Sporting CP e FC Porto. Vamos fazer as pazes?

sporting cp cabeçalho 2

Vamos fazer as pazes? Claro que sim. Faz sempre sentido fazer as pazes. Está escrito nos Tratados do Universo, faz parte da moralidade constitucional. Sou um cidadão do Mundo, tal como o é quem está a ler este texto, e nós devemos desejar o bem desse espaço comum, mesmo que pareça romântico.

A começar pelo futebol, que ainda não esteve na origem de nenhum conflito bélico, caso excluamos a agressividade das discussões de café e afins, mas que é um bom tópico para se resolver já, de bandeira branca na mão, abanando-a devagarinho e pedindo tréguas em conjunto. É por isso que valorizo todos os passos que se dão em direcção ao Mundo perfeito. O aperto de mãos entre o Sporting e o Porto pode ser interpretado assim. Um gesto intencional de amenizar a intensidade das disputas dos lances fora do campo.

Não foi uma separação assim tão extensa, mas vale sempre a pena reatar os laços institucionais, porque sem ironia assim é que é bonito. E de repente, qualquer pai ganha de novo a esperança de um dia poder levar o gaiato mais novo ao estádio para ver um jogo grande. Os próprios noticiários destacaram a novidade, equiparando-a a um cessar-fogo ou a uma estratégia geopolítica. Lá constatamos que afinal o cenário estava mesmo complicado quando a estupefacção domina os ânimos no momento em que o Sporting e o Porto fazem as pazes, como se isso fosse uma coisa anormal e estar em conflito fosse, afinal, o estado natural dos clubes e da nação em geral.

Sporting CP e FC Porto reataram as relações institucionais entre si Fonte: FC Porto
Sporting CP e FC Porto reataram as relações institucionais entre si
Fonte: FC Porto

As Ciências Sociais estudam o homem e os seus conflitos. Bem sei que o Futebol devia centrar-se em si mesmo, no remate e na defesa, na falta e no apito, na corrida e no nó- cego e em todos os restantes acasalamentos possíveis, mas isso seria pedir paz demais. O Futebol acompanha os ciclos e gera os seus próprios ciclos, isto é: daqui a vinte anos o esquema das zangas será outro e os comunicados que decretam as pazes feitas também. A paz, essa, será sempre residual e não genérica. E é muito simples explicar o motivo. É que no Futebol, como em tanta coisa nesta vida, só ganha um – o que implica a existência de mais perdedores do que vencedores. Não quero dar lições de lógica. Estamos a falar de paz, e a paz não é uma ciência. Talvez seja este o problema. É que para nos darmos todos bem é preciso estarmos todos satisfeitos. Esta é a regra.

Vale tudo pela paz, assino por baixo. Enquanto Sportinguista, beijo na mão do meu clube por ser pioneiro na actualidade diplomática. Mas se tenho direito ao cepticismo, deixem-me esperar pelo dia, que estará para breve, em que o Sporting será o vencedor e não o vencido. E aí? Quem irá fazer as pazes?

Foto de Capa: Super Sporting

Ricardo Gonçalves
Ricardo Gonçalves
Como uma célebre música diria, "eu tenho dois amores", com o desporto e a comunicação a ocuparem 50/50 do seu coração. Entusiasta confesso daquilo que é a alegria do futebol, promete transmitir-vos através de palavras as emoções que se sentem durante os 90 minutos (e além disso). Escreve sem acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica deu resposta à nova proposta do Fenerbahçe por Kerem Akturkoglo em 30 minutos

O Benfica rejeitou a nova proposta do Fenerbahçe por Kerem Akturkoglu. O clube turco tinha feito uma oferta inferior à anterior pelo avançado dos encarnados.

Final de mercado promete ser em grande: eis as ‘novelas’ que devem marcar as últimas semanas da janela em Portugal

O mercado de transferências está a entrar nas últimas semanas e ainda devem existir várias entradas e saídas de jogadores. A situação em Portugal não é exceção, já que existem equipas em busca novos elementos e de fazerem vendas.

Al Gharafa de Pedro Martins vence na primeira jornada da Liga do Catar

O Al Gharafa bateu o Umm-Salal por quatro bolas a duas durante esta sexta-feira, num encontro da primeira jornada da Liga do Catar. Pedro Martins é o técnico da equipa que atuou em casa.

Villarreal ‘azeda’ o regresso do Real Oviedo à La Liga

O Villarreal recebeu e venceu o Real Oviedo por duas bolas a zero, num encontro da primeira jornada da La Liga. A partida foi realizada durante a noite desta sexta-feira, no El Madrigal.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage alvo de processo disciplinar depois de queixa do Sporting

Bruno Lage foi alvo de um processo disciplinar por parte da Federação Portuguesa de Futebol, consequência da queixa do Sporting. O técnico está a ser acusado de ter insultado Fábio Veríssimo, árbitro da Supertaça de Portugal.

Rennes bate Marselha para a Ligue 1

O Rennes recebeu e venceu o Marselha por uma bola a zero, num encontro da primeira jornada da Ligue 1.. Este foi o primeiro jogo da presente temporada e realizou-se esta sexta-feira.

Galatasaray só sabe vencer na Liga Turca

O Galatasaray recebeu e venceu o Karagumruk por três bolas a zero, em jogo da segunda jornada da Liga Turca. Não houve qualquer português inscrito na ficha de jogo desta partida.