Uma questão lateral?

O outro lateral esquerdo de raiz no plantel do Sporting CP é Lumor. O internacional ganês de 22 anos tem sido o” zero à esquerda” nesta equação leonina, pois não soma ainda um único minuto de jogo. Mesmo com esta indefinição à esquerda, Lumor parece não contar para Peseiro. Já na temporada passada, sob o comando de Jorge Jesus, disputou unicamente sete partidas depois de ter sido recrutado ao Portimonense SC no mercado de inverno. Lumor é um jogador que pode oferecer uma grande profundidade ao jogo leonino com os seus raides pela esquerda, graças principalmente à sua velocidade acima da média, e é ainda um nome constante na convocatória da seleção do Gana. No entanto, nada disto tem convencido José Peseiro a testá-lo em ambiente de jogo. Talvez isso se deva ao enfoque que o técnico coruchense tem dado ao equilíbrio defensivo da equipa, um dos aspetos em que Lumor é claramente menos capaz. Ainda assim, o internacional ganês continua a ser uma incógnita em Alvalade, a sua escassa utilização não lhe tem permitido mostrar do que é capaz e do que pode oferecer de diferente à equipa.

Vez agora para o jogador que têm assumido a posição nos últimos jogos, um jogador que neste ainda curto arranque de temporada já jogou como médio esquerdo, médio centro e agora lateral esquerdo. O argentino Marcos Acuña parece ser a opção mais viável de entre todas as disponíveis no plantel verde e branco, algo que se evidenciou na sua exibição absolutamente irrepreensível frente ao Qarabag FK para a Liga Europa. É um jogador que não desconhece a posição mesmo que esta não seja o seu lugar de raiz, contudo já por várias vezes a ocupou na seleção albiceleste e até no Sporting CP de Jorge Jesus, na temporada passada. Acuña é um autêntico dínamo que está sempre ligado à corrente. É forte fisicamente e disputa todos os lances a alta intensidade de forma agressiva e autoritária, não lhe corresse sangue argentino nas veias. “El huevo” é também um jogador tecnicamente evoluído com uma disponibilidade física impressionante mas para além disso e como é um jogador com rotinas de médio ala, Acuña é uma unidade perigosa quando sobe no terreno: tem uma excelente técnica de cruzamento e um remate potentíssimo. Defensivamente é um jogador voluntarioso que defende com afinco e impetuosidade mas ainda comete algumas falhas, algo que só com rotinas e tempo de jogo na posição poderá melhorar.

O internacional argentino parece ser a melhor solução para o lado esquerdo da defesa
Fonte: Sporting CP

Sobra ainda uma hipótese para ocupar a vaga de lateral esquerdo leonino. Bruno Gaspar chegou esta temporada ao clube de Alvalade mas é já um conhecido dos adeptos portugueses, pois antes de rumar à Fiorentina, o jogador de 25 anos foi pedra basilar no Vitória SC. Bruno Gaspar é destro mas a posição de lateral esquerdo não é uma surpresa para ele. O jovem português é um jogador marcadamente ofensivo que prima pela velocidade que imprime no jogo mas também pelos seus bons cruzamentos e capacidade de tomada de decisão em zonas altas do terreno. Neste início de temporada, Bruno Gaspar ainda só foi titular para a Taça da Liga e disputou escassos minutos no dérbi frente ao SL Benfica mas com esta “janela” aberta na lateral esquerda, o ex-Fiorentina tem uma boa oportunidade para somar mais minutos e poder demonstrar as suas valências de leão rampante ao peito.

Pelo menos em termos de quantidade, as opções ainda são algumas, porém numa posição tão exigente e que necessita de alguém tão completo e multifacetado, Acuña aparece neste momento como o melhor colocado para agarrar esse lugar para o resto da época. O argentino pode ser a unidade ideal que consegue oferecer capacidade e imprevisibilidade ofensiva e simultaneamente grande compromisso defensivo. Aliás, a posição de lateral esquerdo sempre lhe pareceu destinada mas só agora essa utilização se tem efetivado porque neste começo de temporada, o ex-Racing teve que exercer de “bombeiro” e servir de opção de recurso no miolo enquanto Battaglia não encontrava o par adequado.

É urgente colmatar a lacuna na lateral esquerda de maneira a que o rendimento da equipa seja maximizado e a equipa possa crescer de forma sólida e sustentada. Até porque afinal, quando se avalia a preponderância desta posição no jogar do Sporting CP de José Peseiro, esta é uma questão nada lateral!

Foto de Capa: Sporting CP

Xavier Costa
Xavier Costahttp://www.bolanarede.pt
Amante de desporto em geral mas desde cedo o futebol fez parte da sua vida. Estudante de jornalismo movido por uma curiosidade desmedida e com o sonho de chegar ao jornalismo desportivo. Apaixonado pelo futebol na sua essência e sempre interessado em pensar o jogo e em refletir sobre o fenómeno em si. Num jogo que tantas emoções desperta, nada melhor que palavras para as exprimir, assim o gosto pela escrita e a paixão pelo futebol fundem-se num só.                                                                                                                                                 O Xavier escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica deu resposta à nova proposta do Fenerbahçe por Kerem Akturkoglo em 30 minutos

O Benfica rejeitou a nova proposta do Fenerbahçe por Kerem Akturkoglu. O clube turco tinha feito uma oferta inferior à anterior pelo avançado dos encarnados.

Final de mercado promete ser em grande: eis as ‘novelas’ que devem marcar as últimas semanas da janela em Portugal

O mercado de transferências está a entrar nas últimas semanas e ainda devem existir várias entradas e saídas de jogadores. A situação em Portugal não é exceção, já que existem equipas em busca novos elementos e de fazerem vendas.

Al Gharafa de Pedro Martins vence na primeira jornada da Liga do Catar

O Al Gharafa bateu o Umm-Salal por quatro bolas a duas durante esta sexta-feira, num encontro da primeira jornada da Liga do Catar. Pedro Martins é o técnico da equipa que atuou em casa.

Villarreal ‘azeda’ o regresso do Real Oviedo à La Liga

O Villarreal recebeu e venceu o Real Oviedo por duas bolas a zero, num encontro da primeira jornada da La Liga. A partida foi realizada durante a noite desta sexta-feira, no El Madrigal.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage alvo de processo disciplinar depois de queixa do Sporting

Bruno Lage foi alvo de um processo disciplinar por parte da Federação Portuguesa de Futebol, consequência da queixa do Sporting. O técnico está a ser acusado de ter insultado Fábio Veríssimo, árbitro da Supertaça de Portugal.

Rennes bate Marselha para a Ligue 1

O Rennes recebeu e venceu o Marselha por uma bola a zero, num encontro da primeira jornada da Ligue 1.. Este foi o primeiro jogo da presente temporada e realizou-se esta sexta-feira.

Galatasaray só sabe vencer na Liga Turca

O Galatasaray recebeu e venceu o Karagumruk por três bolas a zero, em jogo da segunda jornada da Liga Turca. Não houve qualquer português inscrito na ficha de jogo desta partida.