William e Gelson: quando dois jogadores valem (quase) uma equipa

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

O regresso dos internacionais William Carvalho e Gelson Martins à equipa dos Leões tem-se traduzido numa melhoria significativa do nível exibicional do Sporting. Contra o Estoril Praia – a espinha ainda atravessada nos sportinguistas – as suas ausências fizeram-se sentir e de que maneira nesta equipa de Jorge Jesus. Tratam-se de dois jogadores importantíssimos na equipa do Sporting, ainda que cada um tenha funções e missões muito distintas em campo.

William é um jogador cerebral. Pêndulo eficaz nos momentos defensivos e ofensivos, um verdadeiro maestro desta equipa dos Leões. A sua ausência mostrou algo incontornável: o Sporting não tem um jogador do mesmo nível, nem de perto nem de longe, para ocupar a posição seis. Bem pode Jorge Jesus fazer as alterações que quiser – recuar Battaglia para médio-defensivo, por exemplo – mas isso não esconde a enorme falta que o campeão europeu pela Seleção Portuguesa tem nesta equipa sportinguista. Pode até colocar João Palhinha e ficar bem servido nessa posição. Mas nunca chegará ao nível de William Carvalho.

William Carvalho, além de ter feito uma boa exibição frente aos fogaceiros, marcou ainda um dos dois tentos da equipa leonina Fonte: Sporting Clube de Portugal
William Carvalho, além de ter feito uma boa exibição frente aos fogaceiros, marcou ainda um dos dois tentos da equipa leonina
Fonte: Sporting Clube de Portugal

Por outro lado, Gelson Martins incute o chamado “futebol espetáculo” no jogo do Sporting, dá profundidade pela ala direita, pensa cada jogada ao milímetro. É um jogador irreverente, que dá gosto ver driblar, passar e rematar. A sua ausência foi colmatada por Jorge Jesus, colocando Rúben Ribeiro no lado direito do meio campo leonino. Esteve sempre bem, é facto. Mas o ex-Rio Ave encontra-se ainda na fase inicial do capítulo intitulado: “O que é isto de se jogar num Grande do Futebol Português?”. Outras vezes, o treinador do Sporting colocou Bruno Fernandes nessa posição, mas é facto que o ex-Fiorentina tem rendido muito mais na posição oito (como se viu no último jogo contra o Feirense em casa ou no jogo contra o Astana no Cazaquistão) do que nas faixas. É um jogador que explora mais o jogo interior do que os flancos.

Em resumo, o que é facto é que os Leões demonstraram clara superioridade ofensiva no jogo com o Feirense para o campeonato nacional. E estou certo de que essa superioridade se deve (e muito) à atuação de William e Gelson, sendo justo dizer que estes dois jogadores valem (quase) uma equipa. E atenção que ainda não recuperou de lesão o holandês Bas Dost. Quando entrar na equipa dos leões, a outra metade que falta estará preenchida e o Sporting estará de novo a todo o gás rumo aos objetivos propostos para esta época.

Foto de Capa: Facebook oficial de Gelson Martins

Simão Mata
Simão Matahttp://www.bolanarede.pt
O Simão é psicólogo de profissão mas isso para aqui não importa nada. O que interessa é que vibra com as vitórias do Sporting Clube de Portugal e sofre perante as derrotas do seu clube. É um Sportinguista do Norte, mais concretamente da Maia, terra que o viu nascer e na qual habita. Considera que os clubes desportivos não estão nos estádios nem nos pavilhões, mas no palpitar frenético do coração dos adeptos e sócios.                                                                                                                                                 O Simão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bomba na La Liga: Julián Álvarez quer trocar Atlético Madrid pelo Barcelona 

Segundo a Marca, Julián Álvarez não pretende renovar com o Atlético Madrid e está motivado para assinar pelo rival Barcelona.

Playoff Ligue 1: Saint-Étienne empata a zero na receção ao Nice e adia decisão para a segunda mão

Saint-Étienne e Nice não foram além do empate a zero na primeira mão do playoff de despromoção da Ligue 1. Tiago Gouveia foi titular dos visitantes.

Greuther Furth completa reviravolta no playoff e garante manutenção na Bundesliga 2

Na segunda mão do playoff de manutenção na Bundesliga 2, o Greuther Furth venceu por 2-0 na receção ao RW Essen.

EUA apresenta a lista de 26 convocados para o Mundial 2026: Anfitriões contam com 6 jogadores da Premier League

Mauricio Pochettino revelou a convocatória dos EUA para o Mundial 2026. A ausência de Tanner Tessmann foi a grande surpresa da lista.

PUB

Mais Artigos Populares

Kévin Boma chamado à seleção do Togo após mais uma época ao serviço do Estoril Praia

Kévin Boma, defesa-central do Estoril Praia, integra a convocatória do Togo para o próximo estágio que contará com dois particulares.

AC Milan em clima tenso: Discussão entre Massimiliano Allegri e Zlatan Ibrahimovic quase termina em confrontos físicos

Num episódio que voltou a expor a tensão interna no AC Milan, Massimiliano Allegri e Zlatan Ibrahimovic quase terminaram em confronto.

Alexia Putellas diz adeus ao Barcelona após 14 temporadas na equipa principal

Alexia Putellas confirmou a saída do Barcelona ao fim de 14 temporadas nas catalãs. Pelo clube conquistou 38 troféus e duas Bolas de Ouro.