Última horaChampions League: Manchester United humilhado em Como e Galatasaray derrota Lille em festa de golos
Publicidade

Um Dérbi, Duas Visões

Redação BnR · 5 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

sporting cp cabeçalho 2

Um Clássico é sempre um Clássico, e isso, à partida, propõe várias condições, como um estádio cheio, bons jogadores e nervos, muito mais nervos. Há, depois, outro elemento mais subjectivo, já que todas as características inerentes ao clássico não garantem a qualidade do jogo. E, nesta matéria, o jogo de ontem não foi daqueles que passaram mais despercebidos. Sem apurar o sectarismo, e admitindo a qualidade dos dois lados, considero que Jorge Jesus saiu vitorioso da leitura táctica do jogo.

Primeiro, porque talvez a entrada de Jefferson para o lado esquerdo da defesa não fosse a hipótese mais evidente entre as suposições; depois, a escolha de Paulo Oliveira em detrimento de Rúben Semedo é sintomática da interpretação do técnico leonino, porque, tal como por si afirmado, Paulo Oliveira é muito mais eficaz na gestão da posse em curto espaço – capítulo onde Rúben Semedo não age tão bem. Na verdade, e não obstante os eventuais lances de grande penalidade, o comportamento defensivo do Sporting justificou as escolhas de Jorge Jesus. Aponto pelo menos dois ou três lances de ataque do Benfica resolvidos com mestria. As estatísticas provam algum equilíbrio durante a partida. Retiro, contudo, um dado importante: os primeiros minutos de cada parte foram totalmente dominados pelo Sporting.

Paulo Oliveira foi uma das surpresas de Jorge Jesus para o dérbi Fonte: Sporting CP
Paulo Oliveira foi uma das surpresas de Jorge Jesus para o dérbi
Fonte: Sporting CP

Consequência disto foi o primeiro golo do jogo, sendo a grande penalidade originada pelo forte movimento de pressão da equipa do Sporting, extremamente subida no terreno, culminando com o aparecimento de Bas Dost. É inclusivamente nesta operação que a equipa de Jorge Jesus mais se destaca, encontrando-se uma das suas principais manobras tácticas. Mesmo contra equipas com blocos subidos, a pressão do Sporting, protagonizada por Adrien Silva, não permite ao adversário sair em construção. Gelson, por exemplo, cada vez o faz melhor. E, quando esta tarefa se efectua eficazmente, o Sporting tende a dominar o jogo e a chegar com mais frequência à baliza contrária.

Durante minutos seguidos foi esta a lei do jogo. Como em todos os jogos, e os Clássicos não são excepção, a inclinação ofensiva do jogo pode alterar-se ao longo da partida. Na primeira parte isso aconteceu, com o Benfica a chegar com perigo à área leonina (com a defesa a resolver, como anteriormente dito). Mas, querendo abordar a estratégia ofensiva do Sporting, é necessário analisar a inconsequência que ainda se regista no momento final da construção ofensiva. Neste momento a equipa de Jorge Jesus é tão forte a atacar pelo interior como pela ala – muito em virtude da inexistência de alguém que saiba cruzar de forma exímia. Neste clássico foram vários os momentos de penetração lateral na área benfiquista, mas sem a eficácia final. Este défice também tem o seu preço. Apesar do equilíbrio, as melhores ocasiões concretas de golo foram do Sporting, e quando não se marca pode-se sofrer. E de bola parada. Um outro apontamento: após o empate o Benfica ressurgiu no jogo. Creio que o Sporting não conseguiu dar seguimento à superioridade que havia demonstrado durante todo o segundo tempo, também por culpa da densidade posicional do meio-campo dos encarnados.

Para terminar, e como o equilíbrio se manifesta no marcador e nas estatísticas, podemos sustentar esta análise pelo crescimento cronológico do jogo. E isso revela-nos que, em ambos os lados, houve lances que poderiam ter mudado a história do jogo. O Benfica pode ter razões de queixa. Mas o Sporting também pode rir-se deste destino.

Artigo de opinião de Ricardo Gonçalves Dias

sl benfica cabeçalho 1

Num dérbi no qual era mais importante ganhar do que jogar, Rui Vitória apostou num 4-4-2, sem Jonas, que ficou de fora devido a lesão. Já o Sporting entrou em 4-1-3-2 com Bas Dost e Alan Ruiz na frente de ataque e com duas alterações inesperadas no onze: Paulo Oliveira e Jefferson.

O Benfica começou a perder logo aos cinco minutos, depois de uma infantilidade por parte de Ederson Moraes. A pressão que se esperava por parte do Sporting acabou por não acontecer, uma vez que cedo chegaram à vantagem. Os encarnados tiveram de correr atrás do prejuízo.

