Uma decisão vergonhosa

- Advertisement -

Caro leitor,

Longe vão os tempos em que o futebol era um jogo nobre e que não se regia com base em jogos de bastidores. Mais longe ainda vai o tempo em que o desporto-rei se baseava num jogo disputado no terreno de jogo, entre 22 homens que partilhavam algo que, hoje em dia, parece ter desaparecido: o gosto pelo futebol e não pelo dinheiro. Paralelamente, esta situação é espelhada naquilo que são os interesses exteriores que, actualmente, existem no futebol.

A reflexão, que no primeiro parágrafo pensei fazer, tem um único e claro objectivo: introduzir aquilo que foi a decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, conhecida hoje. Segundo o órgão jurídico, o Porto, aquando do atraso de 3 minutos, não agiu com a intenção de prejudicar o Sporting, pelo que o clube do Invicta permanecerá na polémica Taça da Liga.

Após o adiamento da decisão para hoje, e dado o final já conhecido o adjectivo que, a meu ver, cai que nem uma estampa a este processo é só um: vergonhoso, por duas razões-capitais. Em primeiro pelo historial do Presidente do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, Herculano Lima, um confesso adepto do Futebol Clube do Porto. Ora, em uma decisão que se quer isenta, creio que esta última não foi, pela certa, cumprida. Surgem neste ponto os tais interesses de que falei no princípio da crónica.

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol decidiu que o Porto permanecerá na Taça da Liga, sendo multado, em apenas, 383 euros  Fonte: FPF
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol decidiu que o Porto permanecerá na Taça da Liga, sendo multado em apenas 383 euros
Fonte: FPF

Em segundo lugar urge abordar a temática dos regulamentos. À semelhança do que disse Bruno de Carvalho, na passada segunda-feira, no programa Dia Seguinte, se os regulamentos existem são para ser devidamente cumpridos. De outra forma, não faria sentido existirem regras e vivia-se num ambiente de total anarquia, onde cada um faria aquilo que queria. No que toca à Taça da Liga os regulamentos são bastante explícitos: quando existem duas equipas com possibilidade de passar à fase subsequente da prova, os jogos de ambas têm de começar à mesma hora. Tal, definitivamente, não aconteceu.

Porém, o CD da FPF decidiu de forma contrária àquilo que dita a lei. Esta é a segunda época consecutiva em que o FC Porto infringe as regras da Taça da Liga (recorde-se de que o ano passado a utilização de Sebá e Abdoulaye foi ilegal). Desta vez, a punição aplicada ao clube do norte é o pagamento de uma multa de 383 euros, uma quantia cómica. Ficou provado, mais uma vez, que existem interesses no mundo futebol. Ficou provado, mais uma vez, que em Portugal, infelizmente, não há justiça.

Pedro Lemos
Pedro Lemos
O Pedro vem do Algarve e vê futebol desde que se lembra. Sportinguista vindo de uma família benfiquista, assume-se como sonhador e um confesso "bruno-carvalhista".                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Premier League: Wolverhampton e Sunderland também denunciam casos de racismo nesta jornada

O Wolverhampton e o Sunderland denunciaram casos de racismo nesta jornada da Premier League. Tolu Arokodare e Romaine Mundle foram os visados.

Francesco Farioli após vitória do FC Porto: «Foi um bom trabalho e vamos continuar»

Francesco Farioli fez a análise ao encontro entre FC Porto e e Rio Ave. Dragões ganharam em casa por 1-0 para a Primeira Liga.

FC Porto tem baixa confirmada para a receção ao Arouca

O FC Porto não vai poder contar com Alan Varela no encontro frente ao Arouca, da próxima jornada da Primeira Liga. O médio viu o quinto cartão amarelo na competição.

Dérbi decidido na eficácia | Vitória SC foi superior, Braga foi letal

Há jogos que se decidem com controlo, outros com inspiração, mas o Dérbi do Minho acabou por ser decidido na eficácia.

PUB

Mais Artigos Populares

Jalen Blesa e o FC Porto x Rio Ave: «Vir aqui não é fácil de conseguir pontos»

Jalen Blesa fez a análise ao encontro entre FC Porto e e Rio Ave. Equipa de Vila do Conde perdeu 1-0 no Estádio do Dragão.

Victor Froholdt após FC Porto x Rio Ave: «Acho que a vitória não esteve em perigo»

Victor Froholdt fez a análise ao encontro entre FC Porto e e Rio Ave. Médio marcou o único golo da partida, em que os dragões ganharam.

Eis os 5 destaques do FC Porto x Rio Ave da 23.ª jornada da Primeira Liga

O FC Porto venceu o Rio Ave por 1-0 no Estádio do Dragão. Confere os destaques do encontro da 23.ª jornada da Primeira Liga.