Sporting: Europeísmo ou Sensatez

 

A parte boa: alguma crítica considera Jorge Jesus um treinador que despreza a Europa. Não encontro – num treinador que no passado, e num curto espaço temporal, levou uma equipa a duas finais da competição -, sustentação para esta ideia. A experiência de Jorge Jesus na competição traduz-se, por certo, numa mais valia para a forma de encarar as jornadas europeias, mesmo não tendo sido feliz a experiência no ano transato. Depois há a ditadura do sorteio, a resposta que alguns jogadores de segunda linha poderão dar e, ainda, a parte mais morosa do processo: a paciência para entender o que a competição nos dirá. Eu explico: é que torna-se fácil começar a elevar os ânimos numa competição deste tipo, caso as eliminatórias forem ficando para trás, enquanto o Sporting caminha para a frente. E, chegando aos quartos de final da Liga Europa, é impossível não acreditar. Até porque quem tem a Europa toda a tirar-lhe o chapéu depois de dois jogos de luxo contra o Real Madrid, pode perfeitamente ganhar a Taça.

Jorge Jesus tem em mãos a decisão sobre as prioridades futebolísticas do Sporting Fonte: Sporting CP
Jorge Jesus tem em mãos a decisão sobre as prioridades futebolísticas do Sporting
Fonte: Sporting CP

Agora, por seu turno, vamos à parte má: não tenho os dados estatísticos, mas arrisco que na realização de um inquérito aos sportinguistas, mais do que a maioria dos inquiridos preferia ser Campeão Nacional a vencer a Liga Europa. A não ser que se conquistasse as duas. Perante a bifurcação de hipóteses, os anos de jejum no Campeonato ditam que as forças devem ser direccionadas para a prova das provas, porque uma coisa é deter um plantel em força para uma competição, e outra é organizá-lo para jogos intercalados que aumentam cansaço e dão robustez ao calendário. Acresce-se ainda outra ideia: é forte a possibilidade de os adversários directos permanecerem na Liga dos Campeões. E confessando não existir qualquer réstia de rivalidade na seguinte análise, devo referir que sempre é maior a probabilidade, para uma equipa portuguesa, de sair mais cedo da Liga dos Campeões do que sair da Liga Europa, podendo resultar numa vantagem na calendarização alheia. E embora esta última parte pareça infértil para o sucesso do artigo, no que respeita a maratonas futebolísticas todos os dados contam.

Há, em suma, uma moeda de duas faces, que parece separar o lado emotivo do sportinguista que quer a equipa a lutar por conquistas em múltiplas frentes, do lado do outro sportinguista que não considera a divisão de esforços para além da luta pela conquista do Campeonato.

Foto de capa: Sporting Clube de Portugal

Ricardo Gonçalves Dias
Ricardo Gonçalves Diashttp://www.bolanarede.pt
O primeiro contacto do Ricardo com a Bola foi no futsal. Mais tarde passaria pelas camadas jovens do Oriental, esse gigante de Lisboa. O sonho acabou algum tempo depois e hoje lida bem com isso. E com a escrita também.                                                                                                                                                 O Ricardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe de José Mourinho: Avançado treina à parte e está em dúvida para o jogo com o Benfica

O Benfica vai enfrentar esta noite o Fenerbahçe no playoff da Champions League. Youssef En-Nesyri em dúvida para a partida.

Benfica x Fenerbahçe na Champions League: Quais são os onzes prováveis?

O Benfica enfrenta esta noite o Fenerbahçe no playoff da Champions League. Fica com os onzes prováveis da partida.

Substituto de Richard Ríos? Palmeiras de Abel Ferreira fecha médio da Premier League por 10 milhões de euros

O Palmeiras fecha a contratação de Andreas Pereira ao Fulham de Marco Silva. Operação a rondar os 10 milhões de euros.

Diogo Leite quer jogar em clube da Serie A que ofereceu 8 milhões de euros

A Fiorentina ofereceu 8 milhões de euros ao Union Berlin por Diogo Leite. Defesa português quer jogar no clube italiano.

PUB

Mais Artigos Populares

Antevisão EuroBasket 2025: O regresso de Portugal com ambição de surpreender

Portugal regressa esta semana ao palco principal do basquetebol europeu após 14 anos de ausência. Apesar do sorteio não ter sido amigo da Seleção Nacional, os adeptos lusos estão confiantes na passagem à próxima fase da competição, e têm razões para isso.

A hora da verdade | Benfica x Fenerbahçe

Após o empate na Turquia é altura de o Benfica receber o Fenerbahçe num jogo que promete, e muito, não só pelos intervenientes em campo como fora dele.

Nuno Borges arranca US Open com vitória clara frente a Brandon Holt

Nuno Borges entrou com o pé direito no US Open. O tenista português derrotou o norte-americano Brandon Holt na primeira ronda.