Um ano sem Jérémy Mathieu | Sporting CP

    Recentemente, fez um ano desde que “Monsieur” Jérémy Mathieu decidiu meter um ponto final na sua carreira. Foi contra o Tondela, em Alvalade, que fez o último jogo de leão ao peito. Depois, uma grave lesão num treino, obrigou o central francês a pendurar as botas mais cedo do que se esperava. Acabou-se a carreira como jogador, mas não se acabam as memórias e o carinho dos adeptos leoninos.

    Neste artigo, não me vou focar na carreira de Jérémy Mathieu antes de chegar ao Sporting CP, pois, com esse propósito já foram feitos artigos que pode ler aqui, no Bola na Rede. Neste, para além de dar a minha opinião sobre o jogador, recordarei alguns dos momentos de Jérémy Mathieu que me marcaram e que o tornaram numa lenda do Sporting CP e adorado, sobretudo pelos sportinguistas, mas um pouco por todo o país.

    Em primeiro lugar, Jérémy Mathieu foi o melhor central que vi jogar de leão ao peito, na minha opinião. Do pouco que vi, André Cruz também foi outro enorme central da história do Sporting CP, mas, infelizmente, na altura nem sabia o que era futebol. Comecei a acompanhar futebol um pouco mais tarde e a primeira dupla de centrais leoninos que me lembro é talvez a de Anderson Polga e Tonel.

    Por essa razão, e tendo em conta os centrais que passaram por Alvalade daí em diante, a melhor dupla que vi foi, sem dúvida, Coates e Jérémy Mathieu, mas o francês tinha um charme, um perfume, um encanto diferente.

    Chegou como um rejeitado do FC Barcelona e, sinceramente, esperava pouco dele. No entanto, ele fez o favor de contrariar as minhas expectativas e de, logo de início, ser uma peça importantíssima no onze do Sporting CP.

    Quem não se lembra daquelas arrancadas do Jérémy Mathieu que, mesmo depois de ter 70/80 ou 90 minutos nas pernas, se largava a correr para o ataque e passava à frente de alguns que tinham acabado de entrar? Quem não se lembra daqueles golaços de livre, batidos com aquela canhota que levantava qualquer estádio? E os carrinhos? O homem deslizava, e deslizava, e o fim era sempre o mesmo: um corte limpinho.

    Lembram-se daquele corte ao Lionel Messi? O Estádio José de Alvalade abarrotava e os leões perdiam por 1-0; já mais balanceados para o ataque, meteram-nos uma bola nas costas, para o pequeno (mas supersónico) Messi: estava isolado na área, ia rematar (e provavelmente marcar, que dali ele não falha) e apareceste tu a fazer um dos cortes mais bonitos que tenho memória. Tinhas tanto de decisivo como de espetacular, Jérémy Mathieu.

    Tenho que parar com estes momentos nostálgicos, senão choro. No entanto, não quero deixar passar a exibição estratosférica na final da Taça de Portugal de 2019. Vale a pena rever o jogo, nem que seja para rever o jogão de Mathieu. Não foi o jogo mais bem jogado, sobretudo da parte do Sporting CP, na minha opinião. Contudo, tínhamos Jérémy Mathieu e isso valeu-nos o prolongamento, as grandes penalidades e, consequentemente, a vitória.

    Demasiados momentos, memórias e classe de Mathieu e nós, adeptos, creio que nunca nos conseguimos despedir do central como um jogador de tal dimensão mereceria, também muito por culpa da pandemia. Espero que, quando isto tudo passar, consigamos fazer a despedida e a homenagem que Jérémy Mathieu merece.

    No entanto, tenho que admitir que me tentei adiantar. No mítico dia 11 de maio de 2021, o dia em que fomos campeões nacionais, a minha primeira indecisão foi: “que camisola do Sporting é que devo levar para a festa?”. Não tenho muitas, é certo, e, curiosamente, só tenho uma personalizada. Uma que nas costas tem “J.Mathieu” e o número 22. As dúvidas foram automaticamente dissipadas. Tinha de ser aquela camisola a ir comigo festejar.

    Mathieu destacava-se pela marcação de livres, pelo posicionamento exímio e pela capacidade de liderança
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Aquela camisola e o peso que ela tem para mim e para muitos outros sportinguistas, tinha de ir comigo para a celebração de algo que nós, sportinguistas, queríamos tanto. O objetivo era simples: festejar com aquela camisola e esperar que algum sportinguista, quando visse tal nome e tal número, sorrisse e se lembrasse do francês. A minha forma (bastante singela) de homenagear um grande jogador, que merecia muito, muito, ser campeão.

