Sporting CP 0-3 Valencia CF: (ainda) há muitas arestas por limar

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 1Depois do jogo de ontem frente ao Fenerbahçe que “inaugurou” a sequência de jogos que o Sporting vai enfrentar no seu estágio na Suíça foi a vez da equipa de Alvalade encontrar o Valência, equipa do país vizinho e, teoricamente, um adversário mais complicado do que a equipa turca. Relativamente ao jogo do dia anterior, o treinador Jorge Jesus promoveu apenas três alterações no onze inicial ao deixar Petrovic, Alan Ruiz e Bruno César no banco e ao colocar em campo Battaglia, Podence e Doumbia, o reforço mais sonante até agora e também aquele que foi o “herói” do primeiro jogo de preparação da nova época.

Apesar de ser um jogo típico de pré-época, onde ambas as equipas ainda estão a afinar agulhas, já é possível ir tirando algumas conclusões em relação aos processos defensivo e ofensivo e aquilo que Jorge Jesus pretende para cada jogador. Nos primeiros quinze minutos de jogo, o Sporting teve especial dificuldade em sair a jogar e pouco passava dos dez minutos quando o Valência criou a sua primeira grande oportunidade por Eugeni que rematou de fora da área com a bola a embater no poste da baliza leonina. Depois de mais duas tentativas claras da equipa espanhola, o chileno Fábian Orellana inaugurou o marcador, pouco passava dos vinte minutos de jogo. Pouco tempo depois, Rodrigo, avançado do Valência (e conhecido do campeonato português e de Jorge Jesus) voltou a marcar para os espanhóis e o resultado fixou-se em 2-0 para não mais se alterar até ao intervalo. A partir daí, Podence foi tentando dar uso à sua velocidade mas raramente conseguiu ser bem sucedido, tal como Iuri Medeiros que apesar de alguns bons pormenores continua a ter dificuldades em decidir bem no último passe. O reforço Doumbia mostrou-se bastante ativo no ataque muitas vezes na procura da bola. O Sporting ainda conseguiu introduzir a bola na baliza adversária mas o golo foi anulado por fora-de-jogo do holandês Bas Dost.

Na segunda parte, o Valência trocou toda a sua equipa e o Sporting trocou metade dos jogadores que haviam iniciado a partida. Coates, Mathieu e Coentrão na defesa deram lugar a André Pinto, Tobias Figueiredo e Jonathan Silva, no meio-campo Iuri Medeiros e Bruno Fernandes cederam os seus lugares a João Palhinha e Matheus Oliveira e na frente, Doumbia saiu para a entrada de Alan Ruiz. O jogo não ganhou grandes contornos para além daquilo que se tinha visto na primeira parte e o Sporting continuava a ser uma equipa intermitente que, de vez em quando, chegava à baliza do Valência, ainda que sem perigo de maior. Aos 55 minutos de jogo, Jorge Jesus fez mais três substituições: Piccini, Bas Dost e Podence saíram para as entradas de André e Francisco Geraldes e do brasileiro Bruno César.

Fonte: Valência CF
Fonte: Valência CF

A partida continuava e as equipas jogavam a ritmo baixo e ainda com poucas ideias nos seus processos ofensivos. No entanto, o Valência foi sempre melhor nesse capítulo e acima de tudo foi mais eficaz. Passada a hora de jogo, Rafael Amir voltou a ameaçar a baliza de Azbe Jug mas a bola passou ao lado. O Valência não precisou de muito mais tempo para marcar o terceiro e último golo do jogo depois de Nacho ter tirado um “coelho da cartola” que lhe permitiu passar com relativa facilidade por André Geraldes e Bruno César antes de rematar cruzado para o fundo das redes do Sporting. O marcador chegava ao 3-0 e ficava cada vez mais patente que o Sporting iria sofrer a sua primeira derrota nesta pré-temporada. Até ao fim da partida, Gelson Dala e Jovane Cabral ainda entraram em campo mas sem tempo para mostrarem as suas qualidades. O Valência ainda teve nova oportunidade para aumentar a vantagem mas sem sucesso.

