Um bilhete de metro para o Matías

A atualidade inquieta qualquer habitante do globo. O cidadão comum encontra-se à beira de um poço sem fundo que agrega e acumula tragédias, rebeliões constantes e atentados sucessivos à dignidade humana. A América do Sul, embebida no seu temperamento tropical e enraizada no exotismo que a distingue das outras comunidades, está fundida e enclausurada no espírito reacionário, confluindo-se num clima que incita à revolução, à alteração do paradigma precário que é mediatizado e à imposição de uma postura rija e desinibida face às politiquices do dia-a-dia.

Hoje, enfatizo o Chile. Aquilo que começou por ser uma mera manifestação devido à elevação da tarifa dos bilhetes do metro transfigurou-se num protesto contínuo no qual se reivindicou, com todo o ímpeto, melhorias nos sistemas de saúde e educação e aumento das pensões. A mudança na Constituição do país constitui um tema vigente no panorama político bem como a carga policial que aterroriza as ruas, fortemente criticada por Sebastián Piñera, presidente chileno. No fundo, um presidencialismo com preocupações marxistas no combate às desigualdades e posterior detonação social em prol da estabilidade e harmonia.

E o Sporting Clube de Portugal vive disto mesmo: de contestação, da mais pura das instabilidades, do clima anestesiado pela guerrilha interna e da frequente usurpação da própria identidade. Contudo, ingressando num paradoxo que tende a confundir os mais distraídos, dormita na mesma pasmaceira da qual não se desvincula há anos a fio, motivada inicialmente por uma razão que olvida o seu paradeiro e que agora se tornou uma normalidade, impingindo os milhões de súbditos a recorrer às técnicas mais eficazes de modo a prevenir doenças cardiovasculares.

Matías Fernandez continua a ser um nome acarinhado pelos adeptos do Sporting CP até aos dias de hoje
Fonte: UEFA

Matías Fernandez, ex-internacional chileno, nos vulgarmente designados dias “sim”, era o rosto da insubmissão. Um ditador querido, um totalitarista apreciado por adeptos e respetivos adversários, que impunha termos, condições e referendos mesmo que o acordo e o entendimento não tivessem fim à vista. Uma espécie de Pinochet amado e respeitado pelos líderes democratas do globo. Um Pablo Neruda metaforizado, que compôs versos futebolísticos e os adornou com rimas distendidas ao longo de todos os relvados.

Inúmeras manifestações e protestos liderou na demanda do aumento do passe mínimo e máximo, na reivindicação de uma melhor visão de jogo que pudesse ser interiorizada por todos os seus colegas de equipa e na tentativa de redução de desaires, contribuindo com golos para um Estado de cariz mercenário que bradava desinteresse ao quadrado. Preocupações geográficas guiaram-no desde o primeiro momento, mostrando-se sempre o representante de um proletariado à deriva, de uma classe que, de trabalhadora, pouco ou nada tinha e de uma equipa que fazia da esmola o seu ideal. Um Bruno Fernandes à altura, embora sem algumas especificidades trazidas pelas alterações frequentes no paradigma desportivo.

A sensação de levantar um troféu, em Alvalade, não se vislumbrou. Ficou somente pelos rasgos de genialidade, pelo ludibriar de adversários e pela paixão que o agrilhoava. Como adepto, apercebi-me de que, apesar de todas as contrariedades do seu tempo, o trato da redondinha o preenchia e que era mais um filho que tinha para criar. A balança pende para o lado do amor, as despesas são secundárias.

Obrigado, “Matigol”. Pertenceste ao clube do meu coração e, por isso, também me pertences!

Foto de Capa: Sporting CP

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Romão Rodrigues
Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jeremiah St. Juste tem apenas uma solução para o seu futuro

Jeremiah St. Juste foi integrado na equipa B do Sporting. O defesa central vai continuar a trabalhar arduamente até janeiro.

Benfica: justificada venda de Dodi Lukebakio pelo Sevilha por 20 milhões de euros

Dodi Lukebakio trocou o Sevilha pelo Benfica no último dia do mercado de transferências por 20 milhões de euros.

Vitória SC define novo capitão depois de razia de jogadores no mercado

O Vitória SC definiu que Samu Silva é o novo capitão de equipa, ocupando um lugar que pertencia a Tomás Handel, que rumou ao Estrela Vermelha.

Nuno Gomes explica os 3 fatores de gestão da lista de Noronha Lopes e atira: «O Benfica não pode contratar muito, mas sim contratar...

Nuno Gomes explicou algumas linhas do projeto de Noronha Lopes. O candidato a vice-presidente deixou também reparos para a forma como o Benfica aborda o mercado.

PUB

Mais Artigos Populares

Folha limpa para Portugal rumo ao Mundial 2026 | Dois jogos, duas vitórias 

Portugal começou da melhor maneira a fase de qualificação para o Mundial de 2026, a realizar no próximo Verão.

West Ham oficializa contratação de Lukasz Fabianski após o guarda-redes ter deixado o clube há cerca de três meses

Lukasz Fabianski está de volta ao West Ham. O guarda-redes polaco de 40 anos vai voltar a integrar os trabalhos do clube londrino.

Sporting divulga as convocadas para o encontro frente à AS Roma para a Champions League Feminina

As Leoas jogam o seu primeiro jogo oficial da temporada 25/26, a contar para a pré-eliminatória da Champions League feminina.