Sporting CP 1-1 FC Midtjylland: “São Coates” salva exibição pobre

A CRÓNICA: O SPORTING EMPATOU NA 1ª MÃO DO PLAY-OFF DE ACESSO AOS OITAVOS DA LIGA EUROPA, MAS TEVE SORTE EM NÃO PERDER.

“Frustração” definiu a primeira parte do Sporting. Com o ataque afunilado pelas alas, notava-se que era a equipa superior, mas o último passe e o remate perigoso não apareciam.

Os sportinguistas bem gritaram “Chuta!” em certos momentos, mas os jogadores não lhes fizeram a vontade, pelo menos da forma desejável, tendo Pote e Arthur Gomes falhado oportunidades claras de golo na pequena área.

Já o Midtjylland mal conseguia ter bola e só criava perigo quando a defesa leonina dava tiros nos próprios pés. Ainda assim, os dinamarqueses eram bastante inofensivos.

Numa semana em que se soube que Rúben Amorim anda a treinar um novo sistema tático, este jogo pôs a nu a razão por trás disso mesmo: o habitual 3-4-3 já é um modelo de jogo cansado e previsível.

Na segunda parte, os dinamarqueses saíram mais para o ataque, enquanto aos leões faltava capacidade ofensiva na frente, mas Amorim tardava em pôr Chermiti em campo.

O Midtjylland viu um Sporting amorfo, chegou-se à frente com um grande remate de Ashour (para boa defesa de Adán), e depois, com um golo, do mesmo Ashour, a aproveitar uma “oferta” de Adán.

Depois de 75 minutos a apoiar a equipa, os adeptos do Sporting entoaram: “joguem à bola, a camisola é para suar”. Certo que voltaram a apoiar a equipa até ao fim, mas o Midtjylland é que cresceu no jogo.

Até que no último suspiro, um cruzamento encontrou Coates isolado na área e o capitão, à segunda tentativa, garantiu um empate muito sofrido.

Apesar de ainda estar na luta pelo acesso aos oitavos de final, a equipa do Sporting foi bastante assobiada.

A FIGURA

Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Nuno Santos: Um poço de consistência e de qualidade exibicional. Jogou e fez jogar, criando problemas à defesa adversária com a sua velocidade e precisão no passe. Nota também para a boa exibição de Ugarte.  

O FORA DE JOGO

Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Rúben Amorim: Depois do próprio assumir que o Sporting deve explorar outros modelos de jogo, ficou bem patente que o atual já não traz nada de novo. Houve poucas oportunidades criadas e tardou demasiado em colocar Chermiti em campo (que está em boa forma), quando o Sporting mais precisava de criar perigo na área adversária, algo que Paulinho não fez.

BNR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

Sporting CP

Não foi permitido ao Bola na Rede fazer perguntas ao treinador do Sporting CP, Rúben Amorim.

FC Midtjylland

Bola na Rede: Na antevisão a este jogo disse que “Não podemos ter medo de arriscar”, isso passou por, sobretudo na segunda parte, pressionar mais alto e sair mais vezes para o ataque?

Albert Capellas:

Sim, queríamos ser atrevidos, pressionar e recuperar a bola na frente do terreno, conseguimo-lo muitas vezes na primeira parte, mas faltou-nos o último passe para concretizarmos as oportunidades.

A primeira parte, para mim, foi equilibrada, o Sporting teve as suas possibilidades, para nós foi mais difícil pressionar e arriscar. Na segunda parte, creio que estivemos melhor, mais valentes, as transições correram bem e deram-nos muita força e energia.

Podíamos ter feito o 0-2, não conseguimos e infelizmente, no último segundo do jogo, sofremos o golo do empate. O resultado final é justo, mantém tudo em aberto para a segunda mão, que era algo que também procurávamos, decidir a eliminatória em casa, e sabemos que para passar temos de fazer dois jogos muito bons.

Afonso Viana Santos
Afonso Viana Santoshttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto faz parte da sua vida. Adora as táticas envolvidas no futebol europeu e americano e também é apaixonado por wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Alexandre Santana: «Não é pela derrota que vamos ser a pior equipa do mundo»

Alexandre Santana analisou o encontro entre o Casa Pia e o Sporting. Primeira Liga 2025/26 arrancou em Rio Maior esta noite.

Rui Borges elogia vitória do Sporting: «Foi um dos melhores jogos, senão o melhor, desde que estou no clube»

Rui Borges analisou o encontro entre o Casa Pia e o Sporting. Primeira Liga 2025/26 arrancou em Rio Maior esta noite.

Francisco Trincão e a vitória do Sporting sobre o Casa Pia: «Estas dinâmicas são ótimas»

Trincão analisou o encontro entre o Casa Pia e o Sporting. Primeira Liga 2025/26 arrancou em Rio Maior esta noite.

Cassiano analisa derrota do Casa Pia: «Tentamos fazer uma pressão mais alta, mesmo sabendo da qualidade da equipa do Sporting»

Cassiano analisou o encontro entre o Casa Pia e o Sporting. Primeira Liga 2025/26 arrancou em Rio Maior esta noite.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting arranca ataque ao tricampeonato com vitória sobre o Casa Pia e é o 1º líder da Primeira Liga

O Sporting não teve grandes dificuldades em bater o Casa Pia na jornada inaugural da Primeira Liga. Leões vencem em Rio Maior.

Moreirense anuncia médio ex-Arsenal até 2028

Jimi Gower é o novo médio do Moreirense. O inglês de 20 anos representou a equipa sub-21 do Arsenal na última temporada.

Antonio Adán oficializado no Esteghlal de Ricardo Sá Pinto

Antonio Adán é reforço do Esteghlal, do Irão. O guarda-redes espanhol de 38 anos estava livre no mercado desde julho de 2024.