Sporting CP x GD Chaves | Leões querem evitar triunfo histórico dos flavienses

Primeira liga, 4ª jornada: Sábado, 20:30, 27 de agosto de 2022

ANTEVISÃO: AMORIM ESPERA A PRIMEIRA VITÓRIA DE UMA LONGA SEQUÊNCIA

Sporting CP e GD Chaves entram em campo à quarta jornada com o mesmo número de pontos somados: quatro.

Os recém-promovidos à primeira liga começaram a edição de 2022/2023 da Liga Portugal com uma derrota (0-1) em casa frente ao Vitória SC, tendo reagido de imediato fora de portas contra o CS Marítimo com uma vitória (1-2). Na jornada anterior empataram a uma bola em Trás-os-Montes no embate com o FC Vizela.

O vice-campeão de 21/22 entrou na presente edição da Liga Portugal com uma igualdade frente ao SC Braga no Minho. O primeiro encontro em casa culminou com a primeira vitória contra o também recém-promovido Rio Ave FC. A derrota deu-se no último encontro no Estádio do Dragão (3-0).

Se atendermos à estatística dos últimos cinco encontros entre estas formações, algo que podemos esperar é golos, e de ambos os lados. Há muita ambição de ambas as partes. Os transmontados vêm a Alvalade à procura de fazer história – vencer pela primeira vez em casa dos leões. Os de verde e branco precisam de, como disse Rúben Amorim na antevisão do jogo, “vitórias atrás de vitórias” para encarrilhar e aos poucos posicionar-se novamente na luta pelo título de campeão nacional.

O Sporting não vai poder contar com Daniel Bragança, Paulinho, Jovane que levou um toque no treino e Porro, expulso no Dragão. Do lado do Chaves, Rodrigo Moura está lesionado e João Teixeira cumpre castigo. Nwankwo Obiora está em dúvida.

A mediar os acontecimentos vai estar André Narciso da Associação de Futebol de Setúbal.

10 DADOS RÁPIDOS:

  1. Sporting CP e GD Chaves não se defrontam desde 2019;
  2. Nos últimos cinco encontros entre leões e flavienses, os de verde e branco venceram sempre;
  3. Nos últimos cinco embates houve sempre golos de ambas as equipas;
  4. De todas as vezes que o Sporting CP recebeu o GD Chaves para a liga portuguesa, nunca perdeu e empatou por três ocasiões num total de 16 partidas;
  5. No total de confrontos entre as duas equipas (35) a formação leonina soma 71 golos marcados. O conjunto de Trás-os-Montes leva 32 tiros certeiros;
  6. A vitória mais expressiva dos de verde e branco em casa frente aos flavienses foi um 5-0 na época de 1992/1993, em jogo a contar para o campeonato;
  7. O maior triunfo do Chaves frente ao Sporting foi um 3-2 na temporada 1997/1998, para a liga portuguesa;
  8. Os resultados mais comuns no reduto dos leões entre as duas equipas, e que se repetiram por três vezes, são o 3-0 e o 4-1;
  9. O melhor marcador de sempre da formação de Alvalade frente ao conjunto transmontano é Bas Dost, com 12 golos em seis jogos.
  10. Do lado da formação flaviense, Rudi é o jogador que mais golos apontou contra os verdes e brancos, com dois golos em cinco embates;

 

JOGADORES A TER EM CONTA

Sporting CP Primeira Liga
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Pedro Gonçalves (Sporting CP) – Pote leva três golos em três jogos. Só não marcou no jogo em que o conjunto verde e branco não conseguiu fazer balançar as redes. Tem tido um início de campeonato prometedor e espera-se que com a falta de profundidade no plantel deveras preponderante, tanto com golos como com assistências e a fazer chegar a bola aos seus companheiros do ataque.

João Mendes (GD Chaves) – Com João Teixeira de fora fica a cargo de João Mendes o meio-campo dos transmontanos. O médio de 27 anos vai ter de assumir as despesas do jogo e comandar a formação flaviense neste jogo que pode ser histórico para o conjunto de Trás-os-Montes.

 

XI’S PROVÁVEIS

Sporting CP (3-4-3): Adán; Inácio, Coates, Matheus Reis; Esgaio, Ugarte, Morita, Nuno Santos; Pedro Gonçalves, Marcus Edwards e Francisco Trincão.

Treinador: Rúben Amorim

“Temos de voltar às vitórias. Sabemos os pontos fortes do Chaves. Olhamos para isto como um jogo da Liga dos Campeões, estamos focados.”

GD Chaves (4-1-4-1): Paulo Vítor; João Correia, Steven Vitória, Nélson Monte, Bruno Langa; Kevin; Bernardo Sousa, João Mendes, Guima, João Batxi; Héctor Hernández.

Treinador: Vítor Campelos

“Queremos deixar uma boa imagem, pôr em campo aquilo que é o nosso modelo de jogo, a nossa identidade, uma equipa que quer ter bola, que quer um jogo ofensivo e fazer tudo para tentar ficar com os três pontos. É certo que o Chaves nunca ganhou em Alvalade e, por isso, é ainda um fator maior de motivação para nós. Queremos fazer história”.

 

PREVISÃO DE RESULTADO: SPORTING CP 3-0 GD CHAVES
Miguel Amaral Rodrigues
Miguel Amaral Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Desde que se lembra que o Miguel joga à bola. Sentiu sempre uma ligação com a redondinha. Com 7 anos de idade começou a ir a Alvalade e desde então é raro falhar um jogo. Aos 13 iniciou a sua carreira no futebol federado. E para sua tristeza, há cerca de dois anos pendurou as botas. Mas não largou a maior paixão que tem na vida. Estuda jornalismo na ESCS e é por intermédio da comunicação que quer acompanhar o futebol daqui para a frente.

Subscreve!

Artigos Populares

PSG (que terminou o jogo com 9) elimina Bayern Munique do Mundial de Clubes 2025

O PSG bateu o Bayern Munique por duas bolas a zero, em jogo dos quartos de final do Mundial de Clubes 2025.

A reação de Alphonso Davies à lesão grave de Jamal Musiala

Alphonso Davies reagiu em direto à lesão de Jamal Musiala. O jogador foi substituído ao intervalo do Bayern x PSG.

Lúcia Alves: «Portugal tem as suas forças, Itália também e vamos encarar este jogo para ganhar»

Lúcia Alves esteve este sábado presente na sala de imprensa e realizou a antevisão da partida entre Portugal e a Itália.

Gil Vicente tenta empréstimo de avançado do Benfica

O Gil Vicente está interessado em garantir a contratação de Gustavo Varela. O jogador representa atualmente o Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Mauro Xavier contra adeptos do Benfica: «Quem põe o Benfica em risco não pode continuar a ter lugar no nosso clube»

Mauro Xavier admitiu que os adeptos do Benfica que fazem uso da pirotecnia deveriam ser castigados pela direção do clube.

Renato Sanches sai do Benfica: como foram os últimos anos do internacional português?

Renato Sanches viu o empréstimo ao Benfica ser terminado. O internacional português está assim de regresso ao PSG.

Foi flop no FC Porto e pode ser reforço de equipa da La Liga

José Campaña passou sem sucesso pelo FC Porto em 2014/15. O médio está livre no mercado, mas pode acabar por assinar pelo Levante.