Sporting e a opinião manipulada

Por tudo isso, e por ainda não saber quem é o verdadeiro culpado das agressões, seja ele moral ou real, não sabendo se houve mesmo corrupção ou foi apenas um arrependimento pago, talvez bem mais que por dois ou três mil que andávamos a pagar, terei que ir pela observação do que melhorou ou não no nosso clube com a actual direcção. Tenho de tentar perceber o que de tão mau se efectivou no clube devido a estes últimos três meses no futebol, para colocar em causa um projecto que deu e continua a dar tantas conquistas nacionais e internacionais (se as modalidades não fossem realmente importantes num clube, como agora andam a tentar querer parecer, já ninguém apostava nas mesmas, estando já extintas). Portanto caberá a cada um chegar às suas conclusões, ainda que eu tenha consciência que para muitos o Sporting exista apenas aos fins de semana quando há jogo de futebol, para ir comer umas bifanas, beber umas “jolas”, insultar rivais, e poder sair dali com mais um motivo para poder humilhar os seus amigos adeptos do clube rival por mais uma semana. Ser do Sporting é muito mais que isso, aviso já, pelo menos para mim.

Essa manipulação que falei anteriormente não se resume a blogs e grupos, mas também à comunicação social portuguesa, até porque muitas vezes estes aproveitam matérias da blogosfera para fazer as suas matérias diárias, quando penso que deveria ser sempre ao contrário. Mas é o que temos actualmente, e é o caminho que quem manda nesses grupos de media escolheram, e só o futuro nos dirá se foi o certo. O modelo agora é lançar temas para perceber os que criam maior debate e poderem escolher o alvo preferencial. Por causa deste ruído em volta do Sporting, o alvo passou a ser o clube leonino, deixando, convenientemente, para segundo plano “emails” e “etoupeiras”. Ora, se eles já não falam muito disso, e vêem que o pessoal deixou de replicar e comentar, vão deixar mesmo de lançar notícias sobre o tema, e continuarão a insistir no Sporting enquanto isso lhes der audiência, likes, tags, referências, publicidade, no fundo. Aquele órgão social que tem no seu painel um palmelense, que estava praticamente falido, nunca deve ter tido um mês como o actual, e pode agradecê-lo a nós, e aos que nos querem ver extintos.

Têm que ser os sócios a resolver esta crise. Há que dar a palavra aos sócios
Fonte: Sporting Clube de Portugal

Isto tem de terminar, e têm de ser os verdadeiros sportinguistas a fazê-lo, não os que usam o clube como um meio para atingir um fim (veremos se em momento que poderíamos finalmente, depois de muitos anos, ficar com controlo total do clube, não ficaremos nas mãos de um accionista com interesses duvidosos – não, não estou a falar de bancos). E, para mim, isso só acontecerá com eleições antecipadas, que terão de acontecer, nem que seja para retirar força à oposição que se perfila no clube, e não deixará de lançar ataques até que os sócios legitimem mais uma vez quem eles querem efectivamente na frente do clube.

Entendo, no entanto, que, a haver eleições, deveria ser apenas após o início da época para que se possa, pelo menos, dar continuidade ao projecto que está implementado (que será sempre mais produtivo do que iniciar um novo em cima do joelho para a época que se está a começar). O presidente tem de se submeter ao escrutínio dos sócios (bem sei que está legitimado desse há bem pouco tempo e com uma esmagadora maioria) nem que seja para ter a ajuda dos sócios a limpar a casa, porque penso que será para isso mesmo que estas eleições serviriam. A oposição, tendo essa intenção, e como está a lutar apenas pelo bem do clube, deveria esperar para que a estruturação financeira estivesse concluída, e aí, optando mesmo assim por concorrer, estariam muito mais legitimados por estarem livres da imagem de se estarem a querer aproveitar apenas de o clube para o poder controlar e usar para objetivos próprios. Se avançarem depois da reestruturação, todos acreditarão que não criaram esta crise apenas para não perderem a sua quota.

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Frederico Varandas recusou proposta para ser CEO de clube da Arábia Saudita

Frederico Varandas declinou a chance de ser CEO de um clube saudita. Proposta chegou em julho e presidente do Sporting recusou, apesar das mais-valias salariais.

Fenerbahçe em vias de apresentar o sucessor de José Mourinho

O Fenerbahçe está prestes a confirmar a contratação de Domenico Tedesco como treinador principal. O técnico vai suceder a José Mourinho.

Imprensa turca garante que José Mourinho foi afastado do Fenerbahçe devido às declarações proferidas em Portugal

A imprensa turca está a avançar que José Mourinho foi afastado do comando do Fenerbahçe devido às declarações que teve na conferência de antevisão do jogo frente ao Benfica.

Zinédine Zidane prepara regresso aos treinos: técnico aponta a 2026

Zinédine Zidane está a preparar o regresso aos treinos. O técnico de 53 anos está a aguardar a vaga de selecionador de França.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica toma decisão quanto ao futuro de João Rego

O Benfica vai despromover João Rego à equipa B. Avançado vai passar a trabalhar às ordens de Nélson Veríssimo e jogar na Segunda Liga.

Jeremiah St. Juste pode continuar no Sporting até ao final de contrato: eis as novidades no plano do central

Jeremiah St. Juste quer continuar no Sporting até janeiro e tentar uma saída para a Bundesliga. Ainda assim, continuidade em Alvalade mais tempo não está descartada.

Lionel Scaloni rendido a Nicolás Otamendi: «Jogou lesionado contra a decisão do seu próprio clube»

Lionel Scaloni confessou que Nicolás Otamendi só jogou contra a Venezuela para se despedir dos adeptos. Central estava com pequena lesão.