📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sporting Clube de Portugal | O clube dos pés descalços

- Advertisement -

“Se queres ver o Sporting tens de tirar os sapatos.”, este é o reflexo internacional que o Sporting transmite neste momento. E se não conhecêssemos o contexto até poderíamos pensar que seria um gesto mais nobre.

Os japoneses, por exemplo, acreditam que, ao impedirem que os sapatos entrem em casa, estão a evitar que energias impuras da rua quebrem a harmonia do lar. Tem também o significado de que os problemas e preocupações ficam na rua e não são transportados para casa.

Além disso, descalçar para entrar em algum lugar é um gesto de respeito – demonstra que não queres sujar o ambiente e que, assim como em um lugar sagrado, estás a ser humilde para despir os pés ao entrar no local. E por isso, em algumas religiões, para orarem é obrigatório descalçar.

Seria muito mais honroso e nobre para a direção do Sporting se fosse alguma destas razões que levassem a obrigar os sócios do clube a descalçar-se antes de entrarem na sua casa. Mas não, é tudo menos isso. E nem se pode dizer que estejam a ser zelosos e a promover a proteção do recinto e dos atletas, porque não estou a ver como alguém possa transportar um very-light, tocha, bola de golfe ou barras de ferro dentro de um sapato. No máximo transportariam uma bombinha de carnaval. Ou então houvesse uma conspiração concertada de um grande grupo que quisesse passar uma bomba desmantelada para poderem armar no interior no estádio.

A actual direcção continua a implementar medidas que afastam os associados de Alvalade
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Percebendo que nenhuma destas hipóteses possa parecer exequível, e que nem para alguém adepto das teorias de conspiração e perseguição colocaria possível tais possibilidades, só vejo uma razão para obrigar adeptos de todas as idades, raças e sexos a descalçarem-se. É só mais uma razão encontrada para humilhar os sócios e adeptos do Sporting. Mais uma medida para afastar os ainda fiéis adeptos e sócios leoninos.

É, se pensarmos bem, esta questão de descalçar os adeptos nunca poderia ser para que as más energias e os problemas ficassem na rua uma vez que esses estão todos lá dentro. Já entraram há algum tempo. E não parece haver nenhum gesto, de qualquer cultura conhecida, que consiga exorcizar o clube dessas impurezas, desses problemas, dessas preocupações.
Talvez porque quem dirige o clube não se tenha descalçado quando entrou em Alvalade.

Assim, sugiro que, quem dirige o clube de Alvalade, saia, lave bem os pés, e quando voltar, se voltar, se descalce como forma de respeito pelo lugar sagrado que vai frequentar e para, pelo sim, pelo não, deixar na rua todas as negatividades e impurezas que possa trazer nas solas dos seus sapatos engraxados e finos.

E, por favor, parem de humilhar quem mais ama o Sporting. Porque para além de ser mais um motivo de gozo para o nosso clube, só passa a imagem de clube de pés rapados ou de pés descalços. Mas talvez seja mesmo essa a ideia.

Foto de Capa: Carlos Silva/Bola na Rede

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.

PUB

Mais Artigos Populares

Prenda de Natal para Pep Guardiola? Alvo do Manchester City custa 72 milhões de euros

Antoine Semenyo está a ser apontado ao Manchester City. O jogador pode custar aos ingleses 72 milhões de euros.

Já passou pelo Braga e deixa aviso ao Barcelona: «Um clássico é muito mais do que três pontos»

Roberto Fernández é um dos destaques do Espanyol. O próximo encontro dos catalães será frente ao Barcelona, o maior rival.

Um olhar tático sobre o Vitória SC x Sporting: nuances, superioridades no corredor central e variabilidade ofensiva dos leões

O domínio do corredor central e a dinâmica ofensiva definiram as chaves do triunfo do Sporting diante do Vitória SC.