Hoje o desporto fica para segundo plano

- Advertisement -

Notícias Bola na Rede BnR cabecalho

Ontem deitei-me tomando conhecimento de uma tragédia que se estava a iniciar na zona-centro do meu país. Hoje acordei com todos os órgãos de comunicação social dando conta de uma catástrofe natural e humana, a maior de sempre a acontecer no nosso país.

Para além dos hectares de floresta ardida, essencial à nossa saudável existência, também as mais de 50 pessoas haviam perdido as suas vidas, dentro de viaturas enquanto passeavam com as suas famílias, ou iam encontrar-se com as mesmas, ou tentavam salvar o que era seu.

Quando isto acontece, tudo o resto, todos os problemas que nos assolam diariamente, ficam a parecer tão pequenos e insignificantes, e mais pequenas ficam as quezílias futebolísticas e desportivas que muitas vezes nos dividem e geram polémica, divisões e discussões.

Certamente, o fogo não fez distinção entre os que são adeptos do SL e Benfica, do FC Porto, do Sporting CP, do UD de Leiria, do CD Fátima ou de outro qualquer clube de futebol ou desportivo. E também por isso todos nos devemos unir para lutar contra esta tragédia, não apenas na luta directa com o fogo mas trabalhando em comunidade com a limpeza das florestas e a manutenção das mesmas.

O futebol deveria servir como um escape para problemas maiores que surgem nas nossas vidas e não tornar-se mais um problema com que nos preocupamos diariamente, tornando-se muitas vezes o problema prioritário que nos assola.

Fonte: https://www.bps.pt/
Fonte: https://www.bps.pt/

Problemas sérios são estes, que ceifam vidas, que destroem tudo o que se construiu durante anos, pessoas que ficam sem nada. O futebol e o desporto só têm um papel: o de tentar minimizar essa dor através do seu papel de utilidade pública e de entretenimento de massas. Junto disto, todos os “Guerras”, e-mails, todas as escutas ou o que seja, são mesquinhices de quem não dá valor a mais nada se não às suas carteiras.

O futebol pode agora também, como motivador de massas, tentar passar uma imagem construtiva de ajuda às vitimas, e passar uma mensagem que influencie a limpeza de matas, a ajuda aos bombeiros, e muitas outras iniciativas que se podem desenvolver para minimizar o risco de que se repitam catástrofes como a que está a acontecer em Pedrogão Grande.

Hoje não somos benfiquistas, sportinguistas, portistas… Somos portugueses, e essencialmente humanos que choram os que partiram e devem ajudar o “irmão” que chora pelo parente perdido, pelos bens destruídos.

Hoje eu trocaria qualquer titulo que o meu clube já tenha conquistado ou possa vir a conquistar pela vida de qualquer uma das pessoas que desapareceu no meio das chamas.

Foto de Capa: Beira Baixa TV

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho e a temporada pelo Benfica: «Este agora conta como o nono campeonato que ganhei»

José Mourinho deu uma nova entrevista e falou da temporada que realizou pelo Benfica, sem derrotas para a Primeira Liga.

AC Milan de Ruben Amorim estuda alternativa a Gonçalo Ramos e está na Premier League

O AC Milan está em busca de um novo ponta de lança. Nicolas Jackson é a alternativa a Gonçalo Ramos, a prioridade dos italianos.

João Pinheiro nomeado pela FIFA para apitar primeiro jogo dos 16-avos de final do Mundial 2026

João Pinheiro vai apitar o jogo entre a África do Sul e o Canadá. O português vai arbitrar o seu segundo jogo no Mundial 2026.

Pesadelo do Sporting está de regresso: dupla de sucesso volta a trabalhar em conjunto

Jesús Gordillo e Mario Rivillos vão ser reforços do Inter JP Financial, depois de terem atuados juntos no Palma Futsal.

PUB

Mais Artigos Populares

Estoril Praia: Eis os principais candidatos a assumir o comando dos canarinhos

Guillermo Abascal é forte hipótese para treinar o Estoril. O técnico espanhol deseja abraçar um novo projeto em solo português.

FC Porto recusa saída de Borja Sainz e espanhol resiste ao impacto de Oskar Pietuszewski: Eis os detalhes

O FC Porto recusa negociar a saída de Borja Sainz. O extremo espanhol continua nos planos para a nova época.

Para Portugal (e a Primeira Liga) estar atento: alvo de Braga e FC Porto envia Richard Ríos para o banco de Colômbia

Gustavo Puerta conquistou um lugar no onze titular da Colômbia, remetendo Richard Ríos para o banco de suplentes.