Sporting CP | Gonzalo Plata é um talento que não encaixa?

- Advertisement -

Gonzalo Plata completou, recentemente, 20 anos de vida. É um jovem internacional A pelo Equador e considerado uma das maiores promessas do país sul-americano. Porém, parece que o seu espaço na equipa principal do Sporting CP não está bem definido. O jovem conta com a participação em cinco partidas, somando apenas 65 minutos em campo.  

O equatoriano tem a preferência de jogar como extremo direito. A sua jogada característica é de receber a bola na linha lateral do campo e transportá-la para zonas interiores do terreno. É um jogador que desequilibra sobretudo pela sua velocidade e agilidade. Apesar de se demonstrar trabalhador em campo e com os olhos sempre postos na baliza, necessita de limar algumas arestas no seu jogo, sobretudo na decisão no último terço.

Com a chegada de Rúben Amorim ao reduto do leão, e com a ausência de extremos na tática implementada, Gonzalo Plata começou por ser utilizado na posição mais à direita dos três da frente. Notaram-se algumas dificuldades no seu jogo, visto que quando este recebe a bola já está no corredor central, ao contrário da sua jogada característica (acima descrita) que o beneficia mais.

Mais recentemente, foi testado a ala esquerdoposição onde Nuno Mendes é dono e senhor do lugar. Com Gonzalo Plata a fazer o corredor todo, a sua velocidade e capacidade de recuperar no momento defensivo podem ser características a ter em conta. Apesar disto, não creio que será a jogar aqui que poderá maximizar o seu potencial. 

A grande vantagem de ter jogadores jovens no plantel é o facto de serem mais fáceis de moldar. Cabe ao treinador leonino encontrar as melhores soluções mediante o seu sistema de jogo e os atletas que tem à disposição.  

Creio que é primordial definir a posição que vai ao encontro das características de Gonzalo Plata. Seja a avançado ou a ala, é importante que o atleta tenha minutos de jogo para ganhar ritmo e se habituar às tarefas pretendidas. Caso não aconteça, seria oportuno procurar um empréstimo a uma equipa que jogue de maneira semelhante. Acredito que o potencial de Gonzalo Plata é enorme, pelo que vê-lo ser desperdiçado seria um tremendo erro.

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Miguel Gato
Miguel Gatohttp://www.bolanarede.pt
Há muitos anos que o Miguel tem contacto com o futebol. Desde tenra idade habituado ao nervoso miudinho causado pelo desporto rei, Alvalade acabou por se tornar o palco principal do teatro dos seus sonhos. Jovem aspirante a jornalista e apaixonado pela área da comunicação, escolheu a ESCS para tirar a sua licenciatura. Agora, pretende ganhar asas e rumar até novos palcos.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Já são conhecidos os onzes iniciais do Arouca x Sporting para a Primeira Liga

O Sporting enfrenta fora de casa o Arouca na jornada 19 da Primeira Liga. Vê os onzes iniciais das duas equipas.

Fechado: Ángel Alarcón deixa FC Porto neste mercado e já tem destino

O FC Porto vai emprestar Ángel Alarcón ao Utrecht num negócio com opção de compra. Dragões renovam ainda o contrato do jovem.

Bayern Munique sofre primeira derrota da temporada diante do Augsburgo: Eis os resultados desta tarde na Bundesliga

Na 19.ª jornada da Bundesliga, o Bayern Munique foi derrotado por 2-1 na receção ao Augsburgo e o Hoffenheim bateu o Eintracht Frankfurt por 3-1.

Portugal derrotado pela França no Europeu de Andebol

Portugal perdeu este sábado com a França por 46-38 na segunda jornada da Main Round do Europeu de Andebol.

PUB

Mais Artigos Populares

João Nuno preparado para o embate com o Benfica: «Vamos lá para competir e estou muito motivado»

João Nuno fez a antevisão ao encontro entre o Estrela da Amadora e o Benfica, no próximo domingo, num jogo a contar para a 19.ª jornada da Primeira Liga.

Portugal goleia Itália na abertura do Europeu de Futsal

Este sábado, no primeiro jogo do Europeu de Futsal, Portugal venceu Itália por 4-2, com um bis de Kutchy.

Benfica sobre o que se passou no Seixal: «Conversa decorreu num ambiente de enorme respeito, cordialidade e espírito construtivo»

O Benfica fez um comunicado oficial sobre a deslocação de cerca de 200 adeptos ao Benfica Campus. Eis a situação.