Um Pulitzer para Portugal? Nem que isso fosse possível

Hearst queria, no entanto, retirar Pulitzer do mercado, e decide aproveitar a história de uma activista cubana contra a ocupação espanhola, tornando-a uma novela com vários capítulos a publicar em várias edições. Isto fez com que Hearst conseguisse ter o jornal com maior tiragem da época. E para perceber o seu poder, e de como o seu jornal chegava a todo o lado, a activista cubana iria tornar-se uma heroína nos Estados Unidos.

O seu modelo sensacionalista iria depois ter o seu auge quando decide aproveitar a explosão do USS Maine, um navio americano ancorado em Cuba. Hearst decide escrever que esse episódio seria um ataque dos espanhóis aos Estados Unidos, por apoiarem Cuba. Sem qualquer prova, mas conseguindo influenciar milhares de americanos, haveria de conseguir que os Estados Unidos da América declarassem guerra a Espanha.

William Hearst pegou no modelo de Pulitzer e moldou-o para um jornalismo sensacionalista Fonte: www.slideshare.net
William Hearst pegou no modelo de Pulitzer e moldou-o para um jornalismo sensacionalista
Fonte: slideshare.net

Pulitzer via assim a sua visão de um jornalismo de causas nobres ser aproveitada politicamente para influenciar a opinião pública, manietar o conhecimento dos acontecimentos, e levar a um fim que serviu apenas para vender mais jornais (têm visto disto em algum lado?). Para entendermos as motivações de cada um precisamos apenas de saber que depois das suas carreiras no jornalismo, Hearst decidiu enveredar pela politica e ainda fez alguns guiões para Hollywood, já Pulitzer investiu parte da sua fortuna em ajudar a desenvolver uma academia de jornalismo, e criou um prémio com o seu nome para premiar os que faziam trabalhos de jornalismo como o que ele havia idealizado.

A perceber pelo estado actual do jornalismo em Portugal, conseguimos descortinar qual a visão que predominou desde aí. E infelizmente aqui o melhor não ganhou. O jornalismo actual decidiu seguir o menos ético por ser o mais fácil, lucrativo e sem necessidade de investigação.  Apenas precisam de se sentar e imaginar uma novela a partir de um acontecimento banal.

Para ilustrar tudo isso, alguém se lembra de uma “Napachacha Sellevava” que se tornou a informação fidedigna de um qualquer programa televisivo? Pois, porque hoje o jornalismo de investigação faz-se sentado à frente de um computador a fazer “scroll” nas redes sociais.

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Alvo do Benfica falha apresentação aos trabalhos no Lyon

Thiago Almada não se apresentou aos trabalhos junto do Lyon. Médio não integra lista divulgada pelo conjunto francês.

Nápoles chega aos 55 milhões de euros por antigo avançado do Benfica

O Nápoles ataca com força o mercado com vista à próxima época. Darwin Núñez é um dos objetivos do emblema italiano.

Francisco Conceição é a prioridade de mercado da Juventus e dia 15 de julho é fulcral para o FC Porto

A Juventus vai fazer um forcing por Francisco Conceição nos próximos dias. Extremo do FC Porto é a prioridade da Vecchia Signora.

Kika Nazareth: «Foi um jogo à Portugal»

Kika Nazareth falou após o desafio entre Portugal e a Itália, relativo à segunda jornada da fase de grupos do Euro 2025 Feminino.

PUB

Mais Artigos Populares

Assinatura de Jorge Jesus pelo Al Nassr foi adiada

Jorge Jesus está muito perto de assinar pelo Al Nassr. O técnico vai ser assim o novo treinador de Cristiano Ronaldo e Otávio.

Francisco Neto: «Foi um jogo à Diogo Jota, sempre a acreditar e ligados»

Francisco Neto falou após o desafio entre Portugal e a Itália, relativo à segunda jornada da fase de grupos do Euro 2025 Feminino.

O golo salvador de Diana Gomes que empatou o Portugal x Itália e mantém as Navegadoras vivas no Euro 2025 Feminino

Diana Gomes marcou o primeiro golo de Portugal no Euro 2025 Feminino. Defesa central empatou o duelo com a Itália.