Os homens de Rui Vitória acabaram por reagir bem ao golo sofrido, tendo controlado o jogo na primeira parte. Mesmo com poucas oportunidades de golo, o Benfica jogou sempre muito ofensivo, criando inclusive problemas à defesa leonina. Não fossem os três penáltis por assinalar (dois deles sem qualquer margem para dúvidas: um sobre Grimaldo e, logo de seguida, outro sobre Lindelöf) e a grande intervenção de Rui Patrício, já em cima do intervalo, após livre de Grimaldo, o Benfica poderia não ter acabado a primeira parte em desvantagem.

O Sporting, provavelmente por ter chegado cedo ao golo, acabou por se encostar ao resultado, não tendo tido qualquer oportunidade de voltar a marcar durante os primeiros 45 minutos.

No início do segundo tempo, o Sporting entrou melhor que o Benfica e Bas Dost, por duas vezes, poderia ter feito melhor e ter ampliado a vantagem. Como já tem vindo a ser hábito por parte da equipa encarnada, esta voltou dos balneários algo apagada e desconcentrada. A partir, sensivelmente, dos sessenta minutos os leões começaram a quebrar e o Benfica voltou a crescer. Jorge Jesus trocou os irmãos Ruiz, tirando um Alan desconcentrado e fazendo entrar um Bryan com vontade de pegar na bola mas incapaz de acrescentar dinâmica ao ataque. O golo do empate acabou por aparecer aos 66 minutos, por parte do central Lindelöf, após a marcação de um livre direto, sem qualquer hipótese de defesa para Rui Patrício. Logo depois do golo, o Benfica voltou a subir de rendimento e começou a pressionar mais a equipa leonina, na esperança de conseguir passar para a frente do marcador. Tal não aconteceu e, apesar da pressão, as águias não foram capazes de criar mais nenhuma oportunidade de golo.

Lindelöf empatou o jogo de Alvalade num livre direto Fonte: SL Benfica
Lindelöf empatou o jogo de Alvalade num livre direto
Fonte: SL Benfica

Num jogo muito disputado a meio campo e com poucas oportunidades, Rui Vitória preferiu fazer entrar Filipe Augusto aos oitenta minutos para o lugar de Mitroglou, reforçando assim o centro do terreno e passando a jogar num 4x3x3, de maneira a evitar males maiores.

O Benfica saiu, assim, de Alvalade não com o melhor resultado possível mas ainda a depender dele próprio para revalidar o título de campeão nacional. Já o técnico Jorge Jesus, e apesar de tal ainda ser matematicamente possível, afirma que, com este resultado, o segundo lugar se tornou impossível.

Artigo de opinião de Joana Libertador

Redação BnR

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Resto do Mundo

Bélgica | O novo concorrente de Portugal no Ranking UEFA

A Belgica e a Liga Belga já são conhecidas há muito como viveiros de talento. Seja a partir da formação ou do recrutamento de seniores jovens, clubes como Genk, Anderlecht e Gent foram a montra que exibiu vários jogadores de classe mundial. Em anos recentes, os emblemas da Bélgica têm mostrado que sabem vender e, simultaneamente, manter um plantel que lhes permita competir na Europa. Sem o poder financeiro dos três grandes portugueses, os clubes belgas provam que o critério nas negociações e os projetos desportivos coerentes podem dar excelentes resultados.

João Pedro Santos · 3 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Fabiano Freitas | Um velho conhecido das águias

Nesta quinta-feira, Omonia e Benfica defrontam-se para a terceira jornada de Liga da UEFA Europa League. O encontro entre os cipriotas e as águias é também marcado por um reencontro. Fabiano Freitas é um velho conhecido dos encarnados, não por ter jogado no clube da Luz, mas por se terem defrontando muitas vezes no passado, quando o guardião brasileiro (também cipriota com dupla nacionalidade) representou o Olhanense e mais tarde, o FC Porto.  Fabiano Ribeiro de Freitas nasceu a 29 de fevereiro de 1988, em Santo António de Jesus na Bahia. Fez a formação no Rio Branco-SP e ainda se estreou pela equipa em 2006. No ano seguinte, mudou-se para o São Paulo onde também acabou por não se impor, embora estivesse ligado ao clube paulista por três anos e tivesse vencido o Brasileirão Serie A no ano de estreia. Durante este período, fez apenas um jogo pela equipa principal, passou pela equipa sub-20 e foi cedido a clubes como Toledo (não jogou), Santo André (realizou um jogo) e América-RN (oito jogos) onde também não se afirmou. No entanto, chamou a atenção em Portugal, nomeadamente ao Olhanense que o contrata em 2011, a custo zero. 

Jorge Afonso · 4 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.