O sorteio da quarta eliminatória da Taça de Portugal decorreu esta tarde na cidade de futebol e trouxe algumas surpresas. Desde já, o facto de que garantidamente teremos equipas do Campeonato de Portugal nos oitavos de final da competição, uma vez que algumas delas se irão defrontar entre si nesta eliminatória: Juventude de Pedras Salgada – CF Canelas (2010); Anadia FC – SC Beira-mar; SC Espinho – FC Arouca e Club Sintra Football – Atlético Clube Marinhense.

Já entre equipas da Primeira Liga vamos assistir a apenas dois jogos, são eles entre o finalista vencido FC Porto e o Vitória FC, e entre o SC Braga e o recém-promovido ao primeiro escalão Gil Vicente FC.

Já o Benfica, um dos crónicos candidatos a ganhar a Taça, teve, teoricamente, melhor sorte e vai a casa do FC Vizela, do Campeonato de Portugal. Nota ainda para o Alverca, que depois de derrotar o atual detentor do troféu, o Sporting CP, tem novamente uma missão complicada para seguir em frente na competição: derrotar o Rio Ave FC em casa.

A última eliminatória da Taça de Portugal trouxe várias surpresas. Para já, o facto de se terem apurado mais equipas do Campeonato de Portugal do que da Segunda Liga, ao contrário do que seria de esperar (treze para oito). Depois, a eliminação de alguns clubes da Primeira Liga por emblemas de escalões inferiores, que à partida não seriam favoritos à vitória. Mas já sabemos que a verdadeira magia da Taça prende-se com a sua imprevisibilidade e capacidade de dar palco aos que de outra forma não o teriam, pelo menos não com esta dimensão.

Nesta última eliminatória assistimos a alguns destes casos, como foi o caso Sintra Football que derrotou o Vitória SC nas grandes penalidades, o SC Farense que deixou por terra as aspirações do Portimonense SC ou o Beira-Mar, esse histórico do futebol português, que seguiu em frente após vencer o CS Marítimo.

Nesta quarta eliminatória da Taça de Portugal, a questão que se levanta é a seguinte: quem serão os próximos tomba-gigantes?

O Club Sintra Football eliminou o Vitória SC da Taça de Portugal
Fonte: Club Sintra Football

Calendário de jogos da quarta eliminatória da Taça de Portugal:

FC Porto – Vitória FC

SC Braga – Gil Vicente FC

FC Vizela – SL Benfica

Juventude de Pedras Salgadas – CF Canelas 2010

Varzim SC – GS Loures

Leixões SC – CD Santa Clara

Anadia FC – SC Beira-mar

Sertanense FC – SC Farense

Paços de Ferreira FC – AD Sanjoanense

FC Famalicão – Académica OAF

Académico Viseu FC – CD Feirense

Moreirense FC – CD Mafra

SC Espinho – FC Arouca

Sintra Football Club – AC Marinhense

Rio Ave FC – FC Alverca

GD Chaves – Belenenses SAD

Foto de Capa: SL Benfica

Artigo revisto por Joana Mendes

Comentários