    Agora, estamos há mais de ano sem Jérémy Mathieu. É certo que, voltar a jogar, ele não volta. Contudo, mantém-se a esperança de que a homenagem seja feita e que, se possível, no futuro, passe a integrar a estrutura do clube. São precisos mais “Mathieus” no Sporting CP. Depois da esperança, vem a certeza. A certeza de que, para onde quer que vá e passe o tempo que passar, Jérémy Mathieu será sempre um leão.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Alexandre Sequeira Ribeiro
    Alexandre Sequeira Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
    Nascido e criado na ilha Terceira, nascido e criado para o futebol. Desde cedo aprendeu, viveu e vibrou com o desporto rei. Com o futebol e a escrita espero proporcionar um espetáculo fora das quatro linhas para todos aqueles que partilhem o gosto pela bola e pelos seus artistas.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Bruno Lage reflete sobre o percurso do Benfica na Taça de Portugal: «Chegamos com mérito ao Jamor»

    Bruno Lage analisou o Benfica x Tirsense da segunda mão das meias finais da Taça de Portugal. Águias no Estádio do Jamor.

    Real Madrid bate Getafe com golo de Arda Guler e segue na perseguição ao Barcelona

    O Real Madrid derrotou o Getafe por 1-0, na jornada 33 da La Liga. Arda Guler fez o único golo do encontro.

    Bernardo Mesquita e Tirsense no Estádio da Luz: «É um orgulho e um sonho cumprido»

    Bernardo Mesquita analisou o Benfica x Tirsense da segunda mão das meias finais da Taça de Portugal. Águias no Estádio do Jamor.

    António Silva enaltece estreias do Benfica: «O Seixal está sempre com jogadores recheados de talento»

    António Silva analisou o Benfica x Tirsense da segunda mão das meias finais da Taça de Portugal. Águias no Estádio do Jamor.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Benfica volta a vencer Tirsense e marca encontro com o Sporting na final da Taça de Portugal

    O Benfica derrotou o Tirsense nas meias finais da Taça de Portugal. Águias estão na final e vão defrontar o Sporting no Jamor.

    Sporting perde com o Nantes na 1ª mão dos quartos de final da Champions League de Andebol

    O Sporting está em desvantagem nos quartos de final da Champions League de Andebol. Derrota por 28-27 diante do Nantes.

    Arsenal empata com Crystal Palace e está cada vez mais longe do título da Premier League

    O Arsenal venceu o Crystal Palace na 34ª jornada da Premier League. Gunners continuam no segundo lugar da prova.

    Sérgio Conceição e Luka Jovic guiam AC Milan à final da Taça de Itália após vitória sobre o Inter Milão

    O AC Milan de Sérgio Conceição agarrou o primeiro bilhete para a final da Taça de Itália. Triunfo diante do Inter Milão.

    José Mourinho associado a emblema recém-promovido à Premier League… mas mudança não vai acontecer

    José Mourinho foi associado ao Leeds United. Ainda assim, o emblema inglês não vai avançar para a contratação do português.

    António Silva marca e adianta Benfica contra o Tirsense à beira do intervalo

    António Silva travou a resistência do Tirsense antes do intervalo. Golo marcado na sequência de um canto do Benfica.

    Shabab Al Ahli de Paulo Sousa goleia Khorfakkan e segue confortável na liderança da Liga dos Emirados Árabes Unidos

    O Shabab Al Ahli continua destacado na liderança da Liga dos Emirados Árabes Unidos. Goleada sobre o Khorfakkan.

    Al Akhdoud de Paulo Sérgio vence e deixa zona de despromoção e Al Fateh de José Gomes empata: eis os resultados do dia na...

    Dia muito positivo para o Al Akhdoud de Paulo Sérgio. Vitória tangencial permite sair da zona de descida de divisão.

    Parma vence Juventus e baralha contas da Champions League: eis os resultados do dia na Serie A

    O Parma recebeu e venceu a Juventus por 1-0 na 33ª jornada. Vitória aumenta conforto do clube na luta pela manutenção.

    Eis os onzes oficiais do Benfica x Tirsense da 2ª mão das meias finais da Taça de Portugal

    O Benfica recebe esta noite o Tirsense na segunda mão das meias finais da Taça de Portugal. Águias com vantagem de 5-0.