Hoje o desporto fica para segundo plano

- Advertisement -

Notícias Bola na Rede BnR cabecalho

Ontem deitei-me tomando conhecimento de uma tragédia que se estava a iniciar na zona-centro do meu país. Hoje acordei com todos os órgãos de comunicação social dando conta de uma catástrofe natural e humana, a maior de sempre a acontecer no nosso país.

Para além dos hectares de floresta ardida, essencial à nossa saudável existência, também as mais de 50 pessoas haviam perdido as suas vidas, dentro de viaturas enquanto passeavam com as suas famílias, ou iam encontrar-se com as mesmas, ou tentavam salvar o que era seu.

Quando isto acontece, tudo o resto, todos os problemas que nos assolam diariamente, ficam a parecer tão pequenos e insignificantes, e mais pequenas ficam as quezílias futebolísticas e desportivas que muitas vezes nos dividem e geram polémica, divisões e discussões.

Certamente, o fogo não fez distinção entre os que são adeptos do SL e Benfica, do FC Porto, do Sporting CP, do UD de Leiria, do CD Fátima ou de outro qualquer clube de futebol ou desportivo. E também por isso todos nos devemos unir para lutar contra esta tragédia, não apenas na luta directa com o fogo mas trabalhando em comunidade com a limpeza das florestas e a manutenção das mesmas.

O futebol deveria servir como um escape para problemas maiores que surgem nas nossas vidas e não tornar-se mais um problema com que nos preocupamos diariamente, tornando-se muitas vezes o problema prioritário que nos assola.

Fonte: https://www.bps.pt/
Fonte: https://www.bps.pt/

Problemas sérios são estes, que ceifam vidas, que destroem tudo o que se construiu durante anos, pessoas que ficam sem nada. O futebol e o desporto só têm um papel: o de tentar minimizar essa dor através do seu papel de utilidade pública e de entretenimento de massas. Junto disto, todos os “Guerras”, e-mails, todas as escutas ou o que seja, são mesquinhices de quem não dá valor a mais nada se não às suas carteiras.

O futebol pode agora também, como motivador de massas, tentar passar uma imagem construtiva de ajuda às vitimas, e passar uma mensagem que influencie a limpeza de matas, a ajuda aos bombeiros, e muitas outras iniciativas que se podem desenvolver para minimizar o risco de que se repitam catástrofes como a que está a acontecer em Pedrogão Grande.

Hoje não somos benfiquistas, sportinguistas, portistas… Somos portugueses, e essencialmente humanos que choram os que partiram e devem ajudar o “irmão” que chora pelo parente perdido, pelos bens destruídos.

Hoje eu trocaria qualquer titulo que o meu clube já tenha conquistado ou possa vir a conquistar pela vida de qualquer uma das pessoas que desapareceu no meio das chamas.

Foto de Capa: Beira Baixa TV

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Insultos e agressões num treino: Neymar acusado por colega no treino e Santos abre processo de investigação interno

O Santos anunciou que abriu in processo de investigação interno para analisar uma acusação de agressões provocadas por Neymar. O avançado brasileiro terá agredido o seu colega, Robinho Júnior, num treino.

Hearts de Cláudio Braga bate Rangers de Chermiti e isola-se na liderança do campeonato escocês

O Hearts recebeu e venceu o Rangers por 2-1 e reforçou a liderança na fase de campeão da Liga Escocesa. Cláudio Braga saiu lesionado.

Belenenses confirma Gonçalo Brandão como treinador principal até ao final da temporada

Gonçalo Brandão é o novo treinador do Belenenses. O técnico de 39 anos foi o escolhido para assumir a equipa até ao final da temporada.

Rui Borges a 3 jogos de igualar melhor registo de Ruben Amorim pelo Sporting no que toca a jogos consecutivos a marcar na Primeira...

O Sporting está há 50 jogos sempre a marcar na Primeira Liga. Caso mantenha o registo até ao fim da época, Rui Borges igualará Ruben Amorim.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting x Vitória SC: eis os onzes iniciais

Sporting e Vitória SC enfrentam-se a partir das 20h15 no Estádio de Alvalade, em jogo da 32.ª jornada da Primeira Liga.

FC Porto: situação da posição de ponta de lança conta com novidades

O FC Porto vai decidir em breve as situações de Luuk de Jong e Terem Moffi. O neerlandês está lesionado e o nigeriano encontra-se emprestado.

Barcelona interessado em jovem promessa e Jorge Mendes pode ser fundamental para conclusão do processo

David Sueiro pode vir a ser jogador do Barcelona a partir do próximo mercado. O jovem pertence aos quadros do Celta de Vigo.