CD Tondela 2-0 CD Santa Clara: David bate Golias nas beiras

A CRÓNICA: BEIRÕES ANULARAM DESNÍVEL DE DIVISÕES

Com a histórica caminhada de 2021/22 ainda na memória, o CD Tondela recebeu o CD Santa Clara no Estádio João Cardoso, no começo de uma nova jornada para os açoreanos e no segundo jogo na Taça de Portugal para os beirões esta época.

Depois de terem eliminado a Académica OAF na segunda eliminatória, nos penáltis, os tondelenses entraram na ronda seguinte com uma grande penalidade contra logo aos cinco minutos, cometida por Pedro Augusto. Contudo, Niasse mostrou uma vez mais que os castigos máximos são a sua especialidade e defendeu o remate de Allano.

A partir daqui e até ao intervalo, foi o Tondela quem se mostrou mais confortável no jogo. Apesar da primeira grande oportunidade seguinte até ter pertencido ao Santa Clara, com a bola a cruzar a área sem que ninguém a desviasse, os beirões responderam num pontapé de canto, com Daniel dos Anjos a falhar a emenda em frente à baliza. Porém, o mote estava dado e o Tondela foi mesmo a ganhar para o descanso: Rafael Barbosa combinou com dos Anjos e foi o português quem fez o primeiro da noite.

No segundo tempo, foi o Tondela quem dispôs da primeira grande ocasião de golo, mas Marcelo Alves desperdiçou na cara do guarda-redes adversário. Contudo, a partir dos 75 minutos, o Santa Clara começou a tomar conta da posse de bola, mas só criou uma grande oportunidade de golo, desperdiçada por Matheus Babi.

Para fechar o resultado, Bruno Cuba e Rúben Fonseca, lançados por Tozé Marreco na segunda parte, combinaram para que Fonseca finalizasse com sucesso. Nos descontos, o Tondela “tombou de vez o gigante” e carimbou o passaporte para a próxima eliminatória, o que deixou os adeptos a cantar por uma repetição do caminho percorrido no ano passado até ao Jamor.

 

A FIGURA

CD Tondela
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Rafael Barbosa – O camisola 10 do Tondela foi o principal motor do ataque dos beirões. Marcou o primeiro golo, no qual foi fundamental também na construção, e recuou um pouco no terreno no segundo tempo, passando a funcionar na perfeição como um terceiro médio.

 

O FORA DE JOGO

CD Santa Clara FC Porto Allano
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Allano – Desperdiçou uma grande penalidade logo aos cinco minutos de jogo, momento que, apesar de precoce, foi decisivo no encontro, uma vez que colocou o ascendente psicológico do lado do Tondela. Para lá disso, não conseguiu criar o perigo que se pedia a nível ofensivo, numa exibição pouco conseguida.

 

ANÁLISE TÁTICA – CD TONDELA

Tozé Marreco manteve-se fiel ao 3-4-3 e também não alterou nenhum jogador em relação ao jogo em Mafra, para a Segunda Liga. Assim, o principal destaque foi novamente para a titularidade do jovem Dário Miranda, na ala direita, naquele que foi o segundo jogo do atleta pela equipa sénior do Tondela.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Babacar Niasse (7)

Manu Hernando (6)

Marcelo Alves (6)

Jota Gonçalves (6)

Dário Miranda (5)

Bebeto (6)

Pedro Augusto (5)

Naoufel Khacef (5)

Telmo Arcanjo (6)

Rafael Barbosa (7)

Daniel dos Anjos(6)

SUBS UTILIZADOS

Bruno Cuba (6)

Rúben Fonseca (6)

Betel Muhungo (-)

Matías Lacava (-)

 

ANÁLISE TÁTICA – CD SANTA CLARA

Com MT novamente como lateral esquerdo (ele que chegou do Brasil rotulado de médio ofensivo), os açoreanos entraram dispostos num 4-3-3. Com Anderson Carvalho como médio mais posicional, coube a Pedro Bicalho e Ricardinho organizarem o ataque açoreano, onde Allano e Gabriel Silva se projectavam para servir o avançado Tagawa.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Gabriel Batista (5)

Pierre Sagnan (5)

Kennedy Boateng (5)

Paulo Eduardo (5)

MT (5)

Anderson Carvalho (5)

Pedro Bicalho (5)

Ricardinho (5)

Gabriel Silva (4)

Allano (4)

Kyosuke Tagawa (4)

SUBS UTILIZADOS

Stevanovic (5)

Bruno Almeida (4)

Adriano Firmino (4)

João Lima (4)

Matheus Babi (5)

 

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

CD TONDELA

BnR: Depois do intervalo, juntou um dos homens da frente, o Telmo ou o Rafael, aos dois homens do meio. Foi algo fruto do encontro ou foi corrigido ao intervalo?

Tozé Marreco: Isso foi corrigido ao intervalo. Tínhamos muita gente por fora e vimos que precisávamos de mais gente por dentro. Por vezes, o Telmo estava muito perto do Daniel e o Bebeto aparecia muito baixo, então corrigimos também para potenciar melhor o ataque à profundidade e acho que o conseguimos.

 

CD SANTA CLARA

BnR: Houve uma maior dinâmica pelo corredor esquerdo do Santa Clara. O que falhou do lado direito para que não acontecesse o mesmo nesse corredor?

Mário Silva: Tínhamos como objetivo jogar por ambos os corredores, por isso atacámos mais pela esquerda simplesmente porque se proporcionou. Para entrar pelo meio, tínhamos que ter uma posse rápida, esticar a linha defensiva do Tondela, e isso foi difícil porque defenderam com um bloco médio/baixo. Talvez se marcássemos primeiro tivesse sido diferente, como podia também não ser. No fundo, a eficácia é o mais importante e o Tondela fez dois golos e não fizemos nenhum.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Alexandre Candeias
Alexandre Candeiashttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde sempre, tem o hábito de escrever sobre o desporto rei desde os tempos da escola primária, onde o tema das composições de Português nunca fugia da bola.

Subscreve!

Artigos Populares

Jack Grealish foi colocado na porta de saída do Manchester City e tem interessado na Alemanha

Jack Grealish vai deixar o Manchester City e não vai sequer ao Mundial de Clubes 2025. Bayer Leverkusen quer o extremo inglês.

Chegou ao Al Nassr em janeiro e pode deixar o clube por empréstimo devido a razões pessoais

Jhon Durán pode deixar o Al Nassr por empréstimo neste mercado. Avançado colombiano tem mercado e vários interessados.

Rodrigo Abascal despede-se do Boavista: «Saio com a consciência tranquila de que sempre dei o meu melhor»

Após quatro anos no Boavista, Rodrigo Abascal despediu-se do clube. Defesa central uruguaio deixa os axadrezados em final de contrato.

Ignacio Beristain deixa SAD do Estoril Praia

Ignacio Beristain não continuará a ser presidente do Conselho de Administração da SAD do Estoril Praia.

PUB

Mais Artigos Populares

Santi Cazorla marca de livre e guia Real Oviedo à final dos playoffs de subida à La Liga

O Real Oviedo é o primeiro emblema a chegar ao jogo decisivo dos playoffs da La Liga 2. Disputa-se vaga na La Liga.

Portugal estreia-se no Euro Sub-21 com empate a zeros diante da França

Terminou sem golos a estreia de Portugal no Euro Sub-21 realizado na Eslováquia. Empate contra a França.

Dylan Nandín é reforço do Arouca em definitivo

O Arouca garantiu a contratação de Dylan Nandín em definitivo. O avançado uruguaio estava no clube por empréstimo.