Um Pulitzer para Portugal? Nem que isso fosse possível

Hearst queria, no entanto, retirar Pulitzer do mercado, e decide aproveitar a história de uma activista cubana contra a ocupação espanhola, tornando-a uma novela com vários capítulos a publicar em várias edições. Isto fez com que Hearst conseguisse ter o jornal com maior tiragem da época. E para perceber o seu poder, e de como o seu jornal chegava a todo o lado, a activista cubana iria tornar-se uma heroína nos Estados Unidos.

O seu modelo sensacionalista iria depois ter o seu auge quando decide aproveitar a explosão do USS Maine, um navio americano ancorado em Cuba. Hearst decide escrever que esse episódio seria um ataque dos espanhóis aos Estados Unidos, por apoiarem Cuba. Sem qualquer prova, mas conseguindo influenciar milhares de americanos, haveria de conseguir que os Estados Unidos da América declarassem guerra a Espanha.

William Hearst pegou no modelo de Pulitzer e moldou-o para um jornalismo sensacionalista Fonte: www.slideshare.net
William Hearst pegou no modelo de Pulitzer e moldou-o para um jornalismo sensacionalista
Fonte: slideshare.net

Pulitzer via assim a sua visão de um jornalismo de causas nobres ser aproveitada politicamente para influenciar a opinião pública, manietar o conhecimento dos acontecimentos, e levar a um fim que serviu apenas para vender mais jornais (têm visto disto em algum lado?). Para entendermos as motivações de cada um precisamos apenas de saber que depois das suas carreiras no jornalismo, Hearst decidiu enveredar pela politica e ainda fez alguns guiões para Hollywood, já Pulitzer investiu parte da sua fortuna em ajudar a desenvolver uma academia de jornalismo, e criou um prémio com o seu nome para premiar os que faziam trabalhos de jornalismo como o que ele havia idealizado.

A perceber pelo estado actual do jornalismo em Portugal, conseguimos descortinar qual a visão que predominou desde aí. E infelizmente aqui o melhor não ganhou. O jornalismo actual decidiu seguir o menos ético por ser o mais fácil, lucrativo e sem necessidade de investigação.  Apenas precisam de se sentar e imaginar uma novela a partir de um acontecimento banal.

Para ilustrar tudo isso, alguém se lembra de uma “Napachacha Sellevava” que se tornou a informação fidedigna de um qualquer programa televisivo? Pois, porque hoje o jornalismo de investigação faz-se sentado à frente de um computador a fazer “scroll” nas redes sociais.

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Gonçalo Guedes e a mudança para a Real Sociedad: «Espero voltar ao meu nível o mais rapidamente possível»

Gonçalo Guedes deixou o Wolverhampton para reforçar a Real Sociedad. Avançado português reage à mudança de clube.

10 golos em 2 jogos: Liverpool goleia Athletic e depois vence pela margem mínima no mesmo dia

O Liverpool jogou esta segunda-feira com o Athletic Club por duas ocasiões. Reds ganharam os dois jogos particulares.

Rio Ferdinand levanta dúvidas sobre contratação de Viktor Gyokeres no Arsenal

Viktor Gyokeres trocou o Sporting pelo Arsenal neste mercado de verão. Rio Ferdinand falou sobre a contratação do avançado.

Champions League: Benfica já sabe quando enfrentará Feyenoord ou Fenerbahçe caso elimine Nice

O Benfica vai enfrentar o Feyenoord ou o Fenerbahçe, se eliminar o Nice. Conhecem-se agora as datas do playoff da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Más notícias: Benfica revela lesão grave de Ana Borges

Ana Borges sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerda. Benfica emite comunicado oficial.

FC Porto enviou proposta de 27 milhões de euros por defesa do Arsenal e levou nega

O FC Porto tentou contratar Jakub Kiwior por empréstimo com opção de compra. Arsenal recusou oferta dos dragões.

Gonçalo Guedes reforça a Real Sociedad e regressa à La Liga

Gonçalo Guedes é oficialmente da Real Sociedad. Internacional português deixa o Wolverhampton e regressa a Espanha.