Sporting nas últimas semanas. A defesa assinou recentemente com o Benfica.

FC Porto coloca cláusula de rescisão no contrato de Francesco Farioli: eis o valor

O FC Porto apresentou durante este domingo Francesco Farioli. O técnico assinou um contrato por dois anos.