Última horaManchester United pode provocar ‘terramoto’ no que diz respeito aos treinadores: eis o alvo dos red devils
Publicidade

Sporting Olímpico de Portugal | Tóquio 2020

Nuno Almeida · 4 min

Olímpico Patrícia Mamona
Foto: Comité Olímpico Internacional

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Terminaram os Jogos Olímpicos de Tóquio e, mais uma vez, os atletas leoninos acrescentaram mais duas medalhas ao espólio nacional.

Ainda que eles estivessem a representar as cores de Portugal, não deixam de ser atletas leoninos que conseguiram as marcas de qualificação, representando o seu clube.

Qualquer sportinguista que se preze deverá gostar de seguir este tipo de eventos, que celebra o que mais distingue o nosso clube dos outros: a diversidade desportiva. E, por isso, vejo com muita pena o encerramento de mais uns Jogos Olímpicos, e mais uma chama que se extingue, iniciando a sua caminhada para Paris.

O Sporting Clube de Portugal, como um dos clubes mais ecléticos do mundo, teria que ter atletas com qualidade suficiente para estarem entre os melhores dos melhores a lutar por medalhar e, para isso, 23 atletas leoninos conseguiram qualificar-se para os jogos em terras nipónicas.

Um clube que teve em Francisco Stromp o primeiro atleta português a competir nos Jogos Olímpicos, tinha que ter também o primeiro atleta nacional a ganhar uma medalha de ouro para o nosso país. Falamos de Carlos Lopes.

O Sporting, como clube português com mais participações olímpicas (21 em 29 possíveis), teria que ser também o clube com mais medalhas conquistadas para a equipa das quinas (11 medalhas, sendo duas de ouro, sete de prata e duas de bronze).

A história é-nos contada pelas medalhas de ouro de Carlos Lopes e Emmanuel Amunike, as de prata de Armando Marques, Carlos Lopes, Andrzej Juskowiak, Francis Obikwelu, Ionela Târlea, Emanuel Silva e Patrícia Mamona, e as de bronze de Rui Silva e Jorge Fonseca.

Os medalhados olímpicos do Sporting, nestes últimos jogos, foram então Patrícia Mamona e Jorge Fonseca, no Triplo Salto e Judo, respectivamente, mas outros atletas leoninos como Auriol Dongmo (quarto lugar – Lançamento do Peso) e João Vieira (quinto lugar – 50KM Marcha) ficaram muito perto das medalhas e, por isso, lhes foi atribuído um diploma olímpico.

Mais uma vez, os atletas leoninos ficaram no livro olímpico nacional ao contribuírem para a melhor participação portuguesa de todos os tempos nos jogos.

Agora questiono: Se os nossos atletas conseguem estes resultados com o baixo investimento que o clube faz nas modalidades, pelo menos as que não são de pavilhão, o que aconteceria se investíssemos em dar melhores condições de treino?

Bem sei que temos um projeto olímpico (Sporting Olympics) de que ouvimos falar sempre que se aproximam mais uns jogos, mas não entendi muito bem ainda o que, na prática, isso ajuda os nossos atletas.

Somos o clube que mais ganhou neste campo e mais contribuiu para que o país seja bem representado, mas quero que continue a ser por muitos mais anos. E, por isso, peço que o nosso clube mostre mais carinho pelo Atletismo, que tanto nos dá. E isolo o Atletismo por achar que é a modalidade mais esquecida, ainda que as outras também precisem de ser apoiadas.

Peço então que o nosso gabinete olímpico comece já a trabalhar para dar condições aos nossos atletas, de modo a que possam chegar a Paris com ainda mais hipóteses de lutar por medalhas.

Quero terminar dando os parabéns a todos os atletas do Sporting CP que estiveram presentes em Tóquio a representar os seus países. Estão de parabéns por terem lá chegado, independentemente de uma prova mais ou menos bem conseguida. Mostraram que tinham qualidade para estar entre os melhores, mas, como sempre, só pode ganhar um.

Felicito então os 23 atletas leoninos pelos resultados obtidos, entre eles*:

  • Patrícia Mamona – Triplo Salto – Medalha de Prata
  • Auriol Dongmo – Lançamento do Peso – Quarto Lugar
  • João Vieira – 50 Km Marcha – Quinto Lugar
  • Tiago Pereira – Triplo Salto – 16º Lugar
  • Evelise Veiga – Triplo Salto – 19º Lugar
  • Lorene Bazolo – 200 m – Meias-finais (Sétima da série 1)
  • Cátia Azevedo – 400 m – Meias-finais (Sétima da série 3)
  • Irina Rodrigues – Lançamento do Disco – 25º Lugar
  • Carla Salomé Rocha – Maratona – 30º Lugar
  • Catarina Ribeiro – Maratona – 70º Lugar
  • Lorene Bazolo – 100 m – Primeira Eliminatória (Quarta da série 4)
  • Carlos Nascimento – 100 m – Primeira Eliminatória (Sétimo da série 3)
  • Salomé Afonso – 1.500 m – Primeira Eliminatória (13ª da série 1)
  • Sara Moreira – Maratona – dnf
  • Jorge Fonseca – Categoria -100Kg – Medalha de Bronze
  • Joana Ramos – Categoria -52Kg – Eliminada na 1ª Ronda
  • Francisco Santos – 200 m Costas – 22º Lugar
  • Francisco Santos – 100 m Costas – 28º Lugar
  • Alexis Santos – 200 m Estilos – 28º Lugar
  • Teresa Bonvalot – Shortboard – Eliminada na 3ª Ronda
  • Diogo Abreu – Trampolim Individual – 11º Lugar
  • Salvador Gordo – 100 m Mariposa – 54º Lugar
  • Igor Mogne – 400 m Livres – 31º Lugar
  • Cláudia Bobocea – 1.500 m – Primeira Eliminatória (11ª da série 2)
  • Dorian Keletela – 100 m – Primera Eliminatória (Oitavo da série 2)

*(Dados retirados do site sporting.pt e wikisporting.com)

 

Artigo revisto por Joana Mendes

Nuno Almeida

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

A ligação do Celtic à cidade de Lisboa e a rumaria ao Jamor (1967)

A edição 2026/27 da UEFA Europa League marca o regresso do Celtic a Portugal, em especial à cidade de Lisboa. Onde já foi feliz e conquistou o maior título do seu palmarés: a Taça dos Campeões Europeus 1966/67. O momento é ainda mais histórico quando se olha para o histórico dos bhoys no nosso país. O Celtic jogou no nosso país por 13 vezes (12 contra equipas portuguesas) e venceu por três ocasiões. Duas das mesmas foram contra equipas lusas, ao Boavista (1-0 em 2002/03) e Vitória SC (2-1 em 1998/99). Na capital foi sempre derrotado por Benfica (quatro vezes) e Sporting (duas vezes). A exceção foi mesmo no dia 25 de maio de 1967.   Perante um Portugal ainda assombrado pela ditadura do Estado Novo, mas ainda assim anfitrião da final da competição, foi no Estádio do Jamor que se presenciou uma das mais épicas finais de sempre da Taça dos Campeões Europeus. Frente a frente com o Celtic estava o Inter de Milão. O estatuto de ambos não podia ser mais diferente. Enquanto os escoceses estavam numa final da Taça dos Campeões pela primeira vez, os italianos já eram bicampeões (venceram a competição em 1964 e 1965). Tal como era a primeira vez que uma equipa britânica estava na final, em contraste com os italianos que já a tinham vencido por três vezes (AC Milan em 1963 além das duas eterno rival da mesma cidade).

Jorge Afonso · 3 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Entrada à guerreiro na Dinamarca | FC Copenhaga x Braga

Tem início esta quinta-feira (dia 15 de outubro), a sexta edição da UEFA Conference League. Sinónimo de começo da caminhada da única equipa portuguesa na competição. O Braga desloca-se à Dinamarca para defrontar o Copenhaga. Duas equipas que têm um percurso semelhante na Conference League até ao momento. Ambas tiveram acesso à mesma através da passagem de três eliminatórias, os dois emblemas venceram quatro jogos e empataram dois e procuram agora entrar na competição com uma vitória. Se Copenhaga e Braga têm ambições a fazer um percurso europeu notável, o único aspeto que separa as duas equipas a nível interno. Se uma é já uma tradicional candidata ao título no seu país, a outra ainda está um patamar atrás dos tradicionais (três) candidatos. Entrar a ganhar na Conference League é muito importante para a equipa de Carlos Vicens começar um novo ciclo de bons resultados. Ocupando atualmente o sétimo lugar na Liga Portuguesa tendo mais jogos não ganhos (quatro) do que ganhos (três) e tendo tantos golos sofridos como marcados (oito cada), é relevante para os bracarenses reverter a situação o quanto antes. Dentro da própria equipa, a situação não aparenta estabilidade total. Se é verdade que o modelo tático é o mesmo desde a época passada e as próprias opções, que são múltiplas para cada posição, têm tido utilização regular, também é verdade que Vicens ainda não repetiu totalmente um onze de um jogo para outro. De jogo para jogo, tem existido praticamente uma alteração por setor, existindo sempre alguma incerteza nas opções e são poucos os que em condições normais são considerados "titulares indiscutíveis".

Jorge Afonso · 7 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.