Um homem para muitas e longas Battaglias

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Rodrigo Battaglia chegou este verão a Alvalade. Com 26 anos, o argentino chegou, creio eu, na altura ideal a Lisboa e ao Sporting Clube de Portugal. Assinou contrato por cinco anos, um vínculo de longa duração e que promete, a ver pelas primeiras amostras, vários êxitos.

Depois de uma formação dividida por Vélez Sarsfield, Almagro e Huracán, o centrocampista notabilizou-se ao serviço destes últimos, ao serviço dos quais se estreou no futebol profissional. Na Argentina, Battaglia jogava primordialmente como médio defensivo e, depois de uma passagem pelo Racing Club de Avellaneda, veio para Portugal, onde assinou pelo SC Braga. Contudo, as épocas nos arsenalistas foram atribuladas, com empréstimos a Moreirense, Rosario Central e Desportivo de Chaves. Neste último emblema, Battaglia cimentou a titularidade, aproveitando a ida de Jorge Simão para Braga para o acompanhar na segunda metade da temporada transata.

Battaglia já mostra autoridade para querer mostrar o caminho certo no meio campo leonino Fonte: Facebook oficial de Rodrigo Battaglia
Battaglia já mostra autoridade para querer mostrar o caminho certo no meio campo leonino
Fonte: Facebook oficial de Rodrigo Battaglia

Confesso que apenas tinha visto Battaglia ao vivo por uma vez, na final da Taça da Liga entre os bracarenses e o Moreirense. E não fiquei nada impressionado, devo dizer. Porém, Battaglia jogou na “posição 8” durante essa partida. Acho que o seu melhor desempenho vem ao de cima jogando mais atrás, posicionado à frente da dupla de centrais. É nesse lugar que o argentino tem sido maioritariamente utilizado por Jorge Jesus, tanto nos testes de pré-época como nos primeiros encontros oficiais neste mês de agosto. Battaglia apenas foi suplente utilizado na Vila das Aves, na única partida onde William Carvalho foi chamado. É bom lembrar que William tem sido constantemente associado ao West Ham e, também por isso, Battaglia foi titular nas receções a Vitória de Setúbal e Steaua e nas deslocações a Guimarães e Bucareste.

O tanque argentino é muito forte na luta corpo a corpo no meio campo, um atleta muito agressivo no bom sentido, apresentando também um jogo aéreo forte e um enorme sentido de entreajuda, como é bem necessário naquele setor do terreno de jogo. Bom de bola em espaços curtos, Rodrigo Battaglia tem de crescer ainda no campo da visão e leitura de jogo, tem de ser mais rápido e astuto na circulação de bola. Isto fica demonstrado pelo enorme à-vontade que Battaglia tem na condução de bola, não tendo medo de avançar no terreno com a mesma controlada. Às vezes, até leva esse esforço longe demais.

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Amarante empata na receção à UD Leiria e Chaves conquista 1.ª vitória da época: Eis os resultados do dia na Segunda Liga

Na sexta jornada da Segunda Liga, o Amarante empatou a dois golos com a UD Leiria e o Chaves bateu o Feirense por 1-0.

Grémio despede Luís Castro: antigo jogador do Benfica assume cargo de treinador-interino juntamente com Luiz Felipe Scolari

Luís Castro foi demitido do comando do Grémio. Equipa passa a ser orientada pela dupla de Luiz Felipe Scolari e Bruno Cortez.

Barcelona vence o Levante de Luís Castro e mantém liderança da La Liga com bis de Lamine Yamal

Barcelona somou a quinta vitória em cinco jornadas da La Liga, batendo o Levante por 3-2. Lamine Yamal chegou aos seis golos na competição

Pepa comenta rumor sobre a chegada de Renato Sanches ao Estrela da Amadora e admite: «Como pessoa e como jogador é do melhor que...

Pepa desmentiu a chegada de Renato Sanches ao Estrela da Amadora, mas deixou elogios ao médio internacional português.

PUB

Mais Artigos Populares

Bernardo Silva após goleada do Real Madrid: «É uma nova experiência, ainda estou a tentar conhecer os meus companheiros»

Bernardo Silva destacou a força ofensiva do Real Madrid após a goleada por quatro a um sobre o Rayo Vallecano na La Liga.

Benfica x Gil Vicente: Eis os onze eleitos por Marco Silva para o embate frente à turma de Luís Pinto

O Benfica recebe o Gil Vicente este domingo, às 18h00, no Estádio da Luz. Conhece os onzes de ambas as equipas.

Sotiris Silaidopoulos e Pepa anteveem o duelo entre Rio Ave e Estrela da Amadora: «Temos que escrever a nossa história»

O Rio Ave enfrenta o Estrela da Amadora às 18h45 desta segunda-feira, na sexta jornada da Primeira Liga. Eis a antevisão de Sotiris Silaidopoulos e Pepa.