Um Pulitzer para Portugal? Nem que isso fosse possível

- Advertisement -

Hearst queria, no entanto, retirar Pulitzer do mercado, e decide aproveitar a história de uma activista cubana contra a ocupação espanhola, tornando-a uma novela com vários capítulos a publicar em várias edições. Isto fez com que Hearst conseguisse ter o jornal com maior tiragem da época. E para perceber o seu poder, e de como o seu jornal chegava a todo o lado, a activista cubana iria tornar-se uma heroína nos Estados Unidos.

O seu modelo sensacionalista iria depois ter o seu auge quando decide aproveitar a explosão do USS Maine, um navio americano ancorado em Cuba. Hearst decide escrever que esse episódio seria um ataque dos espanhóis aos Estados Unidos, por apoiarem Cuba. Sem qualquer prova, mas conseguindo influenciar milhares de americanos, haveria de conseguir que os Estados Unidos da América declarassem guerra a Espanha.

William Hearst pegou no modelo de Pulitzer e moldou-o para um jornalismo sensacionalista Fonte: www.slideshare.net
William Hearst pegou no modelo de Pulitzer e moldou-o para um jornalismo sensacionalista
Fonte: slideshare.net

Pulitzer via assim a sua visão de um jornalismo de causas nobres ser aproveitada politicamente para influenciar a opinião pública, manietar o conhecimento dos acontecimentos, e levar a um fim que serviu apenas para vender mais jornais (têm visto disto em algum lado?). Para entendermos as motivações de cada um precisamos apenas de saber que depois das suas carreiras no jornalismo, Hearst decidiu enveredar pela politica e ainda fez alguns guiões para Hollywood, já Pulitzer investiu parte da sua fortuna em ajudar a desenvolver uma academia de jornalismo, e criou um prémio com o seu nome para premiar os que faziam trabalhos de jornalismo como o que ele havia idealizado.

A perceber pelo estado actual do jornalismo em Portugal, conseguimos descortinar qual a visão que predominou desde aí. E infelizmente aqui o melhor não ganhou. O jornalismo actual decidiu seguir o menos ético por ser o mais fácil, lucrativo e sem necessidade de investigação.  Apenas precisam de se sentar e imaginar uma novela a partir de um acontecimento banal.

Para ilustrar tudo isso, alguém se lembra de uma “Napachacha Sellevava” que se tornou a informação fidedigna de um qualquer programa televisivo? Pois, porque hoje o jornalismo de investigação faz-se sentado à frente de um computador a fazer “scroll” nas redes sociais.

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Martín cedido ao Rayo Vallecano até ao final da temporada

O Atlético Madrid emprestou o avançado espanhol de 23 anos Carlos Martín ao Rayo Vallecano até ao final da temporada.

Manchester City já tem alternativa a Amar Dedic e tenta outro lateral direito

O Manchester City quer fechar um novo lateral direito. Além de Amar Dedic, também Wesley França está na lista dos ingleses.

Odysseas Vlachodimos está em destaque no Sevilha e pode regressar a clube que já representou

O futuro de Odysseas Vlachodimos está sob dúvidas. O Panathinaikos quer intrometer-se no interesse do Sevilha no guarda-redes.

Bayern Munique reage às declarações polémicas de Lennart Karl: «Foi uma situação infeliz, e ele percebeu isso imediatamente»

Lennart Karl revelou, recentemente, que tem o sonho de um dia jogar pelo Real Madrid. O diretor desportivo do Bayern Munique comentou a situação.

PUB

Mais Artigos Populares

Conto de fadas: Wrexham elimina Nottingham Forest da Taça de Inglaterra e avança para os 16 avos da competição

O Wrexham eliminou o Nottingham Forest nas grandes penalidades (4-3) e garantiu a passagem aos 16 avos de final da Taça de Inglaterra.

Sérgio Conceição continua a somar vitórias no Al Ittihad: «Isto é apenas o começo»

Sérgio Conceição reagiu nas redes sociais à vitória do Al Ittihad sobre o Al Kholood. Foi o sexto triunfo consecutivo para o treinador português.

Liam Rosenior e o cargo de treinador do Chelsea: «Em França fui gozado, mas sou bom no que faço»

Liam Rosenior realizou a sua primeira conferência de imprensa como técnico do Chelsea e mostrou-se confiante nas suas próprias capacidades.