Sporting CP X Portimonense SC: Leões procuram dar resposta positiva em Alvalade

LEÕES RECEBEM ALGARVIOS EM APUROS  

O Sporting CP recebe neste Domingo em Alvalade o Portimonense SC em jogo a contar para a 20ª jornada do campeonato. A partida ficará todavia marcada antes sequer de começar: uma hora antes do apito inicial realizar-se-á junto do “multidesportivo” um protesto de sócios e adeptos leoninos contra a administração Varandas.

À parte disso, no relvado de Alvalade irão defrontar-se duas equipas obrigadas, embora em contextos diferentes, a conseguir um bom resultado.

A derrota inglória em Braga manchada por uma arbitragem anedótica (para não adjectivar de outra maneira) ditou a perda do terceiro lugar na classificação. a turma de Silas terá que voltar às vitórias em casa na presença dos seus adeptos, neste que é o segundo jogo da era pós-Bruno Fernandes.

Infelizmente o universo sportinguista já pouco pode ambicionar nesta competição. O próprio presidente do Sporting Cp admitiu nas vésperas deste encontro vários erros no planeamento do plantel para a corrente época. Afinal aquele que no rescaldo do jogo da Supertaça dizia não estar preocupado com nada, afinal tinha e ainda tem motivos para estar.

E digo infelizmente porque estamos ainda no início da segunda volta do campeonato e o Sporting CP com apenas 32 pontos está já arredado até do segundo lugar. Enfim já que a glória é impossível, os Sportinguistas rogam ao plantel que lhes dê o esforço, a dedicação e a devoção.

Silas tem à sua disposição todos os jogadores do plantel com excepção de Luiz Phellype que sofreu uma grave lesão no jogo frente ao CS Marítimo.

Por sua vez, o Portimonense SC que ocupa o penúltimo lugar do campeonato com apenas 14 pontos vem com a difícil missão de sair da linha d’água. A formação algarvia vem de oitos jogos sem ganhar e de três derrotas consecutivas. Com efeito, a última vitória algarvia aconteceu em Portimão na recepção ao Famalicão FC no dia 30 de novembro.

Alvalade não será propriamente o cenário mais propício a um regresso às vitórias do Portimonense SC, todavia um bom resultado não deixará de ser um boost importante para a luta pela permanência. Na pior das hipóteses, a equipa algarvia poderá regressar a Portimão como último classificado.

Este será o terceiro duelo disputado entre leões e algarvios na época 2019-2020. Na primeira volta o Sporting CP venceu em casa do Portimonense SC por 3-1 e numa segunda deslocação ao Algarve em jogo a contar para a fase de grupos da taça da liga voltou a derrotar a equipa algarvia por 4-2.

COMO JOGARÁ O SPORTING CP

A saída do jogador mais influente da formação leonina para o Manchester United, Bruno Fernandes, obrigou Silas a reinventar o esquema tático de uma equipa que orbitava em torno do antigo capitão. O 4-3-3 manter-se-á com alguma certeza, mas com um meio campo diferente. Se é certo que Luciano Vietto é o jogador naturalmente mais susceptivel de fazer a vez Bruno Fernandes, também é certo que em Braga vimos um meio campo verde e branco composto por Wendel (opção indiscutível), Eduardo e Battaglia, ocupando o argentino uma posição mais recuada próxima dos centrais.

No eixo defensivo, apesar de Mathieu poder ser opção creio que Silas manterá o francês de fora por precaução, ocupando Neto o seu lugar a par com Coates. “Max” continuará a ser a aposta na baliza verde e branca. O lado direito da defesa pertence sem qualquer dúvida a Ristovski enquanto que a lateral esquerda poderá pertencer a Borja, que nos últimos jogos apresentou algum rendimento, para que Silas possa aproveitar Acuña no corredor esquerdo do ataque, fazendo Rafael Camacho o lado oposto.

O ponta de lança será sem surpresa alguma Sporar para quem a equipa terá de criar caudal ofensivo, sob pena de ficar subaproveitado na frente.

JOGADOR A TER EM CONTA

Fonte: UEFA Europa League

Andraz Sporar – O Sporting CP gritava por um ponta de lança com créditos e qualidade “imediata”. O esloveno chegou a Alvalade com a tarefa de mostrar imeditamente trabalho, ou seja, golos, pese embora tenha vindo de um campeonato que se encontrava parado.

A lesão de Luiz Phellype numa fase inicial do jogo frente ao CS Marítimo obrigou o avançado esloveno ainda sem ritmo de jogo a saltar do banco e a verdade é que ainda não somou nenhum golo (esteve perto de o fazer em Braga).

