O que esperam os editores do BnR de 2018?

Cabeçalho Futebol Nacional

Bola na Rede: Pode o Seleção Nacional voltar a sagrar-se campeã, desta vez do mundo?

Nuno Almeida: Tendo em conta que teremos um mundial onde estarão presentes seleções como o Brasil, que está muito forte, consistente e que se classificou para de uma forma tão clara, uma Alemanha que é sempre favorita e conseguiu ganhar a taça das confederações usando segundas linhas, ou uma Argentina que, apesar de não estar a passar um bom momento, tem muita qualidade individual, será muito difícil à nossa seleção fazer o mesmo trajecto que fez no Europeu. E digo apenas difícil e não impossível, primeiro porque no futebol não há impossíveis no futebol, e segundo porque Fernando Santos e os seus escolhidos já ganharam um Europeu, em casa do favorito, sem Cristiano Ronaldo e com golo de um suplente. Apesar de muito difícil, Fernando Santos ensinou-nos a acreditar.

BnR: É esta a última hipótese para Cristiano Ronaldo tentar ganhar o Mundial?

NA: Não. Penso que Cristiano Ronaldo, pela forma como trabalha, se trata, e o cuidado que os seus treinadores têm em gerir o seu esforço, poderá manter-se a jogar a grande nível por mais 4 ou 5 anos, no entanto, depois deste Mundial não poderemos continuar a pedir que seja Cristiano Ronaldo a carregar a nossa seleção. Teremos que manter a renovação que já se iniciou, construindo um colectivo equilibrado e forte. Para que isso aconteça, e olhando aos bons jovens jogadores que já chegaram à equipa das quinas, e aos que estão a surgir, faltará apenas que emerjam dois ou três bons centrais para substituir jogadores como Pepe, Bruno Alves e Ricardo Carvalho. Alcançando isso, a seleção conseguirá levar Cristiano Ronaldo a mais um Mundial, onde acredito que não será a estrela, mas mais um, que servirá de referência e exemplo para os mais jovens.

BnR: Quem é que se arrisca a ser a equipa revelação do campeonato português desta temporada?

NA: Bem sei que as segundas voltas sempre trazem surpresas boas e más, o que pode contradizer a escolha que aqui farei, mas atendendo ao caminho percorrido, e aos sinais que têm vindo a demonstrar já em épocas anteriores, vou escolher o Rio Ave como equipa revelação deste campeonato. Poderia escolher também o Marítimo que está a fazer uma época muito boa, mas a equipa madeirense não pode ser considerada uma revelação atendendo ao facto que está sempre a lutar por lugares europeus. O Rio Ave tem-se vindo a estabelecer na primeira metade da classificação, e esta época, com Miguel Cardoso no comando aliou à consistência um futebol muito bom de ver, atacante e de posse.

Miguel Cardoso teve um excelente início nesta sua nova aventura no Rio Ave Fonte: Rio Ave FC
Fonte: Rio Ave FC

BnR: Que jogadores podem ser as revelações dos campeonatos portugueses [fora dos 3 grandes]?

NA: Temos excelentes jogadores a aparecer nas equipas ditas pequenas, e fazendo também neste caso a ressalva de que, como as equipas, os jogadores vivem de fases, arriscarei em alguns nomes que têm mostrado muita qualidade e que não me parece ocasional. Decidi destacar Shoya Nakajima (Portimonense), Rui Costa (Famalicão), Raphinha (Guimarães), Charles (Marítimo) e Oghenekaro Etebo (Feirense)

Shoya Nakajima – Médio ofensivo de 23 anos, o jogador nipónico é muito rápido e bom tecnicamente, aparecendo muitas vezes em zona de finalização.

Rui Costa – O avançado do Famalicão, de 21 anos, é, nesta lista, o único representante da segunda liga muito por culpa de quem está a escrever este texto que não tem seguido o segundo escalão com a atenção devida, no entanto parece-me ser um excelente representante da qualidade que temos também nessa competição. É rápido, muito móvel, e a qualquer momento pode apanhar uma defesa em conta-pé.

Raphinha – O avançado do Vitória de Guimarães, de 20 anos, já tinha dado nas vistas na época passada, mas continua a demonstrar este ano que tem muita qualidade, principalmente num momento menos positivo da sua equipa.

Charles – O Guarda-redes do Marítimo, que, apesar dos seus 23 anos, conseguiu ganhar a titularidade numa equipa que está a fazer uma excelente campanha na liga portuguesa.

Oghenekaro Etebo – A jogar na equipa da Feira, este avançado de 23 anos é bastante possante e promete ser um jogador a seguir no futuro. Ganhou já o prémio de mais promissor jogador CAF 2016

Poderia ter indicado outros cinco nomes, no entanto estes parecem ter qualidade mais que suficiente para serem destacados.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Antevisão GP Hungria: Charles Leclerc apanha bons ventos e surpreende

A melhor qualificação do ano de Fórmula 1 ficou guardada para a última ronda antes da pausa de verão de 2025

Fim da polémica: Alexander Isak vai voltar aos treinos do Newcastle

Alexander Isak vai voltar a treinar juntamente com os seus companheiros de equipa do Newcastle. O avançado sueco esteve a manter a forma em Espanha.

Boas notícias para Ruben Amorim: Newcastle leva nega por proposta milionária por Benjamin Sesko

O RB Leipzig rejeitou uma proposta milionária do Newcastle por Benjamin Sesko. O avançado esloveno está também na mira do Manchester United.

Mudanças à vista no Sporting? Conrad Harder pode rumar à Juventus e leões tentam contratar Jota Silva e Clayton

O Sporting pode fazer mudanças na frente de ataque. Os leões podem transferir Conrad Harder para a Juventus e receber Jota Silva e Clayton Silva.

PUB

Mais Artigos Populares

Arsenal rejeitou proposta de clube português por Jakub Kiwior

Jakub Kiwior despertou a cobiça de uma equipa portuguesa. O defesa internacional polaco pertence aos quadros do Arsenal.

Andrea Belotti pode voltar a Portugal e está na mira de Braga e Vitória SC

Andrea Belotti tem vários interessados na Europa. O avançado internacional italiano é cobiçado pelo Braga e pelo Vitória SC.

FC Porto pode emprestar Iván Jaime a clube da Ligue 1

O Brest está muito interessado em contratar Iván Jaime neste mercado de verão. Emblema francês abre contactos por um empréstimo.