Quem será o vencedor da Taça da Liga mais estranha de sempre?

- Advertisement -

Num formato por eliminatórias “estranhas”, com os quatro primeiros classificados da Primeira Liga Portuguesa 2019/20 a digladiarem-se com adversários teoricamente mais fracos, esta a solução possível para que a Taça de Liga desta época se realizasse em tempos de pandemia, sem sobrecarregar os calendários já apertados de todas as equipas.

Depois de vencerem os seus respetivos jogos, Sporting CP, SL Benfica, FC Porto e SC Braga agendaram a sua presença para Leiria nos entre os dias 16 e 23 de janeiro de 2021, numa “final four” que promete ser emocionante, tal como já aconteceu em anos anteriores.

Como referi, apesar de terem vencido os seus oponentes, não tiveram vida fácil para conseguir o apuramento, especialmente o SL Benfica. De todos, foi o que apanhou o adversário mais complicado – o Vitória SC –, mas também o que jogou pior, dando continuidade a uns meses complicados sob o leme de Jesus. “Leões” e “arsenalistas” cumpriram, enquanto os “dragões” também tiveram algumas dificuldades para bater um excelente FC Paços de Ferreira de Pepa, vencendo apenas pela margem mínima.

Independente dos jogos que vamos poder ver nestes dias, que terão sempre qualidade, penso que neste momento as possibilidades de algum dos intervenientes levaram a taça para casa é precisamente igual, 25% para cada um deles. Se FC Porto e SL Benfica são os dois clubes com maior orçamento e que mais bem-sucedidos têm sido nos últimos anos nas provas nacionais, Sporting CP e SC Braga são para mim quem melhor “joga à bola”.

Pelo primeiro ano desde que está neste formato que a competição não se joga em Braga, ou seja, o clube treinado por Carlos Carvalhal perde aqui a hipotética vantagem caseira, para além de ainda se competir sem a força do público nas bancadas (previsivelmente), devido à Covid-19. Ainda assim, a qualidade com que se exibem e o plantel com muitas e boas soluções para todas as posições, augura coisas positivas para o futuro próximo.

O Sporting CP, não só por estar em primeiro na Primeira Liga Portuguesa, está neste momento a jogar o melhor futebol em Portugal – na minha opinião – logo seguido do SC Braga, pelo que vai atacar este troféu com unhas e dentes. Ruben Amorim é um treinador que sabe o que é vencer este “caneco”: assim o fez enquanto jogador, no SL Benfica, e como treinador, nos bracarenses. Terá plantel com soluções suficientes para fazer a um calendário cheio que terá pela frente no mês de janeiro? O primeiro mês de 2021 vai-nos dar bases para podermos começar a responder a esta questão com mais certezas.

O FC Porto, de Sérgio Conceição, vai tentar vencer pela primeira vez a Taça da Liga, depois de ter chegado à final por duas vezes nos últimos três anos. Após várias épocas a desvalorizar o troféu, agora parece que já lhe atribui importância, algo que deveria ter sido sempre dito com veemência: um clube como o FC Porto entra em todas as competições com a mesma vontade de vencer. Assim o exigem os seus adeptos, seja com as primeiras, segundas ou terceiras linhas.

Por sua vez, o SL Benfica é – tal como em todas as competições em Portugal com excepção da Supertaça Cândido de Oliveira – o clube que mais Taças da Liga tem no seu palmarés, com a grande maioria conquistadas pelo seu atual treinador, Jorge Jesus, durante a sua primeira passagem pelo clube da Luz.

O “mister” disse recentemente que a conversa da qualidade de jogo “é treta”, como aliás faz recorrentemente para desvalorizar as críticas que lhe são dirigidas. Explicou que o SL Benfica é a segunda equipa a jogar melhor em Portugal, porque está em segundo na Primeira Liga Portuguesa, só superada pelo Sporting CP. Se para ele o que os encarnados jogam actualmente é digno de um comentário destes, então as melhorias que espero ver a curto-médio prazo na qualidade de jogo da equipa – especialmente ao nível da transição defensiva, mas também da objetividade do ataque – não devem estar para breve e a equipa vai ter muitas dificuldades contra qualquer um dos adversários. Os adeptos ainda aguardam uma resposta positiva da equipa às ideias do seu novo técnico.

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
Com licenciatura e mestrado em Jornalismo, Comunicação e Cultura, o Carlos é natural de um distrito que, já há muitos anos, não tem clubes de futebol ao mais alto nível: Portalegre. Porém, essa particularidade não o impede de ser um “viciado” na modalidade, que no âmbito nacional, quer no âmbito internacional. Adepto incondicional do Sport Lisboa e Benfica desde que se lembra de gostar do “desporto-rei”.                                                                                                                                                 O Carlos escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tomás Pérez troca o FC Porto pelo Atlético Mineiro: eis os detalhes da transferência

Tomás Pérez é reforço confirmado pelo Atlético Mineiro. O médio argentino foi emprestado pelo FC Porto até ao final de 2026, com opção de compra.

Vítor Pereira enaltece vitória na sua estreia pelo Nottingham Forest: «Foi um jogo consistente para nós, merecemos o resultado»

Vítor Pereira fez a análise da vitória do Nottingham Forest frente ao Fenerbahçe, na primeira-mão dos playoffs da Europa League.

Antigo assessor do Benfica sai em defesa de Gianluca Prestianni: «Não é racista»

O antigo assessor de comunicação do Benfica, Ricardo Lemos, saiu em defesa de Gianluca Prestianni, no âmbito da acusação de Vinícius Júnior contra o avançado argentino.

FPF abre inquérito após incidentes entre adeptos antes do Sporting x Benfica em Futsal

A Federação Portuguesa de Futebol abriu um inquérito para apurar responsabilidades sobre os confrontos entre adeptos, antes do Sporting x Benfica, em Futsal.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal celebra mesmo sem jogar: eis o Ranking UEFA depois dos jogos da Europa League e da Conference League

Boas notícias para Portugal depois da quinta-feira europeia. Eis as consequências dos jogos da Europa League e da Conference League.

Wolfsburgo elimina a Juventus em Turim e Manchester United confirma qualificação: Eis os resultados do dia na Champions League Feminina

Esta quinta-feira, o Wolfsburgo e o Manchester United garantiram a passagem aos quartos-de-final da Champions League Feminina.

Portugal está a apenas uma vitória de terminar a época no 6º lugar do Ranking UEFA.

Portugal precisa que apenas uma das suas equipas vença mais um jogo para garantir o sexto lugar do Ranking UEFA e uma terceira equipa na Champions League.