Sporting CP: O fracasso da missão na Pedreira

    O Sporting CP inaugurou o campeonato com uma partida muito difícil, frente ao Sporting Clube de Braga. O resultado do jogo, que ditou um empate a três bolas, demonstra isso mesmo. Mas o que falhou em Braga?

    Neste artigo darei a minha opinião e farei uma pequena análise, de trás para a frente, sobre aquilo que eu acho que esteve menos bem na deslocação dos leões à Pedreira.

    Comecemos pelo homem que assumiu a baliza. Antonio Adán. O meu último artigo incidiu precisamente sobre esta questão. Adán lesionou-se na pré-temporada e gerou-se uma onda de incertezas sobre quem iria abrir o campeonato na baliza, ou o guarda-redes espanhol, ou o contratado Franco Israel.

    Adán foi o escolhido de Rúben Amorim, sendo que, pela grande segurança que o guarda-redes experiente dá, acabo por perceber a opção do treinador. No entanto, Adán, como era de esperar, pelo menos a mim, passou uma ideia de não estar a cem por cento e, muito provavelmente, jogou todo ligado para não sentir dores.

    6. The main event of the opening weekend has lived up to its billing in an instant classic — Sporting and Braga share the spoils in a 3-3 draw. pic.twitter.com/teTjce2gMG

    — Zach Lowy (@ZachLowy) August 8, 2022

    Não teria sido mais prudente apostar em Franco Israel, que se mostrou numa boa forma (e grande potencial) durante a pré-época? Arriscava-se jogar com um guarda-redes jovem e que, provavelmente, não está ainda muito interiorizado no plantel, mas prevenia-se uma eventual lesão, mais grave, de Adán.

    Damos dois passos à frente. Amorim não mudou o seu esquema e jogou com cinco defesas. Porém, sem mudar rigorosamente nada, a defesa foi o que mais falhou no jogo. Parecia que estavam a jogar pela primeira vez juntos. Não parecia haver comunicação entre a defesa, não havia química nem ligações verdes.

    Porro, fugiu à regra e, no meu entender, foi o melhor da defesa leonina, sendo que não percebi o porquê da sua saída, visto que foi o que se apresentou no melhor nível. Coates não assumiu o papel do líder da linha defensiva, Gonçalo Inácio parecia tremer e Matheus Reis teve momentos bons, mas outros maus. Nuno Santos, tal como Porro, esteve bem, não só pelo golo, mas também pela vontade que demonstrou em campo.

    Relativamente às entradas de Esgaio e St. Juste, não tenho muito a dizer. St. Juste fez uma estreia razoável, mas ainda tem de se habituar ao futebol português.

    Em relação a Esgaio, foram muitos os adeptos que lhe caíram em cima pelo terceiro golo. Acho que antes de apontar o dedo, seja a quem for, há que perceber bem o que se passou. Neste lance eu partilho a opinião de um grande amigo meu.

    Como se trata do nosso clube apontamos logo o dedo ao nosso, desvalorizando o mesmo e esquecendo todo o decorrer do lance. Foi o que aconteceu com Esgaio. Antes de dar desmérito ao nosso jogador, há que dar mérito ao atacante do Sporting de Braga, que teve a capacidade de, entre dois jogadores leoninos, arrancar e aproveitar o espaço deixado por Esgaio. Esteve melhor, apenas isso.

    No miolo foi onde o jogou foi mais constante. Quer Morita, quer Matheus Nunes, quer Ugarte estiveram bem. Morita fez um jogo muito interessante. Matheus jogou da forma como já nos acostumou, uma autêntica besta dentro de campo, e Ugarte, também como Adán, fez o que pode dentro dos possíveis. Nada a apontar.

    Em relação aos homens mais dianteiros julgo que o que falhou foi o momento de decisão. Paulinho não esteve ao nível que um jogador do Sporting exige, mesmo no sentido de fazer jogar, a baixar e a ligar com os colegas, como costuma fazer. Muito apagado.

    Sporting
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Pote tentou a sua sorte, ficando o esforço. Trincão não esteve mal contra a sua antiga equipa, mas no que mais falhou foi no momento da decisão. O extremo desbloqueava bem, mas na altura da verdade acabava sempre por decidir mal. Esperemos que melhore nesse aspeto, mas continue liberto e com a ginga que apresentou.

    Resta-me apenas falar em Rochinha e Marcus Edwards. Rochinha foi, no meu entender, o suplente que entrou com mais vontade. Notava-se que pretendia mudar o jogo, para além de querer mostrar a Amorim que pode contar com ele, mais do que se pensa. Exemplo disso, foi o seu trabalho no terceiro golo.

