Sporting CP | A (pouca) dignidade contra os “Grandes”

Neste fim de semana, houve jogo grande a contar para a quarta jornada do campeonato: Sporting CP defrontou FC Porto em Alvalade, num jogo que acabou com um empate a duas bolas entre as duas equipas.

Apesar da discrepância de valores entre o plantel do Sporting CP e do FC Porto, o jogo foi bem disputado, mas, mais uma vez, os leões não conseguiram vencer o seu rival direto – o que está a começar a tornar-se uma tendência. O reconhecimento desta tendência fez-me ter vontade de observar estatísticas dos resultados do Sporting CP contra FC Porto e SL Benfica. 

Apresento, assim, os seguintes dados, nos quais não incluí o jogo que ocorreu no passado sábado: 

– O Sporting não vence o Porto no tempo regulamentar desde abril de 2018; 

– Nos últimos 15 jogos contra o FC Porto, o clube de Alvalade apenas venceu por quatro vezes no tempo regulamentar; 

– Nos últimos 15 jogos com o Benfica, o Sporting CP só venceu três no tempo regulamentar; 

– Nos últimos 30 jogos grandes, os leões só venceram por sete vezes em tempo regulamentar. 

– Se juntarmos as vitórias no prolongamento e as decisões por grandes penalidades acrescem quatro contra o FC Porto e uma contra o SL Benfica. 

Ora, analisando estes dados, percebemos que é pouco. Pior fica quando percebemos que o Braga, nos últimos 15 jogos contra dragões e águias, ganhou os mesmos quatro jogos contra o FC Porto e um contra o SL Benfica. Observando deste prisma é preocupante…

Nos últimos anos, o Sporting CP tem sentido muita dificuldade em vencer aos seus rivais, SL Benfica e FC Porto.          Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

O problema é que não me recordo de um jogo nos últimos anos em que o Sporting CP tenha sido dominador contra os seus rivais diretos e, assim, fica difícil ganhar. Tem faltado ambição e qualidade na altura de defrontar uma equipa de nível igual ou superior ao nosso. No passado fim de semana pudemos ver, pela primeira vez, Rúben Amorim a comandar o Sporting CP contra um dos grandes com uma equipa montada pelo mesmo e não faltou vontade de ganhar, sendo que, em certas alturas, o Sporting CP até dominou o jogo (mostrando que tem equipa para competir com o FC Porto). Creio que faltou jogar com um avançado fixo e quero acreditar que Rúben Amorim percebeu isso.  

Ganhar aos rivais diretos é muito importante porque, nesses jogos, estão em disputa seis pontos: três que uma equipa pode ganhar e três que pode retirar ao rivalEstes jogos podem ajudar a criar diferenças pontuais entre as equipas e, no caso do clube de Alvalade, pode significar estar mais perto de atingir a tão desejada Liga dos Campeões. Mesmo depois do empate, o Sporting CP tem feito um bom início de época (apesar djogo em atraso) e tem surpreendido mais pelos resultados do que pelas exibições. Enquanto os resultados aparecerem, as exibições não são o principal foco – o problema será se nenhum dos dois aparecer. Portanto, por enquanto, Rúben Amorim tem tido um trabalho positivo na liga e conseguiu jogar olhos nos olhos com um clube que tem um plantel muito mais valioso que o do Sporting CP. dignidade do Sporting CP contra os seus rivais tem de ser restaurada: será que Rúben Amorim conseguirá tal proeza? 

Artigo revisto por Joana Mendes

 

Gonçalo Patrão
Gonçalo Patrãohttp://www.bolanarede.pt
Atualmente na licenciatura de Ciências da Comunicação na Nova FCSH. Com o mesmo gosto por escrever de sempre e com paixão pelo Sporting Clube de Portugal, procuro trazer uma opinião sensata e diferenciada sobre o que se vai passando no clube. Procuro que o lema do clube me acompanhe em tudo o que faço, seja na vida pessoal ou profissional.                                                                                                                                                 O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Paulo Sousa eleito melhor treinador do ano nos Emirados Árabes Unidos

Paulo Sousa foi eleito o melhor treinador do ano nos Emirados Árabes Unidos. Treinador viveu época de sonho no Shabab Al Ahli.

Ruben Amorim animado após ser questionado sobre o interesse do Manchester United em Gianluigi Donnarumma

Ruben Amorim foi questionado por um adepto quanto ao interesse em Gianluigi Donnarumma. Técnico deixou escapar riso.

Arouca vence AVS SAD por 3-1 com Trezza nos Três golos

O Arouca destacou-se na primeira jornada da Primeira Liga. Vitória sobre o AVS SAD na jornada inaugural da prova.

1º Dezembro arranca campanha com vitória na receção à Académica: eis os resultados do dia na Liga 3

O 1.º Dezembro venceu a Académica por 2-1 na estreia na Liga 3. Competição 2025/26 arrancou com muita emoção e golos.

PUB

Mais Artigos Populares

Tem contrato com o Fenerbahçe de José Mourinho e é alvo do Arouca para a defesa

O Arouca está de olho na contratação de Omar Fayed. Defesa central egípcio está nos quadros do Fenerbahçe de José Mourinho.

AS Roma tem contratação de médio do Benfica como sonho para os últimos dias do mercado

A AS Roma tem Florentino Luís na lista de alvos para este mercado. Médio representa o Benfica e pode deixar as águias.

Benfica responde ao Sporting em comunicado: «Ridículo tentar transformar a derrota na Supertaça numa pseudo-vitória de secretaria»

O Benfica respondeu à participação disciplinar instaurada pelo Sporting a Bruno Lage. Caso remonta à Supertaça.