Rio Ave FC 4-4 CD Aves (4-5 g.p.): Aves passa em Vila do Conde e está às portas da Europa

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

O Desportivo das Aves venceu o Rio Ave nas grandes penalidades e está nas meias finais da Taça de Portugal. A equipa de Lito Vidigal esteve a perder por 3-1, chegou ao empate já na compensação e acabou por vencer no desempate da marca dos onze metros.

Após eliminar o Sporting de Braga e o Benfica, o Rio Ave recebeu esta quarta-feira o Desportivo das Aves com o objetivo de chegar às meias finais da Taça de Portugal. Já a equipa de Lito Vidigal chegava a Vila do Conde depois de ter vencido por 5-1 o União da Madeira. Depois de, ao longo da semana, várias notícias terem colocado Guedes em dúvida para o encontro, o avançado dos vilacondenses recuperou a tempo e foi titular, regressando assim o Rio Ave ao sistema habitual.

O jogo começou com o Rio Ave a assumir a posse de bola, como esperado, e o Desportivo das Aves a explorar sobretudo as transições rápidas, com os avançados a surgirem nas costas da linha defensiva da equipa da casa. O primeiro sobressalto da partida surgiu aos dez minutos, quando o guarda-redes Rui Vieira respondeu mal a um atraso e por pouco não deixou a bola à mercê do avançado do Desportivo das Aves, que ficou perto de conseguir o desvio.

A primeira ocasião da equipa da casa surgiu pouco depois, aos quinze minutos. Excelente combinação de Tarantini com Guedes e o avançado a surgir isolado, mas a permitir a defesa de Adriano Facchini. No canto, contudo, a equipa vilacondense chegou mesmo à vantagem. Bola levantada por Yuri Ribeiro ao segundo poste, com Guedes a ganhar nas alturas e a assistir Marcelo para o golo da formação rioavista. Dez minutos depois foi a vez do Aves estar perto do golo. Rodrigo surge solto na direita e tenta o cruzamento rasteiro, mas Marcelo aparece muito bem para tirar o pão da boca a Salvador Agra com um corte decisivo.

À passagem da meia hora de jogo, a polémica instalou-se no Estádio dos Arcos. Nildo Petrolina desentende-se com Lionn, na sequência de uma falta de Falcão sobre Francisco Geraldes, e Carlos Xistra mostra o cartão amarelo aos dois jogadores, bem como ao autor da falta. Descontente com a decisão, o banco do Aves dirigiu muitos protestos a Carlos Xistra, acabando Lito Vidigal por receber ordem de expulsão. Já em tempo de compensação, o Desportivo das Aves ficou novamente perto do empate, com Carlos Ponck a responder a um cruzamento de Salvador Agra, mas o cabeceamento do defesa a sair ligeiramente ao lado.

O golo do empate acabou por surgir, contudo, logo a abrir o segundo tempo. Livre lateral na esquerda do ataque do Desportivo das Aves, Paulo Machado cruza com conta, peso e medida e Rodrigo Defendi a cabecear para o golo da igualdade. A resposta da equipa da casa não tardou e, aos 52 minutos, o Rio Ave recuperou a vantagem, em novo lance de bola parada. Canto de Geraldes, Guedes ganha nas alturas, Marcelo toca para a pequena área e Tarantini surge para o desvio. O jogo estava frenético e o Desportivo das Aves podia ter empatado outra vez pouco depois. Livre direto já perto da área da equipa do Rio Ave e Nildo Petrolina a obrigar Rui Vieira a uma boa defesa com um grande remate.

O estádio dos Arcos esteve bem composto, mas os vilacondenses foram tristes para casa Fonte: Rio Ave Futebol Clube
O estádio dos Arcos esteve bem composto, mas os vilacondenses foram tristes para casa
Fonte: Rio Ave Futebol Clube

Depois do livre de Nildo, o jogo acalmou e as oportunidades de golo escassearam até aos 75 minutos, altura em que o Rio Ave ampliou. Transição rápida da equipa de Vila do Conde, Francisco Geraldes abre na esquerda para João Novais e o médio a marcar pelo quarto jogo consecutivo. A equipa da casa estava bem e podia ter chegado ao quarto aos oitenta minutos. Passe de Tarantini e Chico Geraldes, depois de trabalhar bem sobre Rodrigo Defendi, a atirar para defesa apertada de Adriano Facchini.

