Sporting CP 2-3 Rio Ave FC: Marca dos onze metros foi fatal para o Leão

- Advertisement -

Sporting CP e Rio Ave FC encontraram-se para a 4.ª jornada da Primeira Liga, num jogo de muito reencontros. Os leões vinham de uma vitória em Portimão, onde alcançaram a liderança. Já os vilacondenses esmagaram no último jogo em casa o CD Aves, por isso, confiança não faltava. Jogo de reencontros porquê? Carlos Carvalhal, antigo treinador leonino em 2009/10, e Carlos Mané, transferido este ano para Vila do Conde vindo dos leões, voltavam a uma casa que bem conhecem.

Os jogadores leoninos entraram com uma faixa negra ao centro da camisola, com um hashtag (#TodosPelaAmazónia), numa bonita homenagem do Sporting CP ao que aconteceu na Floresta da Amazónia, no Brasil. No final do jogo, as camisolas usadas foram para a loja do clube para que fossem vendidas e para que todo o dinheiro revertesse para uma instituição cujo objetivo é preservar o grande pulmão do planeta Terra.

O jogo praticamente começou com uma grande penalidade a favor dos visitantes, a castigar uma falta de Coates sobre Mehdi Taremi. O árbitro recorreu-se do VAR para assinalar o castigo máximo, que Filipe Augusto converteu com toda a calma, dando assim uma vantagem madrugadora (minuto seis) ao Rio Ave. Os “leões” tinham agora de correr atrás do prejuízo, ainda para mais sabendo que o Famalicão tinha vencido na Vila das Aves e era o líder isolado, até o jogo terminar em Alvalade (e caso o Sporting não vencesse).

A reação leonina foi tímida e lenta, mas quando chegou pela primeira vez à baliza de Kieszek foi letal: numa jogada desenvolvida pelo lado esquerdo, a defesa vila-condense não conseguiu afastar a bola, que sobrou para o Bruno Fernandes fuzilar para o empate, marcando assim 50.º golo com a camisola do Sporting ao minuto 20. Quatro minutos, Bruno Fernandes, a passe de Raphinha, esteve perto de bisar, mas desta vez o guardião polaco conseguiu defender.

Apesar da iniciativa do jogo pertencer totalmente à equipa da casa, o Rio Ave estava a conseguir ter bola e fazê-la circular por todos os seus elementos mais ofensivos, o que estava de acordo com o que Carlos Carvalhal tinha dito na conferência de antevisão ao jogo, em que pretendia discutir a vitória em Alvalade.

Ao minuto 38, Vietto testou a atenção de Kieszek, num típico movimento de “fletir da ala esquerda para dentro” e rematar logo, contudo o número 1 do Rio Ave voltou a levar melhor. Até ao descanso, Wendel ainda marcou, mas o seu golo foi anulado por fora-de-jogo. O intervalo chegaria pouco depois com o marcador empatado a uma bola.

Começou a segunda parte e o Rio Ave entrou com vontade e também a dominar o jogo, mas foram os verdes e brancos que conseguiram mesmo marcar o golo da reviravolta.

Ao minuto 53, grande cruzamento do jovem português Thierry Correia, que passou a área vilacondense toda, depois apareceu Vietto, mas a bola embateu num jogador do Rio Ave. Se a defensiva vilacondense pensava que estava arrumado o lance… a bola acabou por parar aos pé de Luiz Phellype, que só teve mesmo de encostar para o golo. Estava feito o segundo do Sporting e consumava-se a reviravolta.

Após do segundo golo do Sporting, a equipa leonina baixou muito as linhas e era o Rio Ave que controlava a posse de bola. Porém, os vilacondenses não conseguiam ligar a defesa com o seu ataque e acabava muitas vezes por tentar o jogo aéreo para o ataque, sem grande sucesso. A partida entrava numa fase muito aborrecida e havia pouco, ou quase nada, para escrever sobre o mesmo.

Ao minuto 81, um livre de Bruno Fernandes no lado esquerdo do ataque que levou perigo à baliza de Kieszek. O guarda-redes polaco defendeu a soco e depois a defesa vilacondense tratou do resto. Passou o perigo para a baliza do Rio Ave e o resultado mantinha-se igual.

