Três não é a conta que Jesus fez

sporting cp cabeçalho 2Jorge Jesus chegou ao Sporting, na época passada, cheio de promessas. Tinha acabado de ser bi-campeão pelo principal clube rival e muitos sportinguistas tinham nele depositadas as esperanças de uma década de “quases” e de “ses”. A festa feita na recepção a Jesus faz-me lembrar a bienvenida de Cristiano Ronaldo ao Real Madrid, situação que é rara acontecer em Portugal, ainda mais devido a um treinador.

A estrela que salvaria o Sporting tinha chegado a Alvalade. O “Messias” era até já estrela de revistas, em que faziam grandes reportagens por ser eleito Homem do Ano, pela GQ. Fizeram dele um modelo, algo que, a juntar ao seu ego já elevado por causa de toda a situação no Benfica, tornou a situação algo caricata e digna de um teatro.

Sempre lhe foi dado o benefício da dúvida, visto que este sempre foi considerado um grande sportinguista, ao nível dos melhores. No entanto, apesar da expectativa criada em torno de Jesus, principalmente depois da vitória da Supertaça, os resultados começaram a fraquejar: o Sporting ficou pelos Playoffs da Liga dos Campeões, não passou da fase de grupos da Taça da Liga (sim, aquele troféu que ninguém liga mas que, no fundo, todos querem ganhar), ficou pelos dezasseis avos da Liga Europa, pelos oitavos da Taça de Portugal e em segundo na Liga Portuguesa, um dos principais objetivos da época, pelo qual lutámos muito bem até àquele mítico jogo na Luz, que foi a morte da época.

Tudo isto foi camuflado porque tinha em seu poder uma equipa muito boa: era João Mário e William Carvalho a espalhar classe no meio-campo, Slimani num pico de forma fantástico e toda a equipa a jogar em sincronia.

Este ano, em Dezembro, já estávamos arredados das competições europeias, por causa de um pequeno Légia, a Taça de Portugal foi parada por um Chaves, recém subido, e as aspirações da Taça da Liga ficaram novamente por terra por causa de idades.

Estamos numa altura em que já não lutamos por nada a não ser pelo segundo lugar (e mesmo assim, é complicado). Sempre me remeti ao silêncio quanto a Jesus. É inegável que é um grande treinador. É inegável também que a equipa, em relação ao ano passado, é mais fraca e que os os adversários renovaram a sua no sentido oposto.

Jorge Jesus tem de acordar os jogadores, para ver se ainda chega a tempo de ganhar esta época Fonte: Sporting CP
Jorge Jesus tem de acordar os jogadores, para ver se ainda chega a tempo de ganhar esta época
Fonte: Sporting CP

Contudo, começo a questionar qual é o poderio que o Sporting tem para pegar nas rédeas de Jorge Jesus, de o encostar à parede e de o fazer sentir que com o Sporting Clube de Portugal não se pode brincar e que neste momento é o que está a fazer.

A culpa de as coisas estarem como estão é de todos: mas, sobretudo, é da constante luta de egos entre Jesus e Bruno de Carvalho, é do espaço que lhe dão para usar e abusar do plantel a seu bel-prazer e de depois queixar-se que outros “não seguiram o guião”.

Somos nós que temos de fazer com que Jesus pare com esta corrida desenfreada. Existe o constante medo dos míticos oito milhões de indemnização e do mal que isso traria ao clube. Mas, se calhar, essa é a única solução para que deixe de brincar aos treinadores e começar, de facto, a comportar-se como tal.

Jorge Jesus não pode continuar a inventar e tem que fazer o que lhe compete, ser um treinador a sério. A culpa do Sporting estar assim é, na maior parte, sua e ele é o único que ainda não percebeu. Estou farta de ouvir que já estamos a preparar a próxima época.

Se este tiver que mudar e sair que seja agora. Se é o que é preciso para se entrar nos eixos, que se tome a decisão o mais depressa possível. Se não, é para assumir o compromisso que cumpriu. Fartos de “quases”, “ses” e “a culpa é do árbitro” estamos nós.  Se é para acontecer, que seja agora.

Foto de Capa: Sporting CP

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Marta Reis
Marta Reishttp://www.bolanarede.pt
Serrana e Sportinguista de gema. Doente por futebol desde que se conhece e apreciadora de ténis e NBA.                                                                                                                                                 A Marta escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Atenção, Barcelona: Premier League ao ataque por jovem promessa dos catalães

Marc Bernal regressou recentemente de lesão e está de volta ao plantel do Barcelona. Há equipas da Premier League interessadas no espanhol.

Antigo avançado inglês defende saída de Ruben Amorim e surpreende com aposta para sucessor

Charlie Austin assumiu que Zinèdine Zidane seria na sua visão um possível sucessor de Ruben Amorim, mas destacou Sean Dyche.

Surpresa para breve? Mohamed Salah pode abandonar o Liverpool antes de 2027

Mohamed Salah não deverá cumprir o seu contrato com o Liverpool até ao fim. O jogador pode rumar à Arábia Saudita num dos próximos mercados.

Segunda Liga: Chaves passa a ser detido por grupo que lidera equipa da La Liga 2

O Grupo Orlegi, originário do México, passou a ser o dono de 70% da SAD do Chaves, conjunto que atua na Segunda Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Igor Tudor faz ponto de situação sobre estado físico de Francisco Conceição e atira: «Jogadores esquecem cansaço e lesões na Champions League»

Igor Tudor não confirmou se Francisco Conceição vai jogar pela Juventus na estreia da Champions League. O técnico assumiu que só vai decidir nesta terça-feira.

Sporting: jogador acelera para recuperar e participar na Champions League

Rui Silva falhou a última partida do Sporting frente ao Famalicão e está em dúvida para o encontro contra o Kairat Almaty.

Borussia Monchengladbach despede Gerardo Seoane e já há nome apontado ao cargo

Gerardo Seoane já não é treinador do Borussia Monchengladbach. O técnico suíço foi despedido depois de não ter vencido nenhum dos primeiros três jogos da Bundesliga.