Sporting CP 1-0 Vitória SC: Triunfo difícil vale a liderança do campeonato

sporting cp cabeçalho 2

O Sporting CP venceu esta quarta-feira o Vitória SC por 1-0, em jogo a contar para a vigésima jornada da Primeira Liga. Após a conquista da Taça da Liga – a primeira da sua história – e motivados pelos empates de SL Benfica e FC Porto, os “Leões” sabiam que uma vitória era sinónimo de liderança isolada. Para isso, Jorge Jesus efetuou três alterações no onze inicial: reforçou o meio-campo com o músculo de Rodrigo Battaglia, retirando Bryan Ruiz e puxando Bruno Fernandes para a ala; potenciou a outra lateral com o regresso de Marcos Acuña, que substituiu Fredy Montero; e preferiu jogar pelo seguro, trocando Piccini, com queixas, por Ristovski.

Do lado vitoriano, Pedro Martins apenas mexeu duas peças na sua formação inicial: no ataque saiu Heldon – emprestado pelo Sporting – e entrou para o seu lugar Fábio Sturgeon, enquanto na zona defensiva Victor García foi substituído por Rafael Miranda.

Duas equipas históricas da Liga Portuguesa, num encontro tradicionalmente difícil para os “Três Grandes” e que começou com essa imagem: os primeiros trinta minutos da partida mostraram um duelo tático muito interessante, com o jogo muito aberto. O Vitória pressionava muito alto, com as linhas subidas, e criava dificuldades ao Sporting para sair para o ataque com bola controlada. Assim, as primeiras oportunidades foram partilhadas – a equipa vimaranense colecionava as mais perigosas, com um remate de João Aurélio defendido por Rui Patrício ao minuto treze e com um contra-ataque mortífero de Raphinha sete minutos depois; já o Sporting materializava o seu fluxo atacante pela presença infrutífera no meio-campo adversário, com a sua melhor chance a surgir apenas de um remate de Rúben Ribeiro para as bancadas.

No últimos dez minutos da primeira parte, ficou latente a falta de opções atacantes dos “Leões”. O seu jogo limitava-se às tentativas de cruzamento para Bas Dost – muito sozinho na área – sempre sem resultado. O Vitória aproveitava e em contra-ataque voltou a assustar, com remate de longe de Raphinha. A equipa da casa ainda respondeu com remates de Coentrão e William – os mais perigosos do primeiro tempo – mas ficava uma ideia assente: não havia ideias, criatividade, e Bas Dost, sozinho na área, não bastava para um Sporting desinspirado ganhar frente a um Vitória inteligente e organizado.

O Vitória mostrou-se bem organizado na primeira parte, o que complicou a tarefa do Sporting Fonte: Bola Na Rede
O Vitória mostrou-se bem organizado na primeira parte, o que complicou a tarefa do Sporting
Fonte: Bola Na Rede

Para a segunda parte, Jorge Jesus, ciente de que era necessário fazer mais e melhor para conquistar os três pontos, fez entrar Montero para o lugar de Rúben Ribeiro no início dos segundos 45 minutos, de modo a ter mais presença na área vimaranense. Mas mal começou a segunda parte, o técnico teve de mexer novamente, e colocou Doumbia, tirando do campo o lesionado Bas Dost. O Sporting começou a pressionar a defesa adversária, e Acuña, aos 48 minutos, esteve perto de fazer o primeiro do encontro, embora o seu remate tenha sido inofensivo.

A equipa da casa ia dando mostras de querer chegar rapidamente ao golo: Doumbia, ao minuto 58, no frente-a-frente com Douglas, permitiu a defesa ao guardião adversário. Na última substituição do Sporting, Bruno César foi lançado em jogo, para atuar na ala direita e passando assim Bruno Fernandes a jogar no meio, atrás da dupla Montero-Doumbia. Aos 72 minutos, e após boa jogada coletiva, o remate de Bruno César embateu no poste da baliza de Douglas, para desespero dos adeptos sportinguistas. Acuña voltou a tentar a sua sorte ao minuto 82, num remate espontâneo e de primeira que obrigou Douglas a voar.

Foi o prenúncio para o que viria a surgir: no minuto seguinte e na sequência de um canto, Mathieu fez o primeiro golo do jogo e sossegou os adeptos. Para tentar voltar à situação de empate, Pedro Martins esgotou as suas substituições e colocou Rafael Martins no lugar de Rafael Miranda. Os últimos minutos iam ser frenéticos, com o Vitória a carregar à procura do empate e o Sporting a querer manter a bola longe da sua área, missão que foi bem-sucedida até ao apito do árbitro para o final do encontro.

Num jogo bastante difícil, o Sporting venceu pela margem mínima o Vitória de Guimarães, e assim salta para a liderança isolada da Primeira Liga.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Azar volta a bater à porta: Jeremiah St. Juste novamente lesionado

Jeremiah St. Juste não entra nas contas de Rui Borges para a equipa principal do Sporting. O neerlandês lesionou-se num treino.

Victor Froholdt está em grande pelo FC Porto e é alvo de elogios: «Quando aos 19 anos já chamas a atenção de Mourinho é...

Victor Froholdt está a ser um dos destaques do FC Porto e foi alvo dos elogios do selecionador da Dinamarca, Brian Riemer.

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.

PUB

Mais Artigos Populares

Roony Bardghji estreia-se pela Suécia e elogia Hansi Flick: «É como um amigo, como um pai»

Roony Bardghji foi chamado pela primeira vez à seleção principal da Suécia e não poupou elogios a Hansi Flick, destacando a relação próxima que o treinador mantém com os jogadores.

Rodrygo fala sobre ser suplente no Real Madrid: «Temos de respeitar as decisões do treinador»

Rodrygo abordou o facto de ter começado alguns jogos no banco esta temporada. O avançado brasileiro garantiu que independentemente do tempo em campo, dará sempre o máximo pelo clube.

Lionel Messi despede-se de Jordi Alba: «Quem me vai passar para trás agora?»

Lionel Messi reagiu ao anúncio de final de carreira de Jordi Alba, o argentino deixou uma mensagem de agradecimento e amizade ao atual companheiro.