📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Tiago Ilori, o pior central do Sporting nos últimos anos?

- Advertisement -

Como é do conhecimento de todos os adeptos, o Sporting vive um dos piores momentos da sua história. Com vinte e uma jornadas disputadas na Liga NOS, ocupa o quarto lugar com trinta e seis pontos, a dezoito do Benfica, primeiro classificado, e a dezassete do Futebol Clube do Porto, segundo classificado. Já fora da Taça de Portugal e da Taça da Liga, a única esperança reside na luta pelo terceiro lugar, atualmente ocupado pelo Sporting de Braga, com mais um ponto, e num bom desempenho na fase eliminar da Liga Europa.

Ao todo, o Sporting esta época, para todas as competições, em trinta e três jogos, marcou cinquenta e um golos e sofreu quarenta e três, o que dá uma média de 1,5 golos marcados por jogo e 1,3 sofridos. Cenário negro para um eterno candidato ao título. A nível individual, Tiago Ilori é um dos patinho feios do plantel verde e branco. São várias os comentários negativos, os assobios e as críticas ao defesa de vinte e seis anos formado em Alcochete, contratado como reforço no mercado de inverno da época passada por dois milhões e quatrocentos mil euros.

Vamos a factos. Estatisticamente, será o pior defesa central do Sporting dos últimos tempos? Vamos comparar o desempenho dos centrais do clube de Alvalade em três temporadas, a atual e as duas piores desde 2000: a de 2012/2013, onde os leões ficaram em sétimo lugar;  e a de 2010/2011, onde ocuparam o terceiro lugar (apesar de em 2009/2010 terem feito os mesmos pontos, quarenta e oito, e ocuparem o quarto lugar, a diferença de golos serviu de critério para esta seleção. Em 2009/2010, o Sporting marcou quarenta e dois golos e sofreu vinte e seis; em 2010/2011 marcou quarenta e um e sofreu trinta e um golos).

Para ser uma comparação justa, dentro do possível, vamos usar dados até à 21ª jornada, inclusive, dos jogos em todas as competições em que em que os centrais foram titulares (não são contabilizados os jogos que entram como suplentes). Para facilitar a leitura e análise, vão ser utilizadas tabelas com os seguintes dados: jogos como titular em todas as competições até à 21ª jornada (JCT); percentagem de vitórias, empates, e derrotas; a média de golos marcados e sofridos pela equipa; o saldo de golos e também cartões amarelos e vermelhos.

2010/2011

Em 2010/2011 o Sporting termina o campeonato com uma vitória frente ao Sporting Clube de Braga, terminando em terceiro lugar a trinta e seis pontos do Futebol Clube do Porto, comandado por André Villas-Boas. Nas restantes competições, é eliminado nos oitavos de final da Taça de Portugal pelo Vitória de Setúbal por 2-1, na Taça da Liga é eliminado pelo Benfica nas meias-finais também por 2-1, e na Liga Europa é eliminado pelo Rangers, eliminação por golos fora (1-1 fora e 2-2 em casa). Em quarenta e nove jogos, os leões venceram vinte e quatro, empataram onze e perderam catorze. Marcaram ao todo setenta e seis golos e sofreram cinquenta.

No leque de opções no centro da defesa leonina faziam parte Anderson Polga, Daniel Carriço, Marco Torsiglieri e Nuno André Coelho.

Nome JCT V E D MGM MGS SG CA CV
Anderson Polga 24 62% 21% 17% 2 0,9 26 4 0
Daniel Carriço 35 57% 20% 23% 1,8 0,9 29 9 0
Marco Torsiglieri 10 20% 20% 60% 1,2 1,8 -6 2 0
Nuno A.Coelho 12 33% 17% 50% 0,9 1 -2 1 0

 

2012/2013

Sporting começa a época com Godinho Lopes a presidente e termina com Bruno de Carvalho. A época de 2012/2013 não traz boas memórias aos adeptos do clube verde e branco, terminando o campeonato no seu pior registo, em sétimo lugar, com quarenta e dois pontos, ficando fora das competições europeias. Nessa temporada, o Sporting foi eliminado pelo Moreirense na Taça de Portugal, na 3ª eliminatória, não passou os grupos da Taça da Liga e terminou em último no grupo da Liga Europa.

No centro da defesa havia como hipóteses Eric Dier, que integrou a equipa principal a partir da 10ª jornada, Khalid Boulahrouz e Xandão. Excluímos Marcos Rojo, por atuar preferencialmente como defesa esquerdo, variando bastante a posição nesta época, e Tiago Ilori, que jogava pela equipa B, sendo só opção da equipa principal a partir da 19ª jornada.

