Sporting CP 0-3 Valencia CF: (ainda) há muitas arestas por limar

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 1Depois do jogo de ontem frente ao Fenerbahçe que “inaugurou” a sequência de jogos que o Sporting vai enfrentar no seu estágio na Suíça foi a vez da equipa de Alvalade encontrar o Valência, equipa do país vizinho e, teoricamente, um adversário mais complicado do que a equipa turca. Relativamente ao jogo do dia anterior, o treinador Jorge Jesus promoveu apenas três alterações no onze inicial ao deixar Petrovic, Alan Ruiz e Bruno César no banco e ao colocar em campo Battaglia, Podence e Doumbia, o reforço mais sonante até agora e também aquele que foi o “herói” do primeiro jogo de preparação da nova época.

Apesar de ser um jogo típico de pré-época, onde ambas as equipas ainda estão a afinar agulhas, já é possível ir tirando algumas conclusões em relação aos processos defensivo e ofensivo e aquilo que Jorge Jesus pretende para cada jogador. Nos primeiros quinze minutos de jogo, o Sporting teve especial dificuldade em sair a jogar e pouco passava dos dez minutos quando o Valência criou a sua primeira grande oportunidade por Eugeni que rematou de fora da área com a bola a embater no poste da baliza leonina. Depois de mais duas tentativas claras da equipa espanhola, o chileno Fábian Orellana inaugurou o marcador, pouco passava dos vinte minutos de jogo. Pouco tempo depois, Rodrigo, avançado do Valência (e conhecido do campeonato português e de Jorge Jesus) voltou a marcar para os espanhóis e o resultado fixou-se em 2-0 para não mais se alterar até ao intervalo. A partir daí, Podence foi tentando dar uso à sua velocidade mas raramente conseguiu ser bem sucedido, tal como Iuri Medeiros que apesar de alguns bons pormenores continua a ter dificuldades em decidir bem no último passe. O reforço Doumbia mostrou-se bastante ativo no ataque muitas vezes na procura da bola. O Sporting ainda conseguiu introduzir a bola na baliza adversária mas o golo foi anulado por fora-de-jogo do holandês Bas Dost.

Na segunda parte, o Valência trocou toda a sua equipa e o Sporting trocou metade dos jogadores que haviam iniciado a partida. Coates, Mathieu e Coentrão na defesa deram lugar a André Pinto, Tobias Figueiredo e Jonathan Silva, no meio-campo Iuri Medeiros e Bruno Fernandes cederam os seus lugares a João Palhinha e Matheus Oliveira e na frente, Doumbia saiu para a entrada de Alan Ruiz. O jogo não ganhou grandes contornos para além daquilo que se tinha visto na primeira parte e o Sporting continuava a ser uma equipa intermitente que, de vez em quando, chegava à baliza do Valência, ainda que sem perigo de maior. Aos 55 minutos de jogo, Jorge Jesus fez mais três substituições: Piccini, Bas Dost e Podence saíram para as entradas de André e Francisco Geraldes e do brasileiro Bruno César.

Fonte: Valência CF
Fonte: Valência CF

A partida continuava e as equipas jogavam a ritmo baixo e ainda com poucas ideias nos seus processos ofensivos. No entanto, o Valência foi sempre melhor nesse capítulo e acima de tudo foi mais eficaz. Passada a hora de jogo, Rafael Amir voltou a ameaçar a baliza de Azbe Jug mas a bola passou ao lado. O Valência não precisou de muito mais tempo para marcar o terceiro e último golo do jogo depois de Nacho ter tirado um “coelho da cartola” que lhe permitiu passar com relativa facilidade por André Geraldes e Bruno César antes de rematar cruzado para o fundo das redes do Sporting. O marcador chegava ao 3-0 e ficava cada vez mais patente que o Sporting iria sofrer a sua primeira derrota nesta pré-temporada. Até ao fim da partida, Gelson Dala e Jovane Cabral ainda entraram em campo mas sem tempo para mostrarem as suas qualidades. O Valência ainda teve nova oportunidade para aumentar a vantagem mas sem sucesso.

Neste segundo jogo, é possível perceber que Jorge Jesus já terá o seu quarteto defensivo bem definido, com Piccini (se entretanto não chegar outra opção mais viável), Coates, Mathieu e Coentrão a figurarem-se como os “naturais” titulares para essa zona do terreno. A meio-campo ainda existem muitas dúvidas – para além da certeza de que ainda faltam os internacionais e da incerteza daquilo que o mercado poderá ditar em relação a eles – e, por isso, todas as alternativas têm sido testadas. Battaglia parece ser uma opção a William Carvalho mas Petrovic tem mostrado que também quer continuar no plantel. Por outro lado, Matheus Oliveira parece ser uma clara alternativa a Adrien Silva (depois de Bruno Fernandes, que está claramente em vantagem para alcançar esse estatuto de substituto do capitão). Com a chegada de Doumbia, que tem sido testado a segundo avançado e ponta-de-lança, Podence perdeu espaço nas costas de Bas Dost e, por isso, Jorge Jesus “descaiu-o” para as alas onde pode dar uso à sua estonteante velocidade. O jovem português Iuri Medeiros tem mostrado alguma da sua qualidade mas ainda não atingiu o patamar de preponderância que alcançou no Moreirense e no Boavista, sendo que, se continuar assim, é possível que a solução passe pelo empréstimo ou pela venda definitiva. Francisco Geraldes parece ter cada vez mais o seu lugar “tapado” sobretudo com a chegada dos novos reforços meio-campistas.

Cláudia Figueiredo
Cláudia Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
Sportinguista devota desde que se conhece, o futebol é o seu desporto de eleição. Quando jogava, era médio-ofensivo de posição, mas agora prefere a bancada. A menos, é claro, que a convidem para uma peladinha entre amigos.                                                                                                                                                 A Cláudia escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tondela vai pedir reunião de emergência ao Conselho de Arbitragem da FPF

O Tondela vai solicitar uma reunião de emergência ao Conselho de Arbitragem da FPF. Solicitações depois do empate contra o Santa Clara.

Braga perde central para o jogo contra o Sporting e baixa vai prolongar-se até 2 meses

Adrian Barisic está lesionado. Central e reforço de inverno do Braga a contas com uma lesão num adutor é baixa confirmada para o Sporting.

Bolas paradas decidem o Dérbi de Londres: Arsenal bate o Chelsea e reforça liderança da Premier League

Na 28.ª jornada da Premier League, o Arsenal venceu o Chelsea por 2-1 num jogo com três golos marcados na sequência de bolas paradas.

Sporting Gijón lamenta morte de adepto que se sentiu mal nas bancadas no jogo contra o Leganés

O Sporting Gijón deu as notícias que ninguém queria ouvir. O adepto que se sentiu mal nas bancadas do El Molinón faleceu.

PUB

Mais Artigos Populares

Tondela e Santa Clara empatam e luta pela manutenção na Primeira Liga continua embrulhada

O Tondela continua a recuperação e venceu o Santa Clara num jogo entre equipas à procura de pontos. Vitória muda contas da descida de divisão.

Lorenzo Lucca foi alvo do Benfica, acabou no Nottingham Forest e equipa de Vítor Pereira já tem ideia quanto ao futuro do avançado

O Nottingham Forest não está satisfeito com o rendimento de Lorenzo Lucca. Neste momento, ingleses não planeiam acionar opção de compra.

Finalíssima entre Espanha e Argentina no Catar em risco: eis a situação

A Finalíssima está prevista para o dia 27 de março em Lusail no Catar. Argentina x Espanha em risco devido ao ataque dos EUA ao Irão.