Todavia, Sporar tem deixado bons apontamentos nos últimos jogos, nomeadamente na forma como ganha aos adversários entre linhas. Faltou-lhe talvez maior ajuda dos seus colegas.

XI PROVÁVEL

4-3-3 – Luís Maximiano, Ristovski, Neto, Coates, Battaglia, Wendel, Luciano Vietto, Rafael Camacho, Marcos Acuña, Andraz Sporar.

COMO JOGARÁ O PORTIMONENSE

Novo treinador, novas ideias, mas os resultados negativos persistem. Bruno Lopes cumprirá o seu terceiro jogo no comando técnico dos algarvios com duas derrotas em dois jogos. A última exibição em casa frente ao CD Tondela foi no mínimo preocupante e comprometedora da ambição em permanecer na primeira liga.

Na visita a Alvalade e frente a um adversário mais poderoso na teoria como o é o Sporting CP, creio que Bruno Lopes não esquematizara a sua equipa no 4-2-3-1 que colocou em campo frente ao CD Tondela. Creio que técnico dos algarvios poderá optar por um 4-3-3, mais vocacionado para o jogo de contenção e tentar ganhar algum controlo do jogo. Neste contexto, no meio campo deverão alinhar os médios Bruno Costa e Fernando Medeiros com Pedro Sá a fazer a posição de “trinco”. No eixo ofensivo, e tendo em consideração o que foi o ataque algarvio no seu último jogo, teremos certamente um “trio” que tentará ganhar as costas dos Leões, composto pelos extremos Marlos Moreno e Aylton Boa Morte e pelo ponta de lança Jackson Martinez

A defesa alvinegra não deverá ter muitas surpresas: Ricardo Ferreira é o patrão da baliza e os centrais Luccas Possignolo e Jadson são titulares indiscutíveis no eixo central. O jovem nipónico Koki zanzai tem sido a aposta para preencher a lateral direita enquanto na lateral esquerda poderá estar o já conhecido Emma Hackman.

JOGADOR A TER EM CONTA

Fonte: Portimonense SC

Aylton Boa Morte – o extremo tem sido aposta regular no ataque algarvio e soma actualmente dois golos e quatro assistências. É claramente um jogador que marca a diferença pela positiva no plantel do Portimonense SC é que com certeza criará dores de cabeça na defesa leonina, sobretudo com as diagonais que gosta de protagonizar na grande área adversária.

XI PROVÁVEL

4-3-3 – Ricardo Ferreira, Koki Anzai, Lucas Possignolo, Jadson, Hackman, Pedro Sá, Bruno Costa, Fernando Medeiros, Marlos Moreno, Jackson Martinez, Aylton Boa Morte.

Foto de Capa: Carlos Silva/Bola na Rede

artigo revisto por: Ana Ferreira

Pedro Miguel Martins
Pedro Miguel Martinshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é licenciado em Direito e é advogado com prática no Direito do Desporto. Oriundo do Bairro de Alvalade, em Lisboa, é um fervoroso amante do Sporting CP, embora também tenha um carinho especial pelo Ericeirense. Adora assistir jogos de futebol pela Europa. Sonha em conhecer os grandes palcos do futebol sul-americano.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Azar volta a bater à porta: Jeremiah St. Juste novamente lesionado

Jeremiah St. Juste não entra nas contas de Rui Borges para a equipa principal do Sporting. O neerlandês lesionou-se num treino.

Victor Froholdt está em grande pelo FC Porto e é alvo de elogios: «Quando aos 19 anos já chamas a atenção de Mourinho é...

Victor Froholdt está a ser um dos destaques do FC Porto e foi alvo dos elogios do selecionador da Dinamarca, Brian Riemer.

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.

PUB

Mais Artigos Populares

Roony Bardghji estreia-se pela Suécia e elogia Hansi Flick: «É como um amigo, como um pai»

Roony Bardghji foi chamado pela primeira vez à seleção principal da Suécia e não poupou elogios a Hansi Flick, destacando a relação próxima que o treinador mantém com os jogadores.

Rodrygo fala sobre ser suplente no Real Madrid: «Temos de respeitar as decisões do treinador»

Rodrygo abordou o facto de ter começado alguns jogos no banco esta temporada. O avançado brasileiro garantiu que independentemente do tempo em campo, dará sempre o máximo pelo clube.

Lionel Messi despede-se de Jordi Alba: «Quem me vai passar para trás agora?»

Lionel Messi reagiu ao anúncio de final de carreira de Jordi Alba, o argentino deixou uma mensagem de agradecimento e amizade ao atual companheiro.