Nome JCT V E D MGM MGS SG CA CV
Eric Dier 7 28,5% 43% 28,5% 1,2 1,5 -2 2 0
Khalid Boulahrouz 17 29,4% 29,4% 41,2% 1,1 1,1 -1 5 2
Xandão 18 22% 39% 39% 0,9 1,3 -8 0 1

 

2019/2020

Com vinte jogos disputados para o campeonato, já fora da Taça de Portugal e da Taça da Liga, Silas conta como opções para o centro da defesa Jérémy Mathieu, Luís Neto, Sebastián Coates e Tiago Ilori.

Nome JCT V E D MGM MGS SG CA CV
Jérémy Mathieu 22 59% 9% 32% 1,8 1,3 10 3 1
Luís Neto 14 50% 14% 36% 1,2 1,2 0 6 0
Sebastián Coates 26 57,7% 7,7% 34,6% 1,6 1,2 10 14 2
Tiago Ilori 9 33,3% 0% 66,7% 1,1 1,4 -3 2 0

 

Cada jogo é um jogo, cada época é uma época, as equipas vão mudando, os jogadores nem sempre acabam os noventa minutos, entre outros fatores, e todos sabemos que, no final das contas, as estatísticas valem o que valem. A verdade é que, estatisticamente, Tiago Ilori detém, à 21ª jornada, a maior percentagem de derrotas em jogos como titular, 66,7%. A maior percentagem de empates pertence a Eric Dier, em 2012/2013, e a de vitórias a Anderson Polga na época de 2010/2011.

Neste regresso a casa, Ilori ainda não entusiasmou Alvalade
Fonte: Sporting CP

A nível de golos, a pior média de golos marcados pertence a Xandão, na época de 2012/2013, e a Nuno André Coelho, em 2010/2011, ambos com 0,9. Em golos sofridos, a pior média pertence a Torsiglieri, com 1,8. É a Xandão que pertence o pior saldo de golos, com saldo negativo de menos oito golos. Coates, atual capitão, contabiliza o maior número de cartões amarelos, catorze, e partilha o primeiro lugar no pódio das cartolinas vermelhas com Khalid Boulahrouz, duas.

Analisando só na presente temporada, os números não enganam. Com Tiago Ilori a começar a titular, o Sporting ganhou 33,3% dos jogos, o único na presente temporada a ter a percentagem inferior a 50%, não empatou e perdeu 66,7%, também o único com a percentagem de derrotas superior a cinquenta.

Como já referido, as estatísticas valem o que valem, e também diz um velho ditado que as contas fazem-se no fim. No final do campeonato será Tiago Ilori detentor da maior percentagem de derrotas em jogos como titular? Estaremos cá nós para fazer as contas.

Foto de Capa: Carlos Silva/Bola na Rede

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Hugo Filipe
Hugo Filipehttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em música e a licenciar-se em Ciências da Comunicação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Hugo divide o seu tempo entre a música, escrita e futebol. Apaixonado pelo desporto rei e de coração verde e branco, aprendeu a ver a essência do futebol com o avô benfiquista, que lhe ensinou que a paixão vai além do clube.                                                                                                                                                 O Hugo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manter a invencibilidade na Invicta | FC Porto x Estoril

O favoritismo do FC Porto neste embate é praticamente inegável, com a turma de Farioli num momento positivo da temporada

Flamengo vence Palmeiras de Abel Ferreira e conquista Taça Libertadores

O Flamengo venceu a final da Taça Libertadores. Na final, disputada em Lima, o Rubro-Negro derrotou a equipa de Abel Ferreira.

O dérbi antes d’O dérbi | Sporting x Estrela da Amadora

Há dez jogos sem perder para todas as competições, o Sporting quer continuar a morder os calcanhares ao FC Porto

Florentino Luís alcança a marca dos 300 jogos na carreira profissional

Florentino Luís chegou, este sábado, aos 300 jogos na carreira profissional, no encontro do Burnley frente ao Brentford, na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

João Almeida acusa pelotão de falta de respeito: «Não se preocupam realmente com os acidentes»

João Almeida atribuiu a responsabilidade das quedas recentes em descidas à falta de cuidado por parte dos seus colegas.

Atlético Madrid multado pela UEFA por «atos racistas» no jogo frente ao Arsenal

O Atlético Madrid recebeu uma multa da UEFA de 30 mil euros devido a «atos racistas» por parte dos adeptos no jogo contra o Arsenal.

Xabi Alonso reage aos comentários de Joan Laporta: «Conhecemos bem as mensagens populistas»

Xabi Alonso reagiu aos comentários de Joan Laporta sobre o Real Madrid. O técnico abordou o tema na antevisão ao duelo frente ao Girona.