Neste segundo jogo, é possível perceber que Jorge Jesus já terá o seu quarteto defensivo bem definido, com Piccini (se entretanto não chegar outra opção mais viável), Coates, Mathieu e Coentrão a figurarem-se como os “naturais” titulares para essa zona do terreno. A meio-campo ainda existem muitas dúvidas – para além da certeza de que ainda faltam os internacionais e da incerteza daquilo que o mercado poderá ditar em relação a eles – e, por isso, todas as alternativas têm sido testadas. Battaglia parece ser uma opção a William Carvalho mas Petrovic tem mostrado que também quer continuar no plantel. Por outro lado, Matheus Oliveira parece ser uma clara alternativa a Adrien Silva (depois de Bruno Fernandes, que está claramente em vantagem para alcançar esse estatuto de substituto do capitão). Com a chegada de Doumbia, que tem sido testado a segundo avançado e ponta-de-lança, Podence perdeu espaço nas costas de Bas Dost e, por isso, Jorge Jesus “descaiu-o” para as alas onde pode dar uso à sua estonteante velocidade. O jovem português Iuri Medeiros tem mostrado alguma da sua qualidade mas ainda não atingiu o patamar de preponderância que alcançou no Moreirense e no Boavista, sendo que, se continuar assim, é possível que a solução passe pelo empréstimo ou pela venda definitiva. Francisco Geraldes parece ter cada vez mais o seu lugar “tapado” sobretudo com a chegada dos novos reforços meio-campistas.

Cláudia Figueiredo
Cláudia Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
Sportinguista devota desde que se conhece, o futebol é o seu desporto de eleição. Quando jogava, era médio-ofensivo de posição, mas agora prefere a bancada. A menos, é claro, que a convidem para uma peladinha entre amigos.                                                                                                                                                 A Cláudia escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe pressiona Galatasaray com vitória larga e Alanyaspor de João Pereira empata: Eis os resultados do dia na Liga Turca

O Fenerbahçe goleou o Kayserispor por 4-0 e o Alanyaspor de João Pereira empatou a uma bola frente ao Trabzonspor, na 29.ª jornada da Liga Turca.

Invasão de campo insólita interrompe jogo: gato também quis ser protagonista do Estrela da Amadora x Sporting

Aos 36 minutos, um gato obrigou à interrupção do jogo. Estrela da Amadora e Sporting defrontam-se na Reboleira.

Chaves derrota o Torreense e Penafiel surpreende o Académico de Viseu em jogo com sete golos: Eis os resultados deste sábado na Segunda Liga

Na 29.ª jornada da Segunda Liga, o Chaves bateu o Torreense por 2-0 e o Penafiel venceu o Académico de Viseu por 4-3.

Cristiano Ronaldo e João Félix marcam e Al Nassr mantém margem de 5 pontos na liderança da Liga Saudita

Na 28.ª jornada da Liga Saudita, o Al Nassr, comandado por Jorge Jesus, bateu o Al Akhoud por 2-0 com golos de Cristiano Ronaldo e João Félix.

PUB

Mais Artigos Populares

Al Wasl de Rui Vitória vence o Ajman e atinge o quarto lugar da Liga dos Emirados Árabes Unidos

O Al Wasl, orientado por Rui Vitória, venceu o Ajman por 3-1. Com este triunfo, a equipa do técnico português segue em quarto lugar.

Morreu Domingos Lucas Naftal, antigo jogador do FC Porto

Domingos Lucas Naftal, antigo jogador do FC Porto, com passagem pelo clube nos anos 60, morreu esta semana aos 84 anos, no país onde residia.

Rio Ave bate o Santa Clara nos Açores e regressa às vitórias na Primeira Liga

O Rio Ave voltou aos triunfos na 29.ª jornada da Primeira Liga, vencendo o Santa Clara por 2-0 na visita aos Açores.