Uma decisão vergonhosa

- Advertisement -

Caro leitor,

Longe vão os tempos em que o futebol era um jogo nobre e que não se regia com base em jogos de bastidores. Mais longe ainda vai o tempo em que o desporto-rei se baseava num jogo disputado no terreno de jogo, entre 22 homens que partilhavam algo que, hoje em dia, parece ter desaparecido: o gosto pelo futebol e não pelo dinheiro. Paralelamente, esta situação é espelhada naquilo que são os interesses exteriores que, actualmente, existem no futebol.

A reflexão, que no primeiro parágrafo pensei fazer, tem um único e claro objectivo: introduzir aquilo que foi a decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, conhecida hoje. Segundo o órgão jurídico, o Porto, aquando do atraso de 3 minutos, não agiu com a intenção de prejudicar o Sporting, pelo que o clube do Invicta permanecerá na polémica Taça da Liga.

Após o adiamento da decisão para hoje, e dado o final já conhecido o adjectivo que, a meu ver, cai que nem uma estampa a este processo é só um: vergonhoso, por duas razões-capitais. Em primeiro pelo historial do Presidente do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, Herculano Lima, um confesso adepto do Futebol Clube do Porto. Ora, em uma decisão que se quer isenta, creio que esta última não foi, pela certa, cumprida. Surgem neste ponto os tais interesses de que falei no princípio da crónica.

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol decidiu que o Porto permanecerá na Taça da Liga, sendo multado, em apenas, 383 euros  Fonte: FPF
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol decidiu que o Porto permanecerá na Taça da Liga, sendo multado em apenas 383 euros
Fonte: FPF

Em segundo lugar urge abordar a temática dos regulamentos. À semelhança do que disse Bruno de Carvalho, na passada segunda-feira, no programa Dia Seguinte, se os regulamentos existem são para ser devidamente cumpridos. De outra forma, não faria sentido existirem regras e vivia-se num ambiente de total anarquia, onde cada um faria aquilo que queria. No que toca à Taça da Liga os regulamentos são bastante explícitos: quando existem duas equipas com possibilidade de passar à fase subsequente da prova, os jogos de ambas têm de começar à mesma hora. Tal, definitivamente, não aconteceu.

Porém, o CD da FPF decidiu de forma contrária àquilo que dita a lei. Esta é a segunda época consecutiva em que o FC Porto infringe as regras da Taça da Liga (recorde-se de que o ano passado a utilização de Sebá e Abdoulaye foi ilegal). Desta vez, a punição aplicada ao clube do norte é o pagamento de uma multa de 383 euros, uma quantia cómica. Ficou provado, mais uma vez, que existem interesses no mundo futebol. Ficou provado, mais uma vez, que em Portugal, infelizmente, não há justiça.

Pedro Lemos
Pedro Lemos
O Pedro vem do Algarve e vê futebol desde que se lembra. Sportinguista vindo de uma família benfiquista, assume-se como sonhador e um confesso "bruno-carvalhista".                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pepê fala sobre o futuro e rejeita possibilidade: «Tenho muito para viver na Europa»

Pepê abordou o seu futuro e rejeitou um regresso ao Brasil no imediato, mas assumiu que acompanha o Grémio.

Cristiano Ronaldo levanta o 34.º troféu da carreira: Craque português foi campeão nacional em quatro países

Cristiano Ronaldo foi sagrado campeão da Liga Saudita, depois de já ter conquistado os títulos nacionais da Premier League, La Liga e Serie A .

Cristiano Ronaldo conquista o seu primeiro título na Arábia Saudita

Cristiano Ronaldo guiou o Al Nassr ao título de campeão da Primeira Liga da Arábia Saudita, sendo o seu primeiro troféu no Médio Oriente.

Al Nassr campeão e Al Ittihad de Sérgio Conceição fecha com derrota pesada: Eis as contas finais da Liga Saudita

No encerramento da temporada na Liga Saudita, o Al Nassr venceu o Damac por 3-1 e o Al Ittihad perdeu por 5-1 na receção ao Al Qadsiah.

PUB

Mais Artigos Populares

Lewis Hamilton dá novidades: «Tenho contrato para 2027. Vou ficar aqui por muito tempo, por isso é melhor habituarem-se a isso»

Lewis Hamilton anunciou que tem contrato com a Ferrari para 2027 e que não pretende deixar a Formula 1 nos próximos tempos.

Fredrik Aursnes e Andreas Schjelderup convocados para o Mundial 2026

Fredrik Aursnes e Andreas Schjelderup fazem parte da lista de convocados da seleção principal da Noruega para o Mundial 2026.

Rio Ave: diretor desportivo pretendido pela AS Roma

Matteo Tognozzi pode deixar de ser diretor desportivo do Rio Ave. A AS Roma está na corrida pelo dirigente dos vila-condenses.