📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Uma realidade com duas faces

- Advertisement -

futebol nacional cabeçalho

[accordion][acc title=”                                                                          Biografia: Rui Horta”]

Apresentação:

«Na época 2014/15 entrei na estrutura do Clube Atlético Riachense para realizar o meu estágio relativo ao Mestrado em Treino Desportivo de Alto Rendimento, com as funções de treinador adjunto e de observador dos adversários. Após a derrota em Paços de Ferreira para a Taça de Portugal a equipa técnica demite-se, e fiquei responsável por prescrever e organizar o único treino da semana e também o jogo para que a direcção ganhasse tempo para encontrar um novo treinador. No dia 30 de Novembro, após o final do jogo C.A. Riachense-Eléctrico, fui convidado para assumir as funções de treinador principal da equipa e assim conduzi-la até ao final da época, tornando-me aos 23 anos o treinador principal do Clube Atlético Riachense no Campeonato Nacional de Seniores.»

Currículo Desportivo:

– 2014/15 – Treinador principal do Atlético Riachense (CNS)

– 2013/14 – Treinador principal sub-17 e sub-10, Coordenador da Escola de Formação do União Desportiva e Recreativa de Tires

– 2012/13 – Treinador adjunto sub-15, treinador principal sub-10 do CADE

– 2011/12 – Treinador principal sub-10, sub-9 e sub-8 do Núcleo Sportinguista de Rio Maior

– 2010/11 – Treinador adjunto sub-14, treinador principal sub-9 e sub-8 do Núcleo Sportinguista de Rio Maior

– 2009/10 – Treinador adjunto sub-15 do CADE

– 2008/09 – Treinador principal sub-8 do Tramagal Sport União [/acc][/accordion]

«Muito se fala da diferença de orçamentos na principal competição do futebol português e do impacto dos tão famosos fundos de investimento que assombram os clubes com menor capacidade económica, pois só “os grandes” parecem ter fundos de investimento realmente vantajosos a nível financeiro. Então e no CNS? As diferenças neste escalão são ainda mais visíveis, pois existem clubes amadores a defrontar ao domingo clubes profissionais, jogadores que apenas treinam e jogam (profissionais, portanto) a defrontar jogadores que têm no futebol o hobby da vida deles, que acabam os seus trabalhos às seis da tarde e vão para o campo treinar, chegando a casa depois das dez da noite, cansados do dia de trabalho. A diferença de orçamentos no CNS entre equipas da mesma série é gritante e, apesar de não ser só o poder económico que decide o resultado no futebol, este factor torna a missão dos clubes mais pequenos quase impossível. Mas ao domingo nem sempre isso conta, e para o consumidor de desporto são onze contra onze e o que interessa é marcar mais golos que o adversário.

Tendo em conta a realidade socioeconómica do país e do futebol, é muito complicado para os clubes pequenos participarem numa prova cujas taxas de jogo são elevadas, e a que ainda temos de acrescentar o policiamento e as deslocações para os jogos. São cada vez mais as despesas e cada vez menos os apoios, e tudo isto cria um maior desfasamento entre os grandes e os pequenos no CNS. Podemos concluir portanto que existem duas realidades no CNS: a realidade de quem trabalha durante o ano com a preocupação de ser cada vez melhor e vencer todos os adversários, e a realidade de quem tenta exactamente o mesmo mas acrescenta o factor sobrevivência a cada semana de trabalho.

Rui Horta assumiu a equipa do At. Riachense aos 23 anos
Rui Horta assumiu a equipa do At. Riachense aos 23 anos

Relativamente aos artistas, o CNS é um local recheado de talentos prontos a emergir para os maiores palcos do futebol nacional. É possível encontrar jovens nos seus primeiros anos de futebol sénior cujo talento é muito elevado, mas também encontramos jogadores muito experientes com uma capacidade de leitura dos indícios do jogo acima da média. Nos últimos anos temos assistido a um aumento de jogadores que saltam do CNS para a principal liga portuguesa, para além de treinadores que também começam a ganhar credibilidade ao desenvolver o seu trabalho no CNS.

O futebol é um fenómeno desportivo tão complexo e com um grau de incerteza muito elevado relativamente ao rendimento, e uma coisa é certa: no Campeonato Nacional de Seniores este fenómeno também é atraente, complexo, incerto e, como não poderia deixar de ser, é também APAIXONANTE!»

Texto da autoria de Rui Horta

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Vítor Paneira admite: «Gostaria também de ter tido um debate com Simão Sabrosa»

Vítor Paneira admitiu que gostaria de ter tido um debate contra Simão Sabrosa, atual membro da estrutura do Benfica.

João Noronha Lopes vai trazer mais dois nomes de peso para a estrutura do Benfica

João Noronha Lopes vai contar na sua estrutura no Benfica com Ricardinho e Jean-Jacques, glórias do emblema encarnado.

Rui Costa promete trazer novidade para o Benfica em caso de triunfo nas eleições

Rui Costa revelou que vai trazer um novo chief scout para o Benfica, caso vença as eleições, mas não revelou o nome.

Nuno Borges bate Eliot Spizzirri e vai defrontar Novak Djokovic na terceira ronda do ATP Atenas

Nuno Borges está na terceira fase do ATP Atenas. O tenista português bateu Eliot Spizzirri em três sets e vai agora defrontar Novak Djokovic.

PUB

Mais Artigos Populares

Bayern Munique segue imparável… mas não é a única equipa invicta na Europa: sabes qual é a outra?

O Bayern Munique ainda não sabe o que é perder esta temporada, somando 16 vitórias em 16 encontros, após o triunfo sobre o PSG.

Luciano Spalletti deixa aviso para os jogadores da Juventus após empate com Sporting: «Se jogarmos assim, não será fácil»

Luciano Spalletti reagiu ao encontro entre o Sporting e a Juventus, a contar para a quarta jornada da fase de liga da Champions League.

Alisson Santos: «Talvez se tivéssemos sido mais agressivos no último terço, teríamos conseguido os três pontos»

Alisson Santos reagiu ao encontro entre o Sporting e a Juventus, válido pela quarta jornada da fase de liga da Champions League.