Aos 83 minutos, mais um balde de água (MUITO) fria em Alvalade. Novo penalti marcado para o Rio Ave e, mais uma vez com Coates a não ser feliz neste jogo. O defesa uruguaio fez falta sob Mehdi Taremi e da marca dos onze metros Ronan marcou o segundo golo dos vilacondenses. O brasileiro que tinha entrado há pouco tempo não vacilou e deu o empate ao Rio Ave

Os “leões” queriam de novo voltar para a frente do marcador e voltaram a carregar, seguindo com os olhos para a baliza. Aos 88 minutos, Marcos Acuña mandou a bola ao poste e os adeptos nas bancadas iam desesperando. E estavam muito descontentes por Marcel Keizer não ter feito substituições mais cedo.

Ao minuto 89′, o pior chegou para o Sporting. Coates faz de novo penalti (O TERCEIRO NA PARTIDA), recebeu o segundo amarelo e acabou expulso. Da marca dos onze metros foi a vez de Felipe Augusto, que tinha marcado o primeiro penalti, de converter o terceiro penalti na partida e, consequentemente, o terceiro golo na partida.

Sporting perdeu o jogo e perdeu também a oportunidade de subir à liderança partilhada com o Famalicão, que é agora o líder isolado da Primeira Liga. Os leões somam a primeira derrota no campeonato. Já o Rio Ave garante a segunda vitória consecutiva no campeonato e tem menos um jogo, que se irá realizar dia 8 frente ao Vitória SC. Em caso de vitória, os vilacondenses podem somar nove pontos e ultrapassar até o Sporting na tabela classificativa.

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES:

Sporting CP – Renan Ribeiro (GR), Thierry Correia, Coates, Mathieu, Acuña (Gonzalo Plata, 90+1′), Bruno Fernandes, Doumbia, Raphinha, Wendel, Vietto (Borja, 79′) e Luiz Phellype

Rio Ave – Kieszek (GR), Nelson Monte, Borevkovic, Santos, M. Reis, Felipe Augusto, Tarantini (Jambor, 75′), D. Lopes, Nuno Santos (Carlos Mané, 68′), Mehdi e Bruno Moreira (Ronan, 79′)

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Artur Jorge volta a ser associado ao Brasileirão e tem novo protendente

O Atlético Mineiro tem Artur Jorge como um grande sonho. Ainda assim, chegada do português ao Brasil tem grandes entraves.

Mikel Arteta e a recente forma de Eberechi Eze: «Teve momentos bons, mas não é fácil quando se muda para um novo clube»

Mikel Arteta abordou a recente forma de Eberechi Eze após o empate a uma bola diante do Brentford, na Premier League.

Imprensa espanhola destaca artigo a Anísio Cabral e elogia: «O Benfica demonstrou mais uma vez que possui a melhor academia de jovens do futebol português»

Anísio Cabral mereceu destaque no jornal Marca. Jovem avançado do Benfica elogiado depois de minutos mágicos pelas águias.

Pep Guardiola aborda possível saída de Bernardo Silva: «Disse-lhe: ‘Quando tomares uma decisão, avisa-me’. Mas não faço ideia»

Pep Guardiola revelou uma conversa com Bernardo Silva sobre a possibilidade de renovar contrato com o Manchester City no final da temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Michael Carrick e Igor Thiago vencem os prémios de janeiro na Premier League

A Premier League anunciou os vencedores dos prémios de janeiro. Michael Carrick e Igor Thiago foram distinguidos.

Manchester United de olho em defesa da Juventus e olheiros vão estar em jogo dos bianconeri

O Manchester United está interessado em Pierre Kalulu, jogador que representa a Juventus. Os ingleses vão enviar olheiros para analisar o defesa.

José Mourinho recorda 2011/12 e triunfo do seu Real Madrid contra o Barcelona de Pep Guardiola: «Continua a ser “A liga”»

José Mourinho concedeu uma entrevista à Champions League Magazine, da UEFA. O treinador recordou vitória na La Liga 2011/12 pelo Real Madrid.