Sporting CP | A (pouca) dignidade contra os “Grandes”

- Advertisement -

Neste fim de semana, houve jogo grande a contar para a quarta jornada do campeonato: Sporting CP defrontou FC Porto em Alvalade, num jogo que acabou com um empate a duas bolas entre as duas equipas.

Apesar da discrepância de valores entre o plantel do Sporting CP e do FC Porto, o jogo foi bem disputado, mas, mais uma vez, os leões não conseguiram vencer o seu rival direto – o que está a começar a tornar-se uma tendência. O reconhecimento desta tendência fez-me ter vontade de observar estatísticas dos resultados do Sporting CP contra FC Porto e SL Benfica. 

Apresento, assim, os seguintes dados, nos quais não incluí o jogo que ocorreu no passado sábado: 

– O Sporting não vence o Porto no tempo regulamentar desde abril de 2018; 

– Nos últimos 15 jogos contra o FC Porto, o clube de Alvalade apenas venceu por quatro vezes no tempo regulamentar; 

– Nos últimos 15 jogos com o Benfica, o Sporting CP só venceu três no tempo regulamentar; 

– Nos últimos 30 jogos grandes, os leões só venceram por sete vezes em tempo regulamentar. 

– Se juntarmos as vitórias no prolongamento e as decisões por grandes penalidades acrescem quatro contra o FC Porto e uma contra o SL Benfica. 

Ora, analisando estes dados, percebemos que é pouco. Pior fica quando percebemos que o Braga, nos últimos 15 jogos contra dragões e águias, ganhou os mesmos quatro jogos contra o FC Porto e um contra o SL Benfica. Observando deste prisma é preocupante…

Nos últimos anos, o Sporting CP tem sentido muita dificuldade em vencer aos seus rivais, SL Benfica e FC Porto.          Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

O problema é que não me recordo de um jogo nos últimos anos em que o Sporting CP tenha sido dominador contra os seus rivais diretos e, assim, fica difícil ganhar. Tem faltado ambição e qualidade na altura de defrontar uma equipa de nível igual ou superior ao nosso. No passado fim de semana pudemos ver, pela primeira vez, Rúben Amorim a comandar o Sporting CP contra um dos grandes com uma equipa montada pelo mesmo e não faltou vontade de ganhar, sendo que, em certas alturas, o Sporting CP até dominou o jogo (mostrando que tem equipa para competir com o FC Porto). Creio que faltou jogar com um avançado fixo e quero acreditar que Rúben Amorim percebeu isso.  

Ganhar aos rivais diretos é muito importante porque, nesses jogos, estão em disputa seis pontos: três que uma equipa pode ganhar e três que pode retirar ao rivalEstes jogos podem ajudar a criar diferenças pontuais entre as equipas e, no caso do clube de Alvalade, pode significar estar mais perto de atingir a tão desejada Liga dos Campeões. Mesmo depois do empate, o Sporting CP tem feito um bom início de época (apesar djogo em atraso) e tem surpreendido mais pelos resultados do que pelas exibições. Enquanto os resultados aparecerem, as exibições não são o principal foco – o problema será se nenhum dos dois aparecer. Portanto, por enquanto, Rúben Amorim tem tido um trabalho positivo na liga e conseguiu jogar olhos nos olhos com um clube que tem um plantel muito mais valioso que o do Sporting CP. dignidade do Sporting CP contra os seus rivais tem de ser restaurada: será que Rúben Amorim conseguirá tal proeza? 

Artigo revisto por Joana Mendes

 

Gonçalo Patrão
Gonçalo Patrãohttp://www.bolanarede.pt
Atualmente na licenciatura de Ciências da Comunicação na Nova FCSH. Com o mesmo gosto por escrever de sempre e com paixão pelo Sporting Clube de Portugal, procuro trazer uma opinião sensata e diferenciada sobre o que se vai passando no clube. Procuro que o lema do clube me acompanhe em tudo o que faço, seja na vida pessoal ou profissional.                                                                                                                                                 O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto e Sporting de portas fechadas, saída nos leões e dúvidas em torno a Lorenzo Lucca: o que o mercado nos deu esta...

O mercado de transferências de inverno está aberto e vários nomes têm sido protagonistas de rumores de possíveis mudanças.

Bruno Fernandes com futuro esclarecido no Manchester United

Bruno Fernandes não vai deixar o Manchester United neste mercado de transferências de inverno, mantendo-se no clube.

Vizela aplica goleada ao Paços de Ferreira

O Vizela venceu o Paços de Ferreira na noite desta quinta-feira por três bolas a zero, em jogo da 18.ª jornada da Segunda Liga.

Barcelona elimina Racing Santander (que contou com 2 golos anulados) da Taça do Rei

O Barcelona foi à Cantábria bater o Racing Santander por duas bolas a zero, em jogo dos oitavos de final da Taça do Rei.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid: Jurgen Klopp colocaria Vinícius Júnior fora do clube e contrataria internacional espanhol

Jurgen Klopp está a ser apontado como possível sucessor de Álvaro Arbeloa no comando técnico do plantel do Real Madrid.

Flamengo confirma contratação de Andrew Ventura ao Gil Vicente

Andrew Ventura foi oficializado como guarda-redes do Flamengo. O guardião brasileiro de 24 anos deixou o Gil Vicente a título definitivo.

Rafael Leão assiste e AC Milan derrota Como 1907

O AC Milan foi ao terreno do Como 1907 na noite desta quinta-feira vencer por três bolas a uma, num encontro da Serie A.