Festa da Taça Encarnada arranca em Chaves | Chaves x Benfica

- Advertisement -

Taça de Portugal, 3.ª Eliminatória: sexta-feira, 17 de outubro de 2025, 19h30.

A ANTEVISÃO: O SONHO FLAVIENSE E A OBRIGAÇÃO DO BENFICA

Dizem que a Taça de Portugal é a competição dos clubes pequenos, dos sonhos e das surpresas. Pois bem, o sorteio não quis saber de simpatias e deu ao GD Chaves a oportunidade de enfrentar o Benfica de José Mourinho. Este CD Chaves de Filipe Martins não é um “pequeno” qualquer. Invicto na Segunda Liga e dono de um futebol paciente, compacto e perigoso em transição, o conjunto flaviense chega a este jogo sem medo e sem qualquer tipo de pressão do seu lado. Para o Benfica o jogo tem outro tipo de pressão, pois a equipa de José Mourinho têm a obrigação de dominar e levar de vencido a equipa do escalão inferior.

O treinador português confirmou a titularidade de Samuel Soares e deixou de fora da equipa Richard Ríos, mas garantiu que não haverá revolução no onze. Na defesa, Tomás Araújo deve entrar no onze. O meio-campo poderá ser o setor com mais estabilidade, com a possibilidade de utilização de Georgiy Sudakov, recuperado da lesão. No ataque Franjo Ivanovic deverá ser titular ao lado de Vangelis Pavlidis.

Do outro lado, Filipe Martins deve manter a fórmula que tem usado na equipa transmontana, linha de cinco atrás, organização defensiva e saídas rápidas pelos corredores em transição. João Teixeira, o cérebro, dita o ritmo. Roberto, experiente goleador, promete dar trabalho aos defesas do Benfica e nas alas, Henrique Pereira e Reinaldo são sinónimo de velocidade.

O histórico não ajuda o CD Chaves, em 39 jogos, o Benfica venceu 31, mas se há competição onde os números valem o que valem, é nesta.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O Benfica venceu 31 dos 39 encontros com o Chaves.
  2. O Benfica marca na competição há 17 jogos.
  3. O Chaves está invicto na Segunda Liga, com quatro vitórias e quatro empates.
  4. Os encarnados não vencem e não marcam há dois jogos.
  5. José Mourinho estreia-se na Taça de Portugal ao serviço do Benfica.
  6. Samuel Soares será titular pela terceira vez esta época.
  7. O Chaves marcou em todos os jogos oficiais realizados em 2025/26.
  8. O último encontro entre as duas equipas terminou 2-0 para o Benfica, em novembro de 2023.
  9. Nos últimos 14 jogos entre as duas equipas o CD Chaves só ganhou um: 1-0 em 2023.
  10. O Chaves vem de três vitórias consecutivas.

JOGADORES A TER EM CONTA

João Teixeira – Maestro de Filipe Martins, é o cérebro da equipa. O ex-Benfica com a bola nos pés, dita ritmos, quebra linhas e lança o ataque com inteligência e calma.

Tomás Araújo
Fonte: Luís Batista Ferreira / Bola na Rede

Tomás Araújo – Toda a gente reconhece as qualidades do defesa do Benfica com a bola nos pés, a construir jogo a partir de trás e a conseguir quebrar as primeiras linhas defensivas do adversário. Num jogo que se espera fechado, as características do defesa central do Benfica podem ser muito importantes.

XI´s PROVÁVEIS

Chaves: Marko Gudzulic, Zach Muscat, Tiago Simões, Bruno Rodrigues, Tiago Almeida, Pedro Pinho, João Teixeira, David Kusso, Reinaldo, Roberto, Henrique Pereira

Treinador: Filipe Martins

«Se estivermos no nosso máximo, as nossas possibilidades crescem. Temos de ser competentes e roçar a perfeição. Esperar pelo momento menos bom do adversário, porque nós temos qualidade, reconhecendo que vamos passar mais tempo sem bola. Mas vamos ser competentes em todos momentos do jogo».

Benfica: Samuel Soares, Amar Dedic, Tomás Araújo, António Silva, Samuel Dahl, Enzo Barrenechea, Fredrik Aursnes, Dodi Lukebakio, Leandro Barreiro, Franjo Ivanovic, Vangelis Pavlidis

Treinador: José Mourinho

«É o típico jogo de Taça de Portugal, com uma equipa de uma divisão inferior, mas não com um futebol inferior. Irá exigir de nós seriedade, a começar por mim, e a ser capaz de a transmitir aos jogadores. É respeito pelo Benfica e pelos adeptos, e pelo Chaves, que tem qualidade. Há que ir com seriedade. Se ganharmos as coisas serão vistas com naturalidade, se perdermos não será assim».

PREVISÃO DE RESULTADO: Chaves 0-2 Benfica

Duarte Rêgo
Duarte Rêgohttp://www.bolanarede.pt
O Duarte é licenciado em Som e Imagem e está a terminar o mestrado em Ciências da Comunicação - Media e Jornalismo. Adora fotografia desportiva e escrever notícias.

Subscreve!

Artigos Populares

Cruzeiro faz os possíveis para ter Artur Jorge no banco para o encontro com o Santos no Brasileirão

O Cruzeiro pretende ter Artur Jorge no banco para o jogo frente ao Santos. Clube brasileiro já definiu os planos de viagem do técnico português.

Portugal Sub-21: Já são conhecidos os 25 convocados para a qualificação para o Mundial 2027

Luís Freire apresentou a convocatória de Portugal para os dois jogos qualificação para o Mundial 2026, frente ao Azerbaijão e Escócia.

Eis os convocados do México para os jogos frente a Portugal e Bélgica

Javier Aguirre promove a estreia de Álvaro Fidalgo e o regresso de Guilhermo Ochoa para os derradeiros testes antes do Mundial frente a Portugal e Bélgica.

Roberto Martínez: «Vamos trabalhar muito o protocolo, a mudança de horário, a altitude»

Roberto Martínez refletiu sobre a convocatória para os jogos de preparação para o Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Luis Suárez e Richard Ríos convocados para os últimos jogos da Colômbia antes do Mundial 2026

Nestor Lorenzo, selecionador da Colômbia anunciou a ultima convocatória antes do Mundial 2026. Luis Suárez e Richard Ríos estão entre os eleitos.

Silvestre Ferreira renova com o Benfica até 2029: «É um orgulho continuar nesta casa»

Silvestre Ferreira prolongou o seu contrato com o Benfica até 2029. O ala vai na sua sexta época na equipa principal das águias.

Ernesto Valverde vai abandonar o Athletic no final da temporada

Depois de quatro temporadas na sua segunda passagem pelo Athletic, Ernesto Valverde anunciou que vai abandonar o clube basco no final desta temporada.