A meio da semana chega a Taça de Portugal, com jogos muito interessantes de seguir. Desde um SL Benfica x SC Braga, passando por um FC Famalicão x CD Mafra ou por um AC Marinhense x Rio Ave FC, estão reunidas todas as condições para mais uma eliminatória muito interessante em que podem existir várias surpresas no caminho para o Jamor. Vem daí conhecer os jogos destes oitavos de final!

Académico de Viseu FC – GD Chaves

Prevê-se um duelo muito equilibrado, entre duas boas equipas da Segunda Liga. Os viseenses estão a realizar uma temporada muito positiva e chegam ao jogo da Taça num bom momento. Jogando em casa e numa competição onde todos querem chegar ao Jamor, é certamente vontade do Académico de Viseu chegar aos quartos de final da prova. Já por Trás-os-Montes as coisas assumem um contorno diferente. Com o objetivo assumido de regressar à Primeira Liga, as coisas não têm corrido bem ao GD Chaves, que se encontra manifestamente afastado dos lugares de subida. Numa época para já marcada pela irregularidade nas suas exibições, o conjunto orientado por José Mota (treinador que já venceu uma Taça de Portugal) quererá ir o mais longe possível nesta competição.

Varzim SC – Anadia FC

Anúncio Publicitário

Jogo interessante na Póvoa. O Varzim SC encontra-se num grande momento, ocupando o terceiro lugar da Segunda Liga, com um registo acima das expetativas iniciais para esta temporada. Como Taça é Taça, o Anadia FC, que eliminou o SC Beira Mar na eliminatória anterior, quererá certamente surpreender no norte do país e eliminar uma equipa do escalão superior. Os comandados de Paulo Alves são favoritos a seguir em frente, mas sabemos que tudo pode acontecer num jogo da Taça de Portugal.

AC Marinhense – Rio Ave FC

O Rio Ave assumiu-se ao longo das últimas temporadas como uma das melhores equipas do futebol português e esteve muito perto de conquistar a Taça de Portugal na temporada 2013/14, quando atingiu a final da competição ganha pelo SL Benfica. Os rioavistas pretendem agigantar-se de novo e chegar a uma nova final mas para isso terão de derrotar o Marinhense, num jogo que se prevê muito complicado. Isto porque a equipa do Campeonato de Portugal está numa posição estável na sua série e tem sido forte em casa. O Marinhense quer fazer história e, jogando em casa, tudo é possível.

Sertanense FC – CF Canelas 2010

Duelo equilibrado entre duas equipas do Campeonato de Portugal. Diria que o Sertanense FC tem alguma vantagem por jogar em casa, mas o Canelas 2010 está também a fazer um campeonato tranquilo. Ambas as formações querem fazer história e, num dado que pode ser importante, ambas sabem também passar eliminatórias através das grandes penalidades.

FC Paços de Ferreira – SC Espinho

Um dos jogos mais atrativos desta eliminatória. Num jogo que antevejo mais equilibrado do que pode parecer à primeira vista, o Paços é favorito porque é um clube de Primeira Liga, e também porque chega moralizado após uma vitória fundamental que conseguiu em Braga no fim de semana. Porém, é imperativo não desvalorizar o Sporting de Espinho. Sediado no Campeonato de Portugal, o Espinho está na luta pelas posições que dão acesso ao playoff de subida à Segunda Liga e na temporada transata esteve muito perto de conseguir esse regresso aos campeonatos profissionais. Com uma equipa competitiva e uma fiel massa adepta, a Taça de Portugal pode ser uma grande montra para este histórico do futebol português.

SL Benfica – SC Braga

É de forma indesmentível o jogo de cartaz destes oitavos de final. O SL Benfica chega a este jogo no melhor momento da temporada, quer a nível de resultados quer a nível da estabilização do seu jogo, mais consistente e com os seus jogadores cada vez mais confiantes. Recebe um SC Braga que tem feito uma temporada atípica mas que, por isso mesmo, representa um perigo grande para as águias. Apesar do campeonato paupérrimo que está a realizar, a equipa da cidade dos arcebispos está a fazer uma grande Liga Europa e tem sido consistente nas Taças internas. Com ambas as equipas a terem pretensões fortes a vencer a competição, prevê-se um grande jogo no Estádio da Luz. Uma coisa é certa: um dos favoritos a vencer a competição ficará de fora. Resta saber qual.

Águias e Gverreiros: um deles ficará pelo caminho
Fonte: SC Braga

FC Porto – CD Santa Clara

Um jogo interessante no Dragão, com o favoritismo a pender para o lado dos azuis e brancos. O FC Porto já recebeu por duas vezes o Santa Clara esta temporada (2-0 para o campeonato e 1-0 para a Taça da Liga) e em ambos os jogos se viu que, apesar do mérito da vitória portista, o Santa Clara conseguiu sempre criar problemas e algumas oportunidades. Num jogo só, o FC Porto tem de estar muito concentrado e forte no jogo para bater esta sempre difícil equipa açoriana, que defende bem e ataca de forma criteriosa, à imagem do que quer o seu treinador João Henriques.

FC Famalicão – CD Mafra

Será o último jogo destes oitavos de final. O FC Famalicão, equipa sensação deste campeonato, entrará em campo de orgulho ferido por uma fase menos boa de resultados, mas em que a sua forma de jogar se manteve exatamente igual. Prevê-se uma entrada forte da equipa famalicense, a querer mostrar o porquê da posição que ocupa e também a demonstrar que a qualidade dos seus jogadores não desapareceu do nada. Do outro lado vem o Mafra, que surpreendeu na passada eliminatória ao bater o Moreirense FC em Moreira de Cónegos por 3-1. Esse resultado serve, automaticamente, de alerta para o Famalicão que não pode ter falhas de concentração frente a um sensacional Mafra, que ocupa um excelente 5º lugar na Segunda Liga. Um jogo muito interessante de seguir.

Foto de Capa: SC Espinho

Artigo revisto por Joana Mendes