Gondomar SC 2-3 SC Salgueiros: Alma até ao último suspiro

A CRÓNICA: JOGO DE EMOÇÕES ATÉ AO ÚLTIMO LANCE

A festa da Taça de Portugal voltou ao Estádio São Miguel, que recebeu a primeira eliminatória da prova rainha. Com um relvado novo, o Gondomar SC recebeu o SC Salgueiros, num encontro entre históricos do futebol português.

Numa primeira parte sem grande desenrolar na história, o SC Salgueiros demonstrou uma grande capacidade e pressão ofensiva sobre os gondomarenses. Durante grande parte dos primeiros 45 minutos, a bola esteve sempre do lado dos salgueiristas e o golo inaugural do marcador já se avistava.

Aquando da chegada aos 24 minutos, e depois de uma má abordagem dos centrais da equipa de Domingos Barros, Ivo Lemos rematou de forma rasteira para dentro da baliza do Gondomar SC, num lance sem grande capacidade de defesa para Ricardo Benjamim. Lia-se o 1-0 no resultado, favorável ao histórico de Paranhos.

O jogo continuou com o mesmo rumo, sempre com o SC Salgueiros por cima. No entanto, num lance em que Simões percorreu toda a ala esquerda quase sem oposição, Idé recebeu a bola e rematou com a parte de fora do pé e empatou o marcador para a equipa da casa.

Esperava-se uma segunda parte com mais ocasiões do que a primeira, para honrar aquela que é a verdadeira festa da Taça. E foi mesmo isso que aconteceu. Cinco minutos após o reinício da partida, Daffé arrancou pelo meio e deixou para Fabinho que só teve de rematar para o fundo da baliza de Cavadas, que não teve hipótese de defesa. Foi a “remontada” no marcador.

Os ânimos começaram a subir tanto no terreno de jogo como nas bancadas, mas tudo não parecia desatar de como estava. Só que, aos 76 minutos, a bancada visitante do Estádio São Miguel saltou de alegria com o golo do empate. Stanley cabeceou diretamente para o poste, mas, no ressalto, Nélson Agra fez o que tinha a fazer e consagrou o segundo golo do SC Salgueiros. Voltava a estar empatada a partida e o nervosismo já se fazia sentir.

Ninguém arredava pé da bancada e avistava-se o prolongamento. Mas, como o jogo só acaba quando o árbitro apita para o final, foi Tanko que fez as delícias da Alma Salgueirista ao rematar à entrada da área, à “lei da bomba”, para o fundo das redes de Ricardo Benjamim. Estava feito o 3-2, a remontada e a vitória do SC Salgueiros na casa do Gondomar SC. Assim, os gondomarenses deram por finalizada a participação na primeira eliminatória da Taça de Portugal, enquanto o SC Salgueiros avança para a próxima fase.

 

A FIGURA

Fonte: SC Salgueiros

Abdull Tanko – Correu até parecer não dar mais até ao final do jogo. Foi um dos potenciadores da ofensiva salgueirista e, no final, brindou a equipa e os seus adeptos com o golo da vitória, quando tudo apontava para um prolongamento.

 

O FORA DE JOGO

Fonte: SC Salgueiros

Rodolfo Simões – O lateral esquerdo da equipa de Paranhos pareceu algo desaparecido do jogo. Sem demonstrar grande capacidade de progressão ofensiva e algo lento nos processos defensivos, Rodolfo poderia ter demonstrado mais.

 

ANÁLISE TÁTICA – GONDOMAR SC

Domingos Barros montou a equipa num comum 3-5-2, aquando dos momentos ofensivos, mas moldável num 5-3-2 nas transições defensivas.

Com os laterias bastante subidos e a dar a total largura no campo nas transições e momentos ofensivos de jogo, abririam espaço para a atuação dos médios de forma a jogar pelo interior. Jogava-se na profundidade oferecida por Daffé e Idé no último setor do terreno de jogo.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Benjamim (5)

Igor (6)

Baba (5)

Tiago Gomes (5)

Daffé (7)

Fabinho (6)

Idé (6)

Jota (6)

Simões (6)

Bastian (5)

Rosas (5)

SUBS UTILIZADOS

André (5)

Serginho (5)

Bruno (5)

 

ANÁLISE TÁTICA – SC SALGUEIROS

Rui Amorim arquitetou um 4-3-3 base para enfrentar o Gondomar SC. Com Diogo Valente a jogar junto dos médios e Tanko a atacar nas costas dos defesas, o restante do plantel esteve alinhado conforme “o que vem nos livros”. Yannick encaixou-se entre os centrais adversários aquando da organização ofensiva, de forma a potenciar a profundidade.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Cavadas (5)

Mica (5)

Álvaro (5)

Agra (7)

Rodolfo (4)

Yannick (7)

Ivo Lemos (6)

Nelsinho (7)

Diogo Valente (7)

Turé (6)

Tanko (7)

SUBS UTILIZADOS

Stanley (6)

Daniel Pinto (5)

Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos

Andreia Araújo
Andreia Araújohttp://www.bolanarede.pt
A Andreia é licenciada Ciências da Comunicação, no ramo de Jornalismo. Depois de ter praticado basquetebol durante anos, encontrou no desporto e no jornalismo as suas maiores paixões. Um dos maiores desejos é ser uma das vozes das mulheres no mundo do desporto e ambição para isso mesmo não lhe falta.

Subscreve!

Artigos Populares

Sondagem Bola na Rede: José Mourinho é o nome ideal para o posto de treinador do Benfica?

José Mourinho está a ser apontado como sucessor de Bruno Lage no Benfica no comando técnico do emblema das águias.

Newcastle cobiça jovem promessa do Manchester United para o mercado de inverno

O Newcastle está atento à situação de Kobbie Mainoo no Manchester United e poderá investir no médio no próximo mercado de transferências.

Arne Slot defende Florian Wirtz em antevisão ao jogo para a Champions League: «Os que já estavam na equipa, não marcaram quatro golos, nem...

Arne Slot defendeu Florian Wirtz e a estratégia de mercado do clube na conferência de imprensa antes do jogo contra o Atlético de Madrid.

Pedro Caixinha irá receber 2,3 milhões de euros do Santos por decisão da FIFA

A FIFA tomou a decisão de condenar o Santos a indemnizar Pedro Caixinha em 2,3 milhões após a rescisão unilateral de contrato.

PUB

Mais Artigos Populares

Inter Miami vence 3-1 ao Seattle Sounders com golo e assistência de Leo Messi

O Inter Miami recebeu o Seattle Sounders nesta jornada da MLS e, com a ajuda de golo e assistência de Leo Messi, venceu por 3-1.

Cristóvão Carvalho aconselha Benfica a esquecer José Mourinho e insiste: «Iniciava já as negociações para a contratação de Klopp»

Cristóvão Carvalho voltou a assumir que gostaria de contar com Jurgen Klopp no posto de treinador do Benfica, cargo que está atualmente livre.

João Diogo Manteigas contra a oficialização de José Mourinho: «Rui Costa não deveria arriscar cometer mais um erro»

João Diogo Manteigas defende que Rui Costa não deveria anunciar a contratação de um novo treinador antes das eleições.