Taça de Portugal, 3.ª Eliminatória: sexta-feira, 17 de outubro de 2025, 19h30.
A ANTEVISÃO: O SONHO FLAVIENSE E A OBRIGAÇÃO DO BENFICA
Dizem que a Taça de Portugal é a competição dos clubes pequenos, dos sonhos e das surpresas. Pois bem, o sorteio não quis saber de simpatias e deu ao GD Chaves a oportunidade de enfrentar o Benfica de José Mourinho. Este CD Chaves de Filipe Martins não é um “pequeno” qualquer. Invicto na Segunda Liga e dono de um futebol paciente, compacto e perigoso em transição, o conjunto flaviense chega a este jogo sem medo e sem qualquer tipo de pressão do seu lado. Para o Benfica o jogo tem outro tipo de pressão, pois a equipa de José Mourinho têm a obrigação de dominar e levar de vencido a equipa do escalão inferior.
O treinador português confirmou a titularidade de Samuel Soares e deixou de fora da equipa Richard Ríos, mas garantiu que não haverá revolução no onze. Na defesa, Tomás Araújo deve entrar no onze. O meio-campo poderá ser o setor com mais estabilidade, com a possibilidade de utilização de Georgiy Sudakov, recuperado da lesão. No ataque Franjo Ivanovic deverá ser titular ao lado de Vangelis Pavlidis.
Do outro lado, Filipe Martins deve manter a fórmula que tem usado na equipa transmontana, linha de cinco atrás, organização defensiva e saídas rápidas pelos corredores em transição. João Teixeira, o cérebro, dita o ritmo. Roberto, experiente goleador, promete dar trabalho aos defesas do Benfica e nas alas, Henrique Pereira e Reinaldo são sinónimo de velocidade.
O histórico não ajuda o CD Chaves, em 39 jogos, o Benfica venceu 31, mas se há competição onde os números valem o que valem, é nesta.
10 DADOS RÁPIDOS
- O Benfica venceu 31 dos 39 encontros com o Chaves.
- O Benfica marca na competição há 17 jogos.
- O Chaves está invicto na Segunda Liga, com quatro vitórias e quatro empates.
- Os encarnados não vencem e não marcam há dois jogos.
- José Mourinho estreia-se na Taça de Portugal ao serviço do Benfica.
- Samuel Soares será titular pela terceira vez esta época.
- O Chaves marcou em todos os jogos oficiais realizados em 2025/26.
- O último encontro entre as duas equipas terminou 2-0 para o Benfica, em novembro de 2023.
- Nos últimos 14 jogos entre as duas equipas o CD Chaves só ganhou um: 1-0 em 2023.
- O Chaves vem de três vitórias consecutivas.
JOGADORES A TER EM CONTA
João Teixeira – Maestro de Filipe Martins, é o cérebro da equipa. O ex-Benfica com a bola nos pés, dita ritmos, quebra linhas e lança o ataque com inteligência e calma.

Tomás Araújo – Toda a gente reconhece as qualidades do defesa do Benfica com a bola nos pés, a construir jogo a partir de trás e a conseguir quebrar as primeiras linhas defensivas do adversário. Num jogo que se espera fechado, as características do defesa central do Benfica podem ser muito importantes.
XI´s PROVÁVEIS
Chaves: Marko Gudzulic, Zach Muscat, Tiago Simões, Bruno Rodrigues, Tiago Almeida, Pedro Pinho, João Teixeira, David Kusso, Reinaldo, Roberto, Henrique Pereira
Treinador: Filipe Martins
«Se estivermos no nosso máximo, as nossas possibilidades crescem. Temos de ser competentes e roçar a perfeição. Esperar pelo momento menos bom do adversário, porque nós temos qualidade, reconhecendo que vamos passar mais tempo sem bola. Mas vamos ser competentes em todos momentos do jogo».
Benfica: Samuel Soares, Amar Dedic, Tomás Araújo, António Silva, Samuel Dahl, Enzo Barrenechea, Fredrik Aursnes, Dodi Lukebakio, Leandro Barreiro, Franjo Ivanovic, Vangelis Pavlidis
Treinador: José Mourinho
«É o típico jogo de Taça de Portugal, com uma equipa de uma divisão inferior, mas não com um futebol inferior. Irá exigir de nós seriedade, a começar por mim, e a ser capaz de a transmitir aos jogadores. É respeito pelo Benfica e pelos adeptos, e pelo Chaves, que tem qualidade. Há que ir com seriedade. Se ganharmos as coisas serão vistas com naturalidade, se perdermos não será assim».
PREVISÃO DE RESULTADO: Chaves 0-2 Benfica