📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Cair na esparrela em Tribunal com Luz

- Advertisement -

Tribunal, algures em Portugal. Audiência número 489065. O arguido tem a palavra.

“Sempre que oiço a expressão “cair na esparrela” penso em literatura infantojuvenil e, mais concretamente, em Gerónimo Stilton. Atribuo-lhe graça, muita graça até. O espertalhão, que dirige um jornal importante na cidade ficcional da Ratázia, preencheu partes da infância das pessoas pertencentes à minha geração e ministrou, em pequenas espíritos, o gosto, ânsia pela aventura e a paixão pela escrita. A travessia para o smart ecrã – como agora é designado qualquer televisor – tal como muitas outras (à exceção de Clockwork Orange e não d’Os Maias, leitor maroto) perdeu cor, mistério e fantasia. Não se segue, posso garantir, uma extensa crítica literário-cinematográfica. Tempo para confissão?”

Deferido – sentencia o juiz.

O arguido prossegue.

“Por vezes, encho o peito de culpa quando comparo as aventuras de Gerónimo Stilton às peripécias hilárias ocorridas em cassetes dos Looney Tunes, ao despique intenso e sem tempo para descanso entre Tom e Jerry, ao próprio Gargamel e à cólera provocada pelos smurfs, à irreverência de Tom Sawyer e ao espírito livre de Huckleberry Finn. Pode nem existir motivo para que a culpa adquira o formato assustador, mas desconfio que haja. Como apreciador de palavras, a expressão “cair na esparrela” está quase ao nível do divertimento que todos os desenhos animados que mencionei me proporcionaram. Quase ao nível”.

Findado o depoimento e sem mais delongas, o juiz dá mostras de impaciência.

Oiça lá, meu senhor! Vai continuar a perder tempo? Quando é que salta toda essa melancolia e fala sobre o derby de Lisboa?

Embora não adotasse o estilo de Cristiano Ronaldo, o arguido pediu calma. E prosseguiu, com consentimento da instância superior.

“Está tudo interligado, Meritíssimo. Repare: o Sporting CP tem usado e abusado, à brava, da expressão característica do rato esperto. Então não viu a bodega que saiu da Madeira, na semana passada? Estávamos todos a ver que a esparrela estava tão grossa, tão espessa e tão propícia à queda que nem o Gerónimo Stilton nos valia. Era obrigatório vencer, mas os sportinguistas tinham aquele feeling e tal. Oiça, o rato escrevia livros com muito sucesso, não escrevia? Se escrevesse um livro sobre as vezes que o fenómeno “acontecer Sporting CP” se deu, nenhuma universidade ou grupo de estudiosos se lhe opunha. Vou entrar em contacto com a autora e dividir os royalties”.

De súbito, o juiz empunhou o martelo e fez reverberar o toco do madeira do tribunal.

Ordem no tribunal! Mas você está a brincar com quem? Ou fala do assunto que o fez vir cá, ou então suspendo o julgamento! Está a perder o seu tempo e, pior do que isso, a fazer com que perca o meu!

“Isto tem tudo um fio condutor, eminência judicial. Posso continuar o raciocínio?”.

Poder, pode. Mas deixe as piadinhas lá fora do tribunal. Não precisa de lembrar-me do poder de que gozo. Apresse isto porque está quase na hora de almoço.

“Muito bem! Depois da derrota nas Ilhas e a 12 pontos do líder, SL Benfica, mesmo vencendo o derby no Estádio da Luz, seria extremamente difícil assaltar o primeiro posto porque, para além da distância entre os dois emblemas, outros dois – que se encontram em clara vantagem – se empenham na mesma missão. Contudo, se há coisa que aprendemos simultaneamente com nossos pais e com os desenhos animados, é que tentar não custa”.

Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Onde é que deseja chegar com essa afirmação?

“O derby resultou em empate. Realizando um reparo à justiça – até porque estamos em local apropriado – podíamos realçar o ascendente do SL Benfica e o decréscimo na qualidade exibicional do Sporting CP ao longo dos 90 minutos. É precisamente aqui que pretendo parar de maneira a tomar algum fôlego, repor energias e concluir o meu argumento face à matéria de Lisboa”.

