Um amargo ovo da Páscoa para o Sporting CP

Um Sporting CP que vinha na sua segunda melhor série para o campeonato (cinco vitórias consecutivas), superada apenas pela sequência de 11 triunfos seguidos entre a sexta e a décima sexta jornadas, fez um dos seus piores jogos esta temporada frente ao maior rival SL Benfica.

É verdade que se olhássemos somente para as estatísticas diríamos que a sorte esteve do lado dos encarnados. Com os leões a rematarem por 16 ocasiões, tendo 28 ações com bola no interior da área adversária, com sete cantos ganhos e com total domínio da posse da bola seria fácil cair no erro de dizer que foi por mero acaso que o conjunto de Nélson Veríssimo venceu em Alvalade.

As águias foram ao outro lado da 2ª circular para procurar fazer uma exibição à semelhança daquelas que alcançaram na Liga dos Campeões, e que lhes permitiram sair do maior palco do futebol com uma bela imagem. Neste caso, a uma mão, apanharam-se cedo em vantagem e guardaram o ouro do bandido como ninguém. Foram capazes de tapar todos os caminhos para a baliza de Odysseas Vlachodimos.

Uma noite em que a turma de Alvalade foi incapaz de perfurar a defensiva contrária. Os comandados de Nélson Veríssimo bloquearam por completo o meio-campo dos leões. Matheus Nunes foi incapaz de fazer a diferença e de assumir o jogo, o que explica muito da dificuldade que o Sporting demonstrou em ataque posicional. Também Paulinho e Sarabia tiveram bastantes furos abaixo, assim como Pedro Gonçalves que continua irreconhecível.

Sporting
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Darwin Núñez voltou a fazer a diferença. Na primeira volta a defesa leonina não lhe deu aquilo que faz com que se destaque, o espaço, mas desta vez deu e pagou caro. Com a ajuda do compatriota Sebastián Coates empurrou o esférico para dentro da baliza de António Adán. A velocidade do uruguaio permitiu-lhe ganhar as costas dos experientes centrais dos leões, que na verdade tiveram uma péssima abordagem ao lance, assim como o guardião espanhol. Um erro infantil, que custou caro, muito caro.

A formação de Rúben Amorim assumiu o jogo do início ao fim, mas tanto ofensivamente como defensivamente esteve longe de um bom jogo. O conjunto leonino incapaz de marcar um único golo, algo que não acontecia desde fevereiro de 2021. Em Alvalade, é preciso recuar ainda mais, até julho de 2020 para encontrar um jogo em que não marcaram para a Primeira Liga.

Com uma semana de preparação, e maior vantagem à partida para os de verde e branco, pois os encarnados jogaram a meio da semana em Anfield frente ao Liverpool FC, o desfecho não foi condizente com a mesma. É caso para dizer que na hora “H” tiveram uma branca. Uma equipa sem ideias, uma noite desinspirada – como apelidou Amorim.

O treinador dos leões avisou antes do jogo que não havia tempo para festas, relativamente à homenagem a Jérémy Mathieu, mas a verdade é que o bonito gesto, que como o técnico leonino referiu, que o clube lhe devia acabou por ser o momento alto da noite para os sportinguistas.

Sporting x Benfica
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

“É um momento duro, mas ainda temos a Taça e temos de fechar o segundo lugar”

Foi obviamente com tristeza que o treinador dos leões admitiu que o título está perdido, com o FC Porto a precisar de apenas quatro pontos em doze.

A desinspiração da noite de domingo de Páscoa tem de ficar para trás. O conjunto de Sérgio Conceição está mais motivado que nunca, e podia perfeitamente abordar o encontro de quinta-feira como fizeram os encarnados, na expectativa (dado que parte em vantagem após ter ganho 1-2 em Alvalade na primeira-mão), obrigando o Sporting a assumir as despesas, mas acredito que não o faça, ainda para mais em casa.

Vai certamente querer pôr um fim o mais cedo possível à eliminatória. Mas os de verde e branco têm de estar preparados para tudo, pois não pode voltar a acontecer o que aconteceu. Contra um bloco baixo não é permitido a uma equipa como o Sporting criar tão poucas oportunidades reais de perigo.

Como estamos habituados a ouvir, o jogo da Taça de Portugal é o mais importante porque é o próximo, mas há ainda que garantir o 2º lugar que dá acesso direto à Liga dos Campeões e que é muito importante para o clube.

Miguel Amaral Rodrigues
Miguel Amaral Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Desde que se lembra que o Miguel joga à bola. Sentiu sempre uma ligação com a redondinha. Com 7 anos de idade começou a ir a Alvalade e desde então é raro falhar um jogo. Aos 13 iniciou a sua carreira no futebol federado. E para sua tristeza, há cerca de dois anos pendurou as botas. Mas não largou a maior paixão que tem na vida. Estuda jornalismo na ESCS e é por intermédio da comunicação que quer acompanhar o futebol daqui para a frente.

Subscreve!

Artigos Populares

Donnarumma está de saída do PSG e já tem princípio de acordo com gigante da Premier League

Gianluigi Donnarumma pode mesmo rumar à Premier League. Manchester City já tem princípio de acordo com o guarda-redes do PSG.

Pepê aplaude chegada de Farioli no FC Porto: «A equipa está toda de parabéns»

Pepê marcou dois golos nas duas primeiras jornadas da Primeira Liga. Extremo do FC Porto fala sobre início de temporada com Farioli.

Club Brugge de Carlos Forbs bate Rangers: Eis os resultados do dia da Champions League

O Pafos, o Qarabag e o Club Brugge ganharam esta noite na primeira mão do playoff de acesso à fase de Champions League. Eis os resultados.

Luta pela Champions em duelo português | Fenerbahçe x Benfica

Já o Benfica, com Bruno Lage ao comando, poderá surpreender apostando na transição rápida e eficácia no último terço

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Filipe Vieira fala sobre Bernardo Silva: «Não é gestor. Isto é muito ingrato»

Luís Filipe Vieira concedeu durante esta terça-feira uma entrevista, onde abordou o presente e o futuro do Benfica.

Luís Filipe Vieira revela: «Disseram três vezes para meter Rui Costa na rua e disse não, que tratava dele»

Luís Filipe Vieira concedeu durante esta terça-feira uma entrevista, onde abordou o presente e o futuro do Benfica.

Luís Filipe Vieira questionado sobre impossibilidade de assumir a presidência da Benfica SAD: «Não me preocupo com nada do que me está a dizer....

Luís Filipe Vieira concedeu durante esta terça-feira uma entrevista, onde abordou o presente e o futuro do Benfica.