    Por outro lado, Marcus Edwards, que apontou o terceiro golo do Sporting, parece que entrou meio adormecido. Recordo-me de falhar alguns passes e de não estar ao seu melhor nível. Num jogo onde se pretendia que todos dessem 100 para frente e 200 para trás, o inglês pouco ou nada ajudou na defesa, apesar de esse não ser o seu papel.

    Resta agora esperar que, no regresso a Alvalade, o Sporting melhore em todos estes aspetos, quer na defesa, quer no ataque. A receção ao Rio Ave não vai ser fácil, dado que o emblema do norte também vem de um empate e vai fazer pelos três pontos.

     

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para geral@bolanarede.pt. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    João Filipe Marques
    João Filipe Marqueshttp://www.bolanarede.pt
    O João Marques é natural da ilha Terceira. Desde cedo manifestou um gosto especial pelo desporto. Com o crescimento surgiu o gosto pela escrita e a vontade de transmitir informação. Decidiu juntar o útil ao agradável e acabou por aventurar-se pela FCSH – Nova Lisboa, onde se licenciou em Ciências da Comunicação. Regressou à Terceira e encontra-se a estagiar no jornal local, o Diário Insular. Entra no projeto com grande vontade de escrever sobre o desporto rei e sobre o seu grande amor, a turma verde e branca.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    José Gomes e Marco Rose são alternativas a Vítor Bruno para assumir o Al Ahly

    Vítor Bruno é um dos favoritos a assumir o comando técnico do Al Ahly. Marco Rose e José Gomes também estão na lista egípcia.

    Federação Inglesa retira cartão vermelho a Evanilson: Ex-FC Porto viu castigo contra Ruben Amorim

    Evanilson levou cartão vermelho no Bournemouth x Manchester United. Federação Inglesa do Futebol retirou castigo.

    Bayern Munique perto de fechar alvo do Benfica por 20 milhões de euros

    O Bayern Munique está muito perto de fechar a contratação de Felipe Loyola. Médio do Independiente em destaque no mercado.

    Equipa de arbitragem do Estoril Praia x Benfica com mudança de última hora

    Vanessa Gomes foi integrada na equipa de arbitragem do Estoril Praia x Benfica. Árbitra substitui Hugo Coimbra no VAR.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Vitinha foi o melhor em campo no Arsenal x PSG e entrega prémio a Donnarumma

    O PSG venceu esta terça-feira o Arsenal por 1-0 na primeira mão das meias finais da Champions League. Vitinha foi eleito o melhor em campo.

    Mikel Arteta após Arsenal 0-1 PSG: «Temos de fazer algo especial em Paris»

    O Arsenal perdeu esta terça-feira com o PSG por 1-0 na primeira mão das meias finais da Champions League. Eis a análise de Mikel Arteta.

    Luis Enrique e o Arsenal x PSG: «0-1 é bom, mas tudo está no ar»

    O PSG venceu esta terça-feira o Arsenal por 1-0 na primeira mão das meias finais da Champions League. Eis a análise de Luis Enrique.

    Liverpool quer receber 50 a 55 milhões de euros por Diogo Jota

    Diogo Jota tem sido muito associado a uma saída do Liverpool. Reds querem 50 a 55 milhões de euros pelo internacional português.

    Tomás Araújo deve falhar Mundial de Clubes 2025: Eis o plano e o tempo de paragem previsto

    Tomás Araújo lida com uma situação de sobrecarga de jogos. Defesa do Benfica deve parar no final desta temporada.

    Anderlecht anuncia a contratação do jovem Mihajlo Cvetkovic

    O Anderlecht anunciou a contratação do jovem avançado sérvio Mihajlo Cvetkovic. O jogador de 18 anos chega ao clube belga oriundo do Cucaricki da Sérvia.

    Jason Kidd, lenda da NBA, entra no grupo de investidores do Everton

    Jason Kidd, lenda da NBA e atual treinador dos Dallas Mavericks, entrou no grupo de investidores que é dono do Everton.

    Moçambique anuncia Nadir Narotam como novo selecionador de futsal

    Moçambique anunciou Nadir Narotam como o novo selecionador nacional de futsal. O técnico de 40 anos irá acumular as funções de selecionador com as de treinador da Liga Desportiva de Maputo.

    Tondela pode garantir subida à Primeira Liga já na próxima jornada: eis as contas

    O Tondela pode assegurar a subida de divisão já na próxima jornada da Segunda Liga. O cenário pode concretizar-se mediante dois resultados.

    Erik ten Hag apontado como sucessor de Xabi Alonso no Bayer Leverkusen

    O Bayer Leverkusen já definiu o sucessor de Xabi Alonso, caso o técnico espanhol deixe a equipa. Erik ten Hag é um candidato sério.