Os sportinguistas com direito a festejar | Sporting CP

- Advertisement -

Apercebi-me que talvez não tivesse direito a festejar uma conquista do meu clube por afirmações e críticas feitas no passado a alguns sportinguistas – há poucos dias atrás – quando ainda a nossa equipa não tinha consumado a conquista do campeonato nacional.

Vi alguns sportinguistas a reclamar unicamente para si, e para os que seguem a sua linha de pensamento, o direito a festejar este tão ambicionado título por todos os sportinguistas. A ordem de ideias era então de que, quem criticou a atual direção, equipa técnica e/ou jogadores não poderia extravasar a sua felicidade pelo título conquistado.

Ora, para começar, devo dizer que era apoiante de Bruno de Carvalho como presidente do nosso clube, e que não foi por isso que aceitei todas as decisões e afirmações por si tomadas. E ainda assim festejei todos os títulos europeus e nacionais que ganhamos durante a sua presidência. E ainda foram alguns. Para além disso, nunca iria proibir qualquer sportinguista, independentemente da sua ideologia, de festejar e apoiar o clube do nosso coração.

De qualquer forma, nem que eu quisesse, não o conseguiria, porque nós, que sentimos o clube, podemos festejar as vitórias e chorar as derrotas em qualquer lugar com as pessoas que quisermos. Até porque, podem expulsar sportinguistas de sócio, mas nunca ninguém, seja qual for a sua esfera de influência ou poder de oratória, conseguirá obrigar ninguém a deixar de ser adepto do clube. Isso não é selado em papel ou um qualquer cartão de associado. Fica gravado dentro do nosso peito, quer queiram ou não.

No meu caso concreto, nunca fui apoiante de Frederico Varandas e já o critiquei várias vezes. Mas consigo admitir que ele fez um bom trabalho com o futebol, nem que seja em ter escolhido pessoas competentes para fazer por ele. Seja como for, a verdade é que foi com ele como presidente que o Sporting CP voltou a ser campeão. Se tudo o resto está a ser bem feito, não sei. E talvez só o saibamos daqui a alguns anos. Uma coisa é certa, não é por isso que me sinto menos campeão que qualquer outro sportinguista que acena afirmativamente a toda a qualquer decisão ou declaração do actual presidente (chega a ser confrangedor algumas afirmações que vejo a idolatrar o senhor) sem questionar nada.

Felizmente em Portugal a época em que não se podia criticar quem está no poder, correndo o risco de ser preso, castigado, banido ou isolado (para não dar exemplos mais extremos), já não existe, e não será um grupo de pseudo-autores da verdade absoluta que trarão esse tempo de volta, apesar de estarem de novo a ganhar força os movimentos extremistas.

Extremista só o meu amor pelo Sporting CP, que me dá o direito de festejar todas as vitórias e conquistas do meu clube de coração, nem que seja no recanto do meu lar, que na minha casa (e no meu coração) mando eu. Em poucas semanas foram “só” dois campeonatos europeus e um nacional, e nesses momentos juro que não pensei uma única vez em quem era o presidente do clube.

Serei sportinguista para sempre, quer queiram ou não. E farei muito barulho tanto a festejar as conquistas do meu clube como nas críticas que tenha de fazer contra quem eu ache que o está a prejudicar com as suas acções.

É ouvindo várias soluções para um problema que se chega à melhor decisão, e penso não haver nenhum dos verdadeiro sportinguistas que queiram mal ao seu clube. Têm é que aprender a ouvir e aceitar opiniões diferentes das vossas, sem assumirem à partida que é a vossa a melhor.

E no fim de contas, no Marquês, na rotunda da Boavista, em Faro, em Bragança ou em qualquer canto de Portugal e do mundo, todos os sportinguistas festejaram um título tão desejado. Porque, se todos sofremos com os insucessos, todos temos o direito de festejar os sucessos. Somos todos sportinguistas, ponto.

Fonte: Sebastião Rôxo / Bola na Rede

Ah, e para terminar quero só deixar claro que não é por termos sido campeões que estará tudo bem. Teremos que continuar a tentar melhorar, e isso só se consegue assumindo o que está mal para poder ser corrigido em tempo útil. Por isso, certamente ouvirão muitas vezes ainda este e outros sportinguistas a criticar presidente, treinador ou jogadores sempre que a situação o exija, sem que por isso deixe de apoiar o clube.

Mas entretanto, SOMOS CAMPEÕES!!!!

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Viktor Gyokeres após bis no Tottenham x Arsenal: «Podemos fazer ainda melhor, tenho a certeza»

Viktor Gyokeres marcou dois golos na goleada do Arsenal frente ao Tottenham na Premier League. Eis o que disse no final do jogo.

Estugarda de Tiago Tomás empata com Heidenheim em jogo de vários golos na Bundesliga: eis os resultados do dia

O Estugarda empatou 2-2 com Heidenheim na jornada 23 da Bundesliga. O português Tiago Tomás foi titular na partida.

Lusitânia de Lourosa vence Feirense em jogo que teve 2 expulsões

O Lusitânia de Lourosa venceu em casa o Feirense por 1-0 na jornada 23 da Segunda Liga. Houve duas expulsões na partida.

Eis os 6 destaques da vitória do Estoril Praia sobre o Gil Vicente na Primeira Liga

O Estoril Praia venceu o Gil Vicente por 3-1. Fica com os seis destaques do triunfo canarinho na Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Radomiak de Gonçalo Feio empata na casa do primeiro classificado da Liga da Polónia

O Radomiak de Gonçalo Feio empatou 1-1 na casa do Jagiellonia para a Liga da Polónia. Guilherme Montóia e Romário Baró foram titulares.

Atenção, Hearts: Celtic e Rangers escorregam na Liga Escocesa

O Celtic perdeu em casa com o Hibernian por 2-1 para a jornada 28 da Liga Escocesa. Rangers empatou 2-2 com o Livingston.

Besiktas goleia Goztepe em jogo que teve bis de assistências de Kokçu

O Besiktas venceu em casa o Goztepe por 4-0 na jornada 23 da Liga da Turquia. Orkun Kokçu bisou em assistências.