📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sporting CP | Gonzalo Plata é um talento que não encaixa?

- Advertisement -

Gonzalo Plata completou, recentemente, 20 anos de vida. É um jovem internacional A pelo Equador e considerado uma das maiores promessas do país sul-americano. Porém, parece que o seu espaço na equipa principal do Sporting CP não está bem definido. O jovem conta com a participação em cinco partidas, somando apenas 65 minutos em campo.  

O equatoriano tem a preferência de jogar como extremo direito. A sua jogada característica é de receber a bola na linha lateral do campo e transportá-la para zonas interiores do terreno. É um jogador que desequilibra sobretudo pela sua velocidade e agilidade. Apesar de se demonstrar trabalhador em campo e com os olhos sempre postos na baliza, necessita de limar algumas arestas no seu jogo, sobretudo na decisão no último terço.

Com a chegada de Rúben Amorim ao reduto do leão, e com a ausência de extremos na tática implementada, Gonzalo Plata começou por ser utilizado na posição mais à direita dos três da frente. Notaram-se algumas dificuldades no seu jogo, visto que quando este recebe a bola já está no corredor central, ao contrário da sua jogada característica (acima descrita) que o beneficia mais.

Mais recentemente, foi testado a ala esquerdoposição onde Nuno Mendes é dono e senhor do lugar. Com Gonzalo Plata a fazer o corredor todo, a sua velocidade e capacidade de recuperar no momento defensivo podem ser características a ter em conta. Apesar disto, não creio que será a jogar aqui que poderá maximizar o seu potencial. 

A grande vantagem de ter jogadores jovens no plantel é o facto de serem mais fáceis de moldar. Cabe ao treinador leonino encontrar as melhores soluções mediante o seu sistema de jogo e os atletas que tem à disposição.  

Creio que é primordial definir a posição que vai ao encontro das características de Gonzalo Plata. Seja a avançado ou a ala, é importante que o atleta tenha minutos de jogo para ganhar ritmo e se habituar às tarefas pretendidas. Caso não aconteça, seria oportuno procurar um empréstimo a uma equipa que jogue de maneira semelhante. Acredito que o potencial de Gonzalo Plata é enorme, pelo que vê-lo ser desperdiçado seria um tremendo erro.

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Miguel Gato
Miguel Gatohttp://www.bolanarede.pt
Há muitos anos que o Miguel tem contacto com o futebol. Desde tenra idade habituado ao nervoso miudinho causado pelo desporto rei, Alvalade acabou por se tornar o palco principal do teatro dos seus sonhos. Jovem aspirante a jornalista e apaixonado pela área da comunicação, escolheu a ESCS para tirar a sua licenciatura. Agora, pretende ganhar asas e rumar até novos palcos.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jan Vertonghen recorda passagem pelo Benfica e antevê duelo decisivo com o Ajax: «Quem perder está fora»

Jan Vertonghen, que representou Ajax e Benfica, falou sobre o momento complicado dos neerlandeses e recordou os dois anos que passou na Luz, numa fase marcada pela pandemia e por instabilidade desportiva.

Cristiano Ronaldo reage ao apuramento de Portugal para a final do Mundial Sub-17

Cristiano Ronaldo reagiu ao apuramento de Portugal para a final do Mundial Sub-17, depois da vitória contra o Brasil.

Ruben Amorim: «Não estamos lá, nem perto de onde precisamos de estar para lutar pelas primeiras posições nesta liga»

Ruben Amorim falou com os jornalistas depois do encontro entre o Manchester United e o Everton, para a Premier League.

Pisa falha vitória histórica aos 90+5 e Como 1907 arrasa o Torino e sobe ao sexto lugar

A 13.ª jornada da Serie A trouxe golos e um resultado inesperado em Turim. O Pisa ficou a segundos de uma vitória histórica fora de casa, enquanto o Como 1907 aplicou uma goleada ao Torino, saltando para os lugares europeus.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Varela recorda passagem pelo Benfica: «Senti-me desmoralizado»

Bruno Varela aproveitou a deslocação do Benfica a Amesterdão para recordar os tempos em Lisboa e no Ajax, numa conversa onde falou com nostalgia.

Espanyol vence o Sevilha por 2-1 e sobe ao sexto lugar da La Liga

O Espanyol recebeu e venceu o Sevilha por 2-1, em jogo da 13.ª jornada da La Liga. A equipa catalã continua a surpreender e salta para os lugares europeus.

Derrota do Manchester United provoca fim de marca estabelecida por Roberto Martínez

O Manchester United perdeu frente ao Everton na noite desta segunda-feira por uma bola a zero, para a Premier League.