📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

Verde e Branco à Risca

Qualquer pessoa que tenha assistido aos últimos jogos do Sporting reparou, certamente, em que a partir de certa altura da partida a turma do leão vai perdendo o domínio por completo, até chegar a um ponto de alguma aflição e desconforto. Esta situação, porém, é automaticamente invertida assim que Leonardo Jardim procede a uma determinada mudança. A mudança de que falo é técnica mas também táctica e transforma um Sporting algo saturado num Sporting completamente demolidor.

André Martins frente ao Olhanense / Fonte: Sapo Desporto
André Martins frente ao Olhanense / Fonte: Sapo Desporto

Como sabemos, o Sporting tem alinhado num 4-3-3 com André Martins ocupando o vértice mais adiantado do meio-campo; porém, e apesar de ser um jogador que sempre me agradou e de transmitir alguma verticalidade ao jogo do Sporting, é notório que não está a render o que pode render, principalmente nos últimos encontros. O jogador mais avançado da formação leonina, Montero, tem ficado em branco nos últimos jogos, embora sempre bastante activo e fulcral na manobra ofensiva da equipa, e a falta de golos do colombiano tem sido disfarçada pela inclusão de um “pinheiro” argelino a seu lado. Slimani tem agarrado a oportunidade da melhor forma, sempre que entra dentro das quatro linhas: com golos importantes. Vejamos: sempre que Slimani entra em campo, é retirado um elemento do meio-campo, passando o Sporting a alinhar num 4-1-3-2, e, embora o preterido não seja sempre André Martins, quando assim acontece, Adrien liberta-se e torna-se um “playmaker” bastante ofensivo e com uma tremenda facilidade em criar linhas de passe e em executar remates perigosos.

Factos são factos: André Martins está em sub-rendimento; Adrien rende mais na zona mais ofensiva do meio-campo; Montero não faz golos há alguns jogos; Slimani faz golos sempre que entra em campo; o Sporting torna-se demolidor a jogar em 4-1-3-2. Por conseguinte, o “Plano B” a que me refiro para o jogo com o Vitória é simples: sai André Martins e entra Islam Slimani; Montero e Slimani na frente de ataque; Adrien no apoio aos dois avançados.

Esta mudança técnico-táctica vai resolver os problemas do Sporting? Não. O grande problema reside na zona central da defesa e nas opções de que dispomos para ocupar esses lugares. Porém, uma equipa mais agressiva, um meio-campo mais incisivo, um ataque mais composto, podem motivar e ajudar a disfarçar alguma insegurança da zona defensiva.

Estou certo de que Leonardo Jardim já entendeu toda esta situação; porém, embora tenha a certeza de que o técnico leonino irá aplicar o “Plano B” em Guimarães, duvido que o faça de início. Tudo certo, há que ter confiança num treinador que é o homem certo no lugar certo à hora exacta.

Um pequeno aparte: visto não escrever mais antes do jogo da nossa Selecção, desejo a maior sorte e força do mundo aos pupilos de Paulo Bento. Que Rui Patrício responda a todas as críticas com uma grande exibição recheada de segurança, que William se estreie em grande, e que Cristiano mostre mais uma vez que é o justo vencedor da Bola de Ouro 2013. Que estejamos no Brasil!

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Conceição antevê final do Mundial de Futsal Feminino: «Estas meninas têm aproximado as forças entre Portugal e Brasil»

Luís Conceição fez a antevisão do Mundial de Futsal Feminino. Selecionador nacional projetou o Portugal x Brasil.

Noruega critica sorteio do Mundial 2026: «Um espetáculo bizarro»

Representantes da Noruega criticaram o sorteio do Mundial 2026 na sua vertente espetáculo. Presidente da Federação e treinador com críticas.

Antiga glória elege melhor jogador da história do Real Madrid e não é Cristiano Ronaldo

Manolo Sanchís foi desafiado a escolher o melhor jogador da história do Real Madrid. O espanhol elegeu Alfredo Di Stéfano.

Pep Guardiola deixa aviso a Rayan Cherki depois de assistência de letra: «Nunca vi o Messi fazer um cruzamento como ele fez»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Pep Guardiola deixou mensagem ao seu jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do triunfo do Braga no terreno do Famalicão

O Braga venceu por 2-1 em casa do Famalicão, na 13.ª jornada da Primeira Liga. Eis os 5 destaques do jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Braga volta ao quinto lugar com vitória frente ao Famalicão

Na 13.ª jornada da Primeira Liga, o Braga venceu o Famalicão por 2-1, ultrapassando os famalicenses na classificação.

Rayan Cherki e assistência de letra: «Conheço a minha qualidade»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Internacional francês refletiu sobre o momento.