Sporting CP | Rúben Amorim: um discurso de loser

É verdade que os pupilos de Rúben Amorim conseguiram uma importante vitória em Portimão. Todavia, a sua performance esteve muito longe do nível que se pretende para um clube grande. Com efeito, a inércia em controlar o jogo, após 20 minutos iniciais de grande domínio, poderiam ter custado caro perante um outro adversário que não um frágil Portimonense SC, despromovido na época passada. 

De facto, estas vitórias vão acontecendo porque o nível médio das equipas do campeonato português é muito fraco – e é preciso que se diga isto -, pois há muitos intelectuais do futebol que, não fazendo ideia do futebol que é praticado nas grandes ligas europeias, julgam que a nossa liga é muito competitiva.

Isto deveria ser motivo de preocupação para Rúben Amorim enquanto treinador que orienta todos os dias o treino dos jogadores e define a estratégia a ser empregue em campo. No entanto, as últimas declarações públicas de Rúben Amorim têm sido surreais.

Dizia ele, em antevisão ao último jogo dos leões, que os adeptos desistiram do Sporting CP, como se a culpa pelo descalabro que foi a prestação da equipa frente aos austríacos fosse dos adeptos. Um processo defensivo lastimoso, uma saída de bola deplorável e um ataque que está muito dependente de rasgos individuais como aconteceu em Portimão não serão culpa do treinador?

Com efeito, se alguém desistiu da equipa, como ele diz, não foram os seus adeptos, mas sim o próprio treinador.

Ganhar a uma equipa que, em condições normais, estaria na segunda divisão é mais do que obrigatório e nunca motivo de regozijo. Mais, em virtude da sua dimensão e história, o Sporting CP tem sempre obrigação de lutar pelo campeonato, ainda para mais numa época em que tem um plantel melhor que o da época passada e que jogará de “domingo a domingo”.

Pior do que esse regozijo inglório é o discurso relapso do treinador que parece procurar mentalizar os sportinguistas de que o objectivo é o terceiro lugar e de que o Sporting CP não tem as mesmas “armas” do que SL Benfica e FC Porto (só pode estar a referir-se às “armas” fora das quatro linhas).

Na antevisão do jogo diante do Portimonense FC, Rúben Amorim discursou e os adeptos manifestaram o seu descontentamento

Que conversa é esta? Admite-se que um treinador, sendo adepto de um clube rival, fale do Sporting CP a um nível baixíssimo e, por consequência, nos remeta para o lugar classificativo que esse clube rival sempre achou que devíamos estar? E que mensagem é passada à equipa e , sobretudo, aos mais jovens? 

Esta conversa só vem exacerbar o loserismo de muitos, que é crónico para alguns, que defendem as escolhas da actual direcção. Noutros clubes, até mais pequenos, isto nunca aconteceria. 

O problema, diz Rúben Amorim, foi ter passado muitos anos no outro clube da 2.ª circular e que há coisas que nos distanciam dos outros rivais.  

Há, sim. Desde logo, contratar um treinador-estagiário por dez milhões, que, entretanto, já se tornaram em 15, a um clube que utiliza o Sporting CP para se meter em bicos de pés.  

Se o treinador entende que a sua equipa é assim tão inferior, porque é que não se demite? O que é que veio fazer para Alvalade? Um treinador que quisesse realmente ganhar não viria a público dizer estas incúrias e até se recusaria a trabalhar com a entourage que governa a estrutura do futebol leonino. 

No fundo, Rúben Amorim está a viver um dream job: é o segundo treinador com melhor salário e vai serenamente fazendo o seu estágio de treinador, sem grande pressão dos adeptos para ganhar e sem qualquer exigência por parte de uma Direção que apostou nele todas as fichas e que nunca se poderá atrever a despedi-lo.  

Artigo revisto por Mariana Plácido

Pedro Miguel Martins
Pedro Miguel Martinshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é licenciado em Direito e é advogado com prática no Direito do Desporto. Oriundo do Bairro de Alvalade, em Lisboa, é um fervoroso amante do Sporting CP, embora também tenha um carinho especial pelo Ericeirense. Adora assistir jogos de futebol pela Europa. Sonha em conhecer os grandes palcos do futebol sul-americano.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica decide futuro de Leandro Santos que conta com alguns interessados

Leandro Santos vai continuar no plantel do Benfica. Lateral direito conta com alguns interessados no seu empréstimo.

Exclusivo: Sporting garante as contratações de Ashley Barron e Mackenzie Cherry

O Sporting fechou as contratações de Ashley Barron e Mackenzie Cherry. As duas jogadoras vão juntar-se ao plantel de Micael Sequeira.

Sporting quer dar recompensa a Morten Hjulmand quando o mercado fechar

O Sporting está contente com a postura de Morten Hjulmand neste mercado de verão. Capitão terá recompensa no final da janela.

FC Porto define mais 2 posições a reforçar neste mercado de verão

O FC Porto está a realizar o maior investimento da sua história neste mercado. Dragões querem reforçar defesa e meio-campo.

PUB

Mais Artigos Populares

Ana Borges já reagiu à grave lesão no Benfica: «Nem sempre a vida segue o rumo que idealizamos»

Ana Borges sofreu uma rutura do ligamento anterior do joelho esquerdo. Internacional portuguesa já reagiu à lesão grave.

Decisão tomada: Luís Filipe Vieira vai mesmo ser candidato à presidência do Benfica

Luís Filipe Vieira vai mesmo ser candidato à presidência do Benfica. Ex-líder das águias prepara-se para oficializar candidatura.

Sporting já partiu para estágio em Penafiel: Eis o plano

O Sporting vai realizar um estágio de pré-temporada em Penafiel. Leoas já partiram e cumprem estágio até 8 de agosto.