📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sporting CP | Gonzalo Plata é um talento que não encaixa?

- Advertisement -

Gonzalo Plata completou, recentemente, 20 anos de vida. É um jovem internacional A pelo Equador e considerado uma das maiores promessas do país sul-americano. Porém, parece que o seu espaço na equipa principal do Sporting CP não está bem definido. O jovem conta com a participação em cinco partidas, somando apenas 65 minutos em campo.  

O equatoriano tem a preferência de jogar como extremo direito. A sua jogada característica é de receber a bola na linha lateral do campo e transportá-la para zonas interiores do terreno. É um jogador que desequilibra sobretudo pela sua velocidade e agilidade. Apesar de se demonstrar trabalhador em campo e com os olhos sempre postos na baliza, necessita de limar algumas arestas no seu jogo, sobretudo na decisão no último terço.

Com a chegada de Rúben Amorim ao reduto do leão, e com a ausência de extremos na tática implementada, Gonzalo Plata começou por ser utilizado na posição mais à direita dos três da frente. Notaram-se algumas dificuldades no seu jogo, visto que quando este recebe a bola já está no corredor central, ao contrário da sua jogada característica (acima descrita) que o beneficia mais.

Mais recentemente, foi testado a ala esquerdoposição onde Nuno Mendes é dono e senhor do lugar. Com Gonzalo Plata a fazer o corredor todo, a sua velocidade e capacidade de recuperar no momento defensivo podem ser características a ter em conta. Apesar disto, não creio que será a jogar aqui que poderá maximizar o seu potencial. 

A grande vantagem de ter jogadores jovens no plantel é o facto de serem mais fáceis de moldar. Cabe ao treinador leonino encontrar as melhores soluções mediante o seu sistema de jogo e os atletas que tem à disposição.  

Creio que é primordial definir a posição que vai ao encontro das características de Gonzalo Plata. Seja a avançado ou a ala, é importante que o atleta tenha minutos de jogo para ganhar ritmo e se habituar às tarefas pretendidas. Caso não aconteça, seria oportuno procurar um empréstimo a uma equipa que jogue de maneira semelhante. Acredito que o potencial de Gonzalo Plata é enorme, pelo que vê-lo ser desperdiçado seria um tremendo erro.

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Miguel Gato
Miguel Gatohttp://www.bolanarede.pt
Há muitos anos que o Miguel tem contacto com o futebol. Desde tenra idade habituado ao nervoso miudinho causado pelo desporto rei, Alvalade acabou por se tornar o palco principal do teatro dos seus sonhos. Jovem aspirante a jornalista e apaixonado pela área da comunicação, escolheu a ESCS para tirar a sua licenciatura. Agora, pretende ganhar asas e rumar até novos palcos.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Gala Dragões de Ouro do FC Porto: eis todos os vencedores

A Gala dos Dragões de Ouro decorreu esta segunda-feira para premiar várias figuras do universo do FC Porto. Eis todos os vencedores.

Rodrigo Mora é o Futebolista do Ano do FC Porto: «Só falta concretizar um sonho, ser campeão e festejar nos Aliados»

Rodrigo Mora venceu o prémio de Futebolista do Ano do FC Porto. Jovem português apareceu em palco de forma original.

Serie A: Jamie Vardy bisa e Cremonese surpreende na casa do Bolonha

O Cremonese venceu fora de casa o Bolonha por 3-1 na jornada 13 da Serie A. Jamie Vardy destacou-se com bis.

Tudo aconteceu ao Arouca e o Braga goleou na Primeira Liga: Desde expulsão, auto-golos e chapéu

O Braga goleou fora de casa o Arouca por 4-0 na jornada 12 da Primeira Liga. Jogo contou com vários momentos.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas revela aumento do número de sócios e ainda atira: «É por causa dessa força que o FC Porto continua a incomodar tanta...

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, falou sobre vários temas no discurso inicial da Gala dos Dragões de Ouro.

André Villas-Boas recorda época passada, chegada de Farioli e presente: «Os sinais dados até agora são encorajadores»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, falou sobre vários temas no discurso inicial da Gala dos Dragões de Ouro.

André Villas-Boas recorda Pinto da Costa, Jorge Costa, Diogo Jota e André Silva: «Estas perdas doem»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, recorda com saudades algumas figuras ligadas ao clube que morreram nos últimos meses.