Agora que estava a ficar interessante é que decide fazer uma pausa? Indeferido! Prossiga! Tenho um almoço com o advogado de Eduardo Cabrita…

“Só Manuel Ugarte é que foi Inspetor Gadget no derby. Uma vez mais, mostrou estar furos acima de qualquer jogador do Sporting CP. Nas tarefas defensivas, foi crucial. Não deu muito espaço a Enzo Fernandez para que este assumisse as rédeas da partida e percebeu, melhor do que ninguém, o papel de falso médio que Roger Schmidt tentou impor a João Mário. Creio que foi principalmente pelo uruguaio que, a espaços, qualquer adepto que estivesse a acompanhar a partida sentiu que a vitória não era algo tão improvável de acontecer. Pedro Gonçalves não é – nem nunca foi – Hidemasa Morita e, face às características que lhe assentam, desprende-se (ainda que inconscientemente) de funções que oferecem equilíbrio ao miolo. Com dois médios equilibrados, quem sabe se o resultado não teria sido diferente…”

Fonte: Carlos Silva /Bola na Rede

Inspetor Gadget? Então e o fascínio pelo perspicaz e astuto roedor?

Está a tentar ludibriar-me? Que coragem a sua!  

“Tempo para mais uma confissão?”

Deferido! Retifique a frase para “última confissão”! E despache-se! Já vi o que tinha a ver…

“Não tentei, de modo algum, passar-lhe a perna. Digamos que, durante o período em que depus, fui dando guarida à realidade. O Inspetor Engenhoca (traduzido para a língua português), embora seja produto ficcional, é humano. Um rato não pode competir com o Homem. Nós inventamos as ratoeiras para eles caírem na nossa esparrela”.

Soa o martelo.

Acabou-se esta palhaçada! Fora daqui! A sessão está encerrada!

Apagam-se as luzes. Gera-se o burburinho final que vemos nos filmes.

Todos são encaminhados à saída.

A nova ida a tribunal para julgamento está prevista para agosto de 2023.

Romão Rodrigues
Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Neto de Pinto da Costa depois dos Dragões de Ouro: «Perdoa-lhes avô, porque eu não consigo»

Nuno Pinto da Costa recorreu ao livro «Azul até ao fim» da autoria do avô para reagir aos Dragões de Ouro. Jorge Nuno Pinto da Costa recebeu «Dragão de Honra».

Rafik Guitane está convocado para a CAN 2025

Rafik Guitane está convocado para a CAN 2025. O avançado internacional argelino foi incluído na lista final da prova africana.

Ajax prepara reembolso para mais de mil adeptos depois da pirotecnia interromper o jogo contra o Groningen

O Ajax x Groningen foi interrompido devido ao arremesso de engenhos pirotécnicos. Adeptos visitantes vão ser reembolsados.

Antigo avançado do Ajax ataca adeptos depois da pirotecnia lançada: «Quase que são precisos militares»

Marco van Basten comentou os momentos protagonizados pelos adeptos no Ajax x Groningen. O antigo avançado pediu mesmo intervenção militar.

PUB

Mais Artigos Populares

Palmeiras foi até à sala dos árbitros depois da final da Taça Libertadores pedir esclarecimentos após derrota contra o Flamengo

O Palmeiras considera ter sido prejudicado na final da Taça Libertadores. Em causa, o lance a envolver Erick Pulgar e Bruno Fuchs.

Benfica vai promover jogador campeão do Mundial Sub-17 por Portugal à equipa B

Portugal venceu o Mundial Sub-17 e tem vários jogadores nas bocas do mundo. O lateral esquerdo José Neto deverá ser promovido à equipa B do Benfica.

Rodrygo iguala pior registo da história do Real Madrid e continua mau momento pelos merengues

Rodrygo chegou aos 30 jogos consecutivos sem marcar pelo Real Madrid. Registo iguala pior marca de um avançado pelos merengues.