O Desportivo das Aves, contudo, não baixou os braços e aos 88 minutos voltou a entrar na discussão do resultado. Rodrigo surge bem pelo corredor direito e cruza para a pequena área onde Amilton, depois de se antecipar a Rui Vieira, desvia para o 3-2. A equipa visitante continuou a atacar e chegou ao empate um minuto depois. Defendi ganha nas alturas à entrada da área adversária e toca para Arango, que conclui com um chapéu a Rui Vieira.

Antes do final do tempo regulamentar, ainda houve tempo para nova oportunidade do Aves, num livre direto em zona frontal, mas Rui Vieira defendeu o remate de Nildo Petrolina e o jogo seguiu para prolongamento. O Rio Ave entrou para o tempo extra decidido em recuperar a vantagem e Barreto foi o primeiro a ameaçar, logo ao primeiro minuto. Bom passe de Tarantini e o avançado a tentar de fora de área, mas o remate a sair fraco.

O prolongamento ia decorrendo sem grandes oportunidades até que, aos 105 minutos, o Aves conseguiu mesmo a reviravolta. Diego Galo bate longo na frente, Arango recebe e, depois de tirar Lionn do caminho, atira forte para o quarto golo dos visitantes.

Já na segunda parte do prolongamento, e numa altura em que o Aves se limitava a defender, a equipa da casa chegou à igualdade através de Gelson Dala. Passe de Lionn na direita e o jogador emprestado pelo Sporting a surgir solto e a rematar cruzado para o oitavo golo da noite. Até ao final, destaque apenas para um livre de João Novais, defendido por Adriano Facchini, com o jogo a seguir para as grandes penalidades.

Da marca dos onze metros, ambas as equipas se mostraram assertivas, com a primeira e decisiva defesa a surgir apenas à décima tentativa. Bruno Teles atira, Adriano Facchini defende e a bola ainda bate no poste, mas não entra.

O Desportivo das Aves segue assim em frente na Taça de Portugal onde vai defrontar o Caldas.

Pedro Paupério
Pedro Paupériohttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é estudante de Ciências da Comunicação. Sendo um amante de desporto, é no futebol que encontra a sua maior paixão. A análise do que se passa em campo é a sua prioridade e não consegue ver um jogo sem tentar perceber tudo o que vai na cabeça dos treinadores. Idealiza uma cultura futebolística onde a tática e a técnica são muito mais discutidas do que a arbitragem.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

A água micelar do Casa Pia que limpou os artifícios com que o FC Porto tem maquilhado as lacunas

O Casa Pia soube juntar linhas e defender a zona central e o FC Porto não teve arte ou engenho para criar o suficiente para dar a volta a uma desvantagem com que raramente se depara.

O mercado do Rio Ave e a situação (que gera revolta nos adeptos) de ser um clube satélite

O Rio Ave perdeu algumas peças importantes neste mercado de janeiro e os adeptos estão insatisfeitos com o que se passa no clube.

Fim da novela: Fenerbahçe fecha contratação de N’Golo Kanté e envia Youssef En-Nesyri para o Al Ittihad

Depois de várias conturbações no negócio, N´Golo Kanté vai reforçar o Fenerbahçe e Youssef En-Nesyri vai rumar ao Al Ittihad.

Fredrik Aursnes está disponível para a seleção e justifica: «Já me adaptei»

Fredrik Aursnes confirmou que está disponível para ser novamente convocado por parte da seleção da Noruega, depois de se ter retirado em 2024.

PUB

Mais Artigos Populares

Celta de Vigo confirma três reforços: Fer López, Matías Vecino e Álvaro Núnez

O Celta de Vigo anunciou o regresso de Fer López por empréstimo e ainda as contratações de Matías Vecino e Álvaro Núnez.

Bayer Leverkusen apura-se para as meias-finais da Taça da Alemanha

O Bayer Leverkusen recebeu e venceu o St. Pauli por três bolas a zero, conseguindo apuramento para as meias-finais da Taça da Alemanha.

Marselha elimina Rennes da Taça de França

O Marselha recebeu e venceu o Rennes por três bolas a zero durante a noite desta terça-feira, em jogo dos oitavos de final da Taça de França.