📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sporting Clube de Portugal | O clube dos pés descalços

- Advertisement -

“Se queres ver o Sporting tens de tirar os sapatos.”, este é o reflexo internacional que o Sporting transmite neste momento. E se não conhecêssemos o contexto até poderíamos pensar que seria um gesto mais nobre.

Os japoneses, por exemplo, acreditam que, ao impedirem que os sapatos entrem em casa, estão a evitar que energias impuras da rua quebrem a harmonia do lar. Tem também o significado de que os problemas e preocupações ficam na rua e não são transportados para casa.

Além disso, descalçar para entrar em algum lugar é um gesto de respeito – demonstra que não queres sujar o ambiente e que, assim como em um lugar sagrado, estás a ser humilde para despir os pés ao entrar no local. E por isso, em algumas religiões, para orarem é obrigatório descalçar.

Seria muito mais honroso e nobre para a direção do Sporting se fosse alguma destas razões que levassem a obrigar os sócios do clube a descalçar-se antes de entrarem na sua casa. Mas não, é tudo menos isso. E nem se pode dizer que estejam a ser zelosos e a promover a proteção do recinto e dos atletas, porque não estou a ver como alguém possa transportar um very-light, tocha, bola de golfe ou barras de ferro dentro de um sapato. No máximo transportariam uma bombinha de carnaval. Ou então houvesse uma conspiração concertada de um grande grupo que quisesse passar uma bomba desmantelada para poderem armar no interior no estádio.

A actual direcção continua a implementar medidas que afastam os associados de Alvalade
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Percebendo que nenhuma destas hipóteses possa parecer exequível, e que nem para alguém adepto das teorias de conspiração e perseguição colocaria possível tais possibilidades, só vejo uma razão para obrigar adeptos de todas as idades, raças e sexos a descalçarem-se. É só mais uma razão encontrada para humilhar os sócios e adeptos do Sporting. Mais uma medida para afastar os ainda fiéis adeptos e sócios leoninos.

É, se pensarmos bem, esta questão de descalçar os adeptos nunca poderia ser para que as más energias e os problemas ficassem na rua uma vez que esses estão todos lá dentro. Já entraram há algum tempo. E não parece haver nenhum gesto, de qualquer cultura conhecida, que consiga exorcizar o clube dessas impurezas, desses problemas, dessas preocupações.
Talvez porque quem dirige o clube não se tenha descalçado quando entrou em Alvalade.

Assim, sugiro que, quem dirige o clube de Alvalade, saia, lave bem os pés, e quando voltar, se voltar, se descalce como forma de respeito pelo lugar sagrado que vai frequentar e para, pelo sim, pelo não, deixar na rua todas as negatividades e impurezas que possa trazer nas solas dos seus sapatos engraxados e finos.

E, por favor, parem de humilhar quem mais ama o Sporting. Porque para além de ser mais um motivo de gozo para o nosso clube, só passa a imagem de clube de pés rapados ou de pés descalços. Mas talvez seja mesmo essa a ideia.

Foto de Capa: Carlos Silva/Bola na Rede

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

A mensagem de Feliz Natal de Cristiano Ronaldo: «Esperança que se renova»

Cristiano Ronaldo deixou uma mensagem de Feliz Natal nas redes sociais. O avançado português partilhou um vídeo com a família.

Ex-Benfica Dean Saunders elogia José Mourinho: «Ele é um génio, sabe como ganhar jogos de futebol e impedir que boas equipas joguem bem contra...

O antigo avançado do Benfica, Dean Saunders, fez uma avaliação sobre José Mourinho. O antigo internacional galês deixou vários elogios para o técnico dos encarnados.

Confirmado: Manchester United de Ruben Amorim quer Rúben Neves e já há contactos a decorrer

O Manchester United de Ruben Amorim está interessado em Rúben Neves. O clube da Premier League está em contactos para saber a viabilidade do negócio já em janeiro.

Vitinha abre porta a um regresso ao FC Porto no futuro: «Gos­tava imenso de vol­tar a jogar com esta cami­sola»

Vitinha assumiu que pretende voltar a jogar pelo FC Porto no futuro. O médio internacional português tem estado em destaque no PSG.

PUB

Mais Artigos Populares

Palmeiras de Abel Ferreira tem 2 jogadores referenciados para a nova época

O Palmeiras de Abel Ferreira já trabalha na nova temporada. A equipa orientada pelo técnico português quer Brenner e Marlon Freitas.

João Almeida revela a sua referência no Ciclismo e deixa mais elogios para Rui Costa: «Aprendi muito»

João Almeida foi entrevistado pelo Bola na rede e passou todo o seu ano em revista. O ciclista português deixou elogios para Rui Costa e revelou a sua referência na modalidade.

João Almeida recorda prestação na Vuelta: «Mesmo com azares, consegui fazer um bom resultado e bater o Vingegaard»

João Almeida foi entrevistado pelo Bola na rede e passou todo o seu ano em revista. O ciclista português recordou a sua prestação na La Vuelta.