Portugal é um dos países do mundo onde o desporto assume uma importância que muito frequentemente se funde com a própria cultura e identidade nacionais.

Ao longo das últimas gerações, paixões clubísticas foram sendo passadas de pais para filhos, juntamente com sentimentos de rivalidade e paixão profunda por determinado emblema. Unidos pela equipa nacional, com o pontual espírito crítico que nos caracteriza enquanto povo, muitas vezes esquecemos que um estádio é, também ele, um hino à arquitetura e à história.

De igual forma, o desporto motorizado merece um carinho especial por parte dos portugueses, particulares adeptos de disciplinas como a Fórmula 1, MotoGP ou o Campeonato Mundial de Ralis (WRC). Cada vitória de um piloto português é sempre um pouco nossa enquanto povo.

Em cada cidade, a própria identidade local está muitas vezes fortemente associada a estes palcos desportivos, podendo e devendo constar como um dos apelos a uma visita sempre que a oportunidade surgir.

Anúncio Publicitário

Com tal em mente, venha conhecer alguns dos locais onde o desporto é rei.

 

Estádio José Alvalade XXI – Sporting Clube de Portugal

Estádio de Alvalade, Portugal
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Clubismos à parte, qualquer um dos grandes estádios é digno de uma visita sempre que a oportunidade se apresentar.

O Estádio José de Alvalade, ou Alvalade XXI é casa para o Sporting Clube de Portugal em Lisboa. Com capacidade para cerca de 50.000 pessoas, distingue-se pelas cores que definem o próprio clube e as quais pintam alegremente a paisagem da capital.

Com uma arquitetura arrojada e moderna, é também no seu complexo que o Museu Sporting o convida a conhecer em maior detalhe a história do Sporting CP, um dos três grandes de Portugal.

 

Estádio Nacional do Jamor

Estádio do Jamor, Portugal
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Seguramente o mais histórico e emblemático estádio de Portugal, onde todos os anos é disputada a Final da Taça de Portugal com grande pompa e circunstância.

Data de 1944 e tem capacidade para 37.593 espetadores. O seu estilo de anfiteatro remete-nos para tempos passados e merece uma visita para admirar um dos últimos exemplos deste tipo de palco desportivo.

O seu complexo é completado por inúmeros espaços verdes onde pode relaxar um pouco ou praticar desporto.

 

Autódromo Internacional do Algarve

O rei das pistas de Portugal tem agora lugar em Portimão. Tendo tido no atípico ano de 2020 o coroar do seu sucesso, foi palco para a prova do Mundial de Fórmula 1 e de MotoGP nas suas desafiadoras curvas entre outubro e novembro.

A sua localização é perfeita para uma visita durante todo o ano, uma vez que Portimão e os seus arredores constam entre as mais bonitas áreas de Portugal. Quer esteja de férias no Algarve durante o verão ou deseje uma experiência de corrida quando o frio apertar, este é sem dúvida o lugar que não vai querer perder!

 

Monte Rei

O golfe encontra em Portugal as condições perfeitas para a sua prática. Apesar da sua exclusividade, campos como o de Monte Rei convidam à visita até por parte daqueles que, à partida, dizem não ser fãs da modalidade.

O campo Monte Rei Norte tem a assinatura do famoso Jack Nicklaus, considerado o melhor jogador de golfe do mundo. Com uma academia da modalidade presente, juntamente com uma oferta de restauração de topo, vale seguramente uma visita.

 

Estádio da Luz

Estádio da Luz, Portugal
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Começar a descrever “A Catedral” e o que esta representa para inúmeros portugueses é em si um desafio maior que qualquer desporto. Casa do SL Benfica, é um dos principais estádios a visitar em Lisboa. Do outro lado da estrada, um dos maiores centros comerciais da Europa, o Centro Comercial Colombo, para alternar o desporto com outras opções de entretenimento.

Com uma capacidade impressionante para 65.000 espetadores, foi inaugurado em finais de 2003, mesmo a tempo do Europeu de Futebol de 2004. Também nas suas instalações é possível visitar o Museu Cosme Damião e ficar a conhecer algumas das glórias deste icónico emblema.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comente!
Por favor introduz o teu nome