Taça de Portugal: A Taça das surpresas

Com duas vitórias, temos o SC Braga e a Académica de Coimbra, sendo que os braguistas necessitaram de seis finais para vencer duas, enquanto que a “Briosa” conquistou duas de cinco disputadas, sendo uma delas a primeira final da competição, realizada em 1938-39. Falta-nos ainda referir três clubes que venceram a competição por apenas uma ocasião – algo que o Vitória SC também conseguiu – com maior surpresa, uma vez que nunca foram clubes que disputaram os lugares de topo do nosso futebol. Falo de Leixões SC, CF Estrela da Amadora, e SC Beira-Mar, todos eles clubes que nos dias de hoje se encontram afastados do topo do nosso futebol. Matosinhenses e Aveirenses venceram uma de duas finais disputadas, enquanto que o Estrela venceu a única final disputada, sendo esta a final mais surpreendente da história da competição, com o clube da Amadora a defrontar o SC Campomaiorense.

Estrela da Amadora vencedor da Taça de Portugal Fonte: http://futeboldeoutrostempos.blogspot.pt
Estrela da Amadora vencedor da Taça de Portugal
Fonte: http://futeboldeoutrostempos.blogspot.pt

Registo de honra ainda para mais doze clubes que disputaram a final da Taça de Portugal, mas desta feita sem nunca lograr o êxito. São eles Atlético CP, CS Marítimo, Rio Ave FC, GD Estoril-Praia, SC Olhanense, SC Torreense, SC Covilhã, SC Farense, UD Leiria, FC Paços de Ferreira, GD Chaves, e o já referido Campomaiorense.

Esta época, com um dos grandes já afastado e com os dois restantes a poderem defrontar-se nas meias-finais, poderá trazer novas surpresas no que concerne aos finalistas e até quem sabe ao vencedor. Continua, portanto, a manifestar-se o fator surpresa, que dá a esta competição um toque especial, comparativamente às restantes competições do nosso futebol.

 

Foto de Capa: Guimarães Digital

David Vinagreiro
David Vinagreirohttp://www.bolanarede.pt
O David é um apaixonado pelo futebol desde criança, o que o levou a seguir o estudo do desporto por via académica com o sonho de se tornar treinador. Paralelamente, sempre teve gosto pela leitura e pela escrita, pelo que juntar o prazer da escrita com a paixão pelo futebol acabou por ser um processo natural.                                                                                                                                                 O David escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tiago Gouveia vê a sua saída do Benfica adiada por alguns dias

Tiago Gouveia pode estar perto de trocar o Benfica pelo Nice, mas a mudança do jogador apenas se dará depois do playoff da Champions League, no qual as águias enfrentarão o Fenrbahçe.

Colónia regressa à Bundesliga com uma vitória e assistência de ex-Benfica

O Colónia foi ao terreno do Mainz vencer por uma bola a zero, num encontro da primeira jornada da Bundesliga.

Como rejeita proposta de 70 milhões de euros do Tottenham por uma das estrelas da equipa

O Como não aceitou uma oferta avaliada em 70 milhões de euros por Nico Paz. O médio argentino está a cumprir a segunda época no clube da Serie A.

AVS SAD surpreende e empata com o Braga para a Primeira Liga

O AVS SAD foi ao Minho empatar com o Braga a duas bolas, num encontro relativo à terceira jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting insiste no empréstimo de Jota Silva: leões querem cedência sem custos

O Sporting continua interessado na contratação de Jota Silva. Os leões querem fechar um empréstimo sem custos, mas o Nottingham Forest pretende garantir uma verba com o avançado português.

Antigo candidato às eleições do Benfica pede a Rui Costa a contratação de Rodrigo Mora: «O que não pode acontecer é deixar escapar»

Bruno Costa Carvalho apelou à contratação de Rodrigo Mora por parte do Benfica. O antigo candidato à presidência dos encarnados pediu a Rui Costa para pagar os 70 milhões de euros da cláusula de rescisão.

Bruno Fernandes lamenta empate do Manchester United com Fulham e explica penálti falhado: «Chutei muito mal a bola»

Bruno Fernandes fez a análise do empate a um golo entre o Manchester United e o Fulham, da segunda